Sexta-feira, 20 de dezembro de 2013 - 19h40
Pagamento em dia
Sob apupos dos oposicionistas Hermínio Coelho e Ivo Cassol, que afirmavam de rádio em rádio que o estado estava falido e que atrasaria os salários, o governo da Cooperação encerra 2013, pagando do décimo terceiro – que aconteceu no dia 13 - e do salário de dezembro no mês trabalhado, a partir do dia 24, terça-feira.
A crise anunciada pela oposição, de fato existiu, e foi sentida a partir dos equívocos no orçamento 2013, quando as previsões orçamentárias deram para trás. De lá para cá, o governador Confúcio Moura aplicou uma economia de guerra, economizando trocados e sacrificando os fornecedores. Nem situações emergenciais, como a do Hospital do Câncer de Barretos, foi contornada e a própria instituição padece com 3 meses de atraso.
O atual governador mostrou que mesmo com a crise, foi possível quebrar paradigmas e vai contornando vodus dos adversários, que profetizavam ainda na campanha de 2010 de que o governo do PMDB atrasaria o pagamento dos salários – prática comum em gestões peemedebistas. Com o Ibope em alta, mais tantas obras sendo inauguradas e outras previstas a partir de março, ele voltou a pensar no seu projeto de reeleição.
.jpg)
Frentão repercute
A formação do “Frentão”, tendo como cabeças de pontes o PSDB de Expedito Junior e os Democratas de José Bianco e com vários outros partidos aderindo – e podem entrar ainda desde o PDSC de Neodi Carlos até o PSD de Moreira Mendes - é o fato político que mais repercutiu nos últimos dias. A formação já encorpou com a adesão do Solidariedade e do PEN outros nanicos
Confúcio do Boné
Assim como Jerônimo Santana que tinha sua bengala como símbolo e Ivo Cassol, que tem o chapéu, o governador Confúcio Moura adotou o boné. Nas mais recentes solenidades, em todas, lá estava ele com sua careca reluzente coberta pelo adereço. Aliados dizem que é um amuleto para dar sorte e que “ele fica mais novo”. Um talismã rejuvenescedor?
Chapa completa
O PSDB vai disputar a Assembléia Legislativa com chapa completa, tendo 25 pretendentes. Sobre as reclamações dos tucanos Euclides Maciel e Jean de Oliveira que de que a chapa é a fraca, o cacique tucano Expedito Junior foi contundente. “Porque não pensaram nisto antes? Desde do início sabiam que seria chapa completa e quais seriam os candidatos”.
O arrependimento
Convencidos pelos seus advogados que logo depois que se entregasse estaria livre e solto para voltar a Assembléia Legislativa, o ex-presidente da Casa de Leis Valter Araujo além de não gozar da liberdade desejada esta pegando uma condenação atrás da outra. E tudo atrás das grades.
O contragolpe
Pela primeira vez, em mais de 30 anos de sua fundação, o Clube de Teatro Êxodo, que encena anualmente a peça O Homem de Nazaré, foi vitima de um golpe político da oposição. Neste momento os antigos diretores trabalham num contra-golpe para reassumir o poder. Tudo isto esta desgastando e atrasando os projetos de final de ano e de 2014.
Via Direta
*** O ex- frouxo Confúcio Moura mostrou todo seu preparo e conhecimento do estado no programa Rondônia em Debates, na quinta-feira, pela rede TV. *** Os políticos já começaram a grande debandada de final de ano *** O presidente da Assembléia Legislativa Hermínio Coelho optou por viajar de carro para visitar os familiares no Nordeste.
Terça-feira, 13 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Redutos bolsonaristas, peleja ao Senado e Ivo Cassol com esperança
Como agiria um reiReza a história que a Inglaterra foi incentivada pelo imperador Pedro II a dominar a Amazônia. O comandante da armada britânica a

Marcos Rocha está fazendo jogo de cena para acomodar seu grupo político.
Para funcionarA longamente esperada COP30 passou longe de concretizar as melhores expectativas, que seriam definir um prazo final para cessar a des

As lideranças políticas soltam balões de ensaio e pesquisas fajutas para influenciar o eleitorado
Veias abertasOs rios, para uma floresta, são como veias que irrigam um corpo. Nesse caso, o projeto que cria o Programa Rios Livres da Amazônia busc

É previsível uma renovação dos quadros da bancada da Câmara Federal em Rondônia
Mico não votaA escritora Clarice Lispector encantou seus leitores formulando frases que os fazem refletir: “Todo momento de achar é um perder-se a s
Terça-feira, 13 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)