Porto Velho (RO) segunda-feira, 23 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Frentão foi o fato político que mais repercutiu nos últimos dias


Gente de OpiniãoPagamento em dia

Sob apupos dos oposicionistas Hermínio Coelho e Ivo Cassol, que afirmavam de rádio em rádio que o estado estava falido e que atrasaria os salários, o governo da Cooperação encerra 2013, pagando do décimo terceiro – que aconteceu no dia 13 - e do salário de dezembro no mês trabalhado, a partir do dia 24, terça-feira.

A crise anunciada pela oposição, de fato existiu, e foi sentida a partir dos equívocos no orçamento 2013, quando as previsões orçamentárias deram para trás. De lá para cá, o governador Confúcio Moura aplicou uma economia de guerra, economizando trocados e sacrificando os fornecedores. Nem situações emergenciais, como a do Hospital do Câncer de Barretos, foi contornada e a própria instituição padece com 3 meses de atraso.

O atual governador mostrou que mesmo com a crise, foi possível quebrar paradigmas e vai contornando vodus dos adversários, que profetizavam ainda na campanha de 2010 de que o governo do PMDB atrasaria o pagamento dos salários – prática comum em gestões peemedebistas. Com o Ibope em alta, mais tantas obras sendo inauguradas e outras previstas a partir de março, ele voltou a pensar no seu projeto de reeleição. 

Frentão foi o fato político que mais repercutiu nos últimos dias - Gente de Opinião

Frentão repercute

A formação do “Frentão”, tendo como cabeças de pontes o PSDB de Expedito Junior e os Democratas de José Bianco e com vários outros partidos aderindo – e podem entrar ainda desde o PDSC de Neodi Carlos  até o PSD de Moreira Mendes - é o fato político que mais repercutiu nos últimos dias. A formação já encorpou com a adesão do Solidariedade e do PEN outros nanicos

Frentão foi o fato político que mais repercutiu nos últimos dias - Gente de OpiniãoConfúcio do Boné

Assim como Jerônimo Santana que tinha sua bengala como símbolo e Ivo Cassol, que tem o chapéu, o governador Confúcio Moura adotou o boné. Nas mais recentes solenidades, em todas, lá estava ele com sua careca reluzente coberta pelo adereço. Aliados dizem que é um amuleto para dar sorte e que “ele fica mais novo”. Um talismã rejuvenescedor?

Gente de OpiniãoChapa completa

O PSDB vai disputar a Assembléia Legislativa com chapa completa, tendo 25 pretendentes. Sobre as reclamações dos tucanos Euclides Maciel e Jean de Oliveira que de que a chapa é a fraca, o cacique tucano Expedito Junior foi contundente. “Porque não pensaram nisto antes? Desde do início sabiam que seria chapa completa e quais seriam os candidatos”.

Frentão foi o fato político que mais repercutiu nos últimos dias - Gente de OpiniãoO arrependimento

Convencidos pelos seus advogados que logo depois que se entregasse estaria livre e solto para voltar a Assembléia Legislativa, o ex-presidente da Casa de Leis Valter Araujo além de não gozar da liberdade desejada esta pegando uma condenação atrás da outra. E tudo atrás das grades.


 

Frentão foi o fato político que mais repercutiu nos últimos dias - Gente de OpiniãoO contragolpe

Pela primeira vez, em mais de 30 anos de sua fundação, o Clube de Teatro Êxodo, que encena anualmente a peça O Homem de Nazaré, foi vitima de um golpe político da oposição. Neste momento os antigos diretores trabalham num contra-golpe para reassumir o poder. Tudo isto esta desgastando e atrasando os projetos de final de ano e de 2014.


 

Via Direta

Gente de Opinião*** O ex- frouxo Confúcio Moura mostrou todo seu preparo e conhecimento do estado no programa Rondônia em Debates, na quinta-feira, pela rede TV.  *** Os políticos já começaram a grande debandada de final de ano *** O presidente da Assembléia Legislativa Hermínio Coelho optou por viajar de carro para visitar os familiares no Nordeste.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Carlos Sperança

Lições de sobrevivência + Crise na esquerda + As alianças + Coisa de louco!

Lições de sobrevivência + Crise na esquerda + As alianças + Coisa de louco!

Lições de sobrevivênciaQuando se fala em evolução, o nome que surge de imediato é Charles Darwin. Quando o assunto é dedicação à Amazônia, é obriga

Descarbonizar a política + A era Cassol + A curiosidade + A hegemonia

Descarbonizar a política + A era Cassol + A curiosidade + A hegemonia

Descarbonizar a política O ex-ministro Joaquim Levy está surfando na pré-campanha eleitoral com uma oportuna proposta para aprimorar a agenda de de

O bem e a violência + A força do MDB + A canibalização + Disputa bem acirrada

O bem e a violência + A força do MDB + A canibalização + Disputa bem acirrada

O bem e a violênciaComo as ongs, nem todas as missões que se apresentam como religiosas têm realmente os bons propósitos assinalados em seus títulos

Bicho pequeno, grandes mistérios + As desistências + Marinha Raupp? + Mudanças climáticas

Bicho pequeno, grandes mistérios + As desistências + Marinha Raupp? + Mudanças climáticas

Bicho pequeno, grandes mistériosO biólogo Leo Lanna e o designer Lvcas Fiat, em busca de variedades do inseto louva-a-deus para o Projeto Mantis, e