Quarta-feira, 18 de dezembro de 2013 - 18h45
Bloco em formação
Os
Democratas de José Bianco pulam fora do barco do governo do PMDB a partir de 1º de janeiro e logo em seguida deverá ocorrer o mesmo com os indicados nas esferas governamentais pelos tucanos de Expedito Junior.
Com Bianco e Expedito articulando juntos já pintam as primeiras novidades em torno da formação de um bloco de oposição de linha conservadora contra a gestão do governador Confúcio Moura que vai pleitear a reeleição. Se vierem junto neste bloco o prefeito de Ouro Preto do Oeste Alex Testoni (PSD), mais Neodi Carlos (PSDC), então, já será um novo cenário, com uma coalizão oposicionista vitaminada.
Trata-se de um movimento em formação que nasceria com candidato ao governo, vice e postulante ao Senado, colocando em evidencia uma composição reunindo seis agremiações partidárias.
A fo
rmação deste bloco vai ser decisiva no pleito de 2014. Em primeiro lugar se transforma numa Frente de Oposição com baita capilaridade, de outro surge como uma proposta de isolamento das siglas cassolistas, já abatidas com a condenação do senador Ivo Cassol.
Os entraves
Com entraves na justiça provocados pela administração anterior, o prefeito Mauro Nazif não conseguiu alugar maquinário para fazer frente às alagações, pavimentação etc. Mas a partir de janeiro, com recursos de emendas parlamentares dos senadores Acir Gurgacz, Valdir Raupp e Ivo Cassol, mais verbas dos deputados federais devem chegar como reforços.
A cavalaria
Já é possível antever um futuro mais promissor para 2014. A chegada da cavalaria – trocando em miúdos, o apoio da bancada federal – vai ser importante para que o prefeito Mauro Nazif e o vice Dalton di Franco virarem o jogo, depois de um primeiro ano difícil, onde várias secretarias não deslancharam e a coisa correu meia boca.
PMDB unido
No PMDB, o presidente nacional Valdir Raupp anunciou que conseguiu unir o partido em torno do projeto de reeleição do governador Confúcio Moura que deve anunciar oficialmente sua definição em março. É justamente neste período que ele vai colocar todo maquinário do governo estadual para pavimentar 150 quilômetros de ruas urbanas na capital.
PT decide
Pelos lados do PT, o encontro estadual marcado para este sábado, dia 21, em Ji-Paraná, será decisivo para a aliança do partido para 2014. A legenda do Padre Tom vai decidir se aceita o convite para coligação, indicando o vice do governador Confúcio Moura, ou se vai migrar para a oposição num acordo com o PP de Ivo Cassol.
Uma incógnita
O PT atualmente é uma incógnita. De um tempo para cá, andou se aliando até com o fora da lei Valer Araujo e já não se sabe mais o que o partido quer da vida com tanta lama. Ultimamente os petistas convivem mais com as paginas policiais do que com ações comunitárias como nos idos de Odair Cordeiro e José Neumar.
Serra libera
Finalmente o ex-governador José Serra liberou o presidenciável Aécio Neves das amarras e de sua sombra. Com isto, o PSDB vai conseguir projetar melhor suas alianças para o ano que vem e conseguir fazer o herdeiro político de Tancredo Neves decolar. Em Rondônia tradicionalmente os tucanos vão bem com apoio das colônias de migrantes sulistas.
Via Direta
**
* Mais operações da Polícia Federal: a coisa esta virando rotina *** Valter Araujo e Beto Baba foram mantidos presos pela justiça *** Extra! Os laranjas e fantasmas voltaram. Teve fogo amigo e a lista dos 10 tá correndo solta *** Esse pessoal não aprende mesmo, os “homes” já estão com a lista...
O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026
O Brasil mudouUm dos brasileiros mais respeitados em todo o mundo, o cacique Raoni disse em entrevista à imprensa internacional que vai pedir ao pr
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história
Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios
O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us