Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A janela partidária, as composições e muitos ex-prefeitos nas eleições 2026


A janela partidária, as composições e muitos ex-prefeitos nas eleições 2026 - Gente de Opinião

Nem peixe, nem boi

O entrelaçamento amplo de condições especificas da região com a extensão da Amazônia deu origem a uma biodiversidade única na Terra. Há plantas e animais amazônicos também comuns a outras florestas, mas o foco das preocupações dos especialistas em clima e meio ambiente está nas espécies já conhecidas que só existem na Amazônia e estão postas no mapa das ameaças caso a destruição da floresta prossiga indefinidamente.

O caso mais conhecido e exemplar é o do lendário boto-cor-de-rosa, que se de fato vier a desaparecer vai tirar um dos grandes encantos da Amazônia. Também sob risco estão a ariranha e o macaco-aranha-de-cara-branca, mas é preciso chamar a atenção sobretudo para o peixe-boi-da-amazônia, que traz a floresta em seu próprio nome, tal a especificidade do animal.

Apesar do nome científico Trichechus inunguis, seu nome popular identifica o ambiente único em que ele vive. Mesmo para quem o conhece por manati ou manatim, traz sempre a indicação de ser único e próprio da Amazônia. Alvo da caça ilegal, ser tão especial é uma das causas da ameaça de sua extinção. Embora o emaranhamento em redes de pesca possa ser um perigo, a poluição tende a causar mais danos e perda de população a longo prazo.

O desaparecimento do Trichechus inunguis privaria a Amazônia de um animal único, até porque ele não é de fato um peixe e muito menos boi. O que ele realmente é, é ser amazônico.

....................................................................................................

A janela partidária

Passadas as festividades momescas, as eleições 2026 entram em pauta, começando com a janela partidária aberta em março favorecendo uma troca-troca de partidos sem as punições vigentes na legislação eleitoral. As mudanças decorrem da formação de novos agrupamentos políticos, de acomodações dos atuais deputados estaduais e federais que buscam a reeleição. São muitas as cogitações, mas até agora poucas confirmadas, como a saída do deputado federal Lucio Mosquini, do MDB. Também é considerada a troca de partido pelo federal Fernando Máximo, eleito pelo União Brasil que está caminho do PL.

As composições

Diante das intenções de vários deputados federais disputar outros cargos eletivos a renovação da nossa bancada federal e do desgaste dos atuais congressistas deverá ser expressiva nas eleições 2026. Tudo começa com os parlamentares Fernando Máximo (a caminho do PL) e Silvia Cristina (PP) projetando candidaturas ao Senado. Segue com mandatos pouco efetivos, como o de Rafael Fera (Podemos-Ariquemes) e de extremista bizarro, como o praticado pelo coronel Chrisostomo. E também é considerada a força dos predadores da capital ameaçando a reeleição da deputada Cristiane Lopes (União Brasil).

Muitos ex-prefeitos

As eleições 2026 também marcam a volta as lides politicas disputando cargos de deputados estaduais e federais de ex-prefeitos que já foram bons de votos. Me refiro a Carlos Magno, ex-prefeito de Ouro Preto do Oeste que recém assumiu o comando do Solidariedade no estado. São os casos também de Jesualdo Pires e Isaú Fonseca, ex-prefeitos de Ji-Paraná. Ex-deputados estaduais e federais também estão de volta para um recomeço nas urnas. Desde Natan Donadon ( Vilhena )  a Anselmo de Jesus (Ji-Paraná) ambos para a Câmara dos Deputados. Só na Bença e Zequinha Araújo para Assembleia Legislativa.

Poder goiano

Impressiona desde as primeiras eleições em Rondônia, efetivadas em 1982 a influência dos políticos goianos em nosso estado. Ainda nesta eleição, seriam eleitos dois deputados federais, casos de Olavo Pires (nascido em Catalão) e Assis Canuto (Itumbiara). No mesmo pleito seriam eleitos a deputados estaduais João Dias Vieira (Itumbiara) e JÔ Sato em Itacojá, hoje pertencente ao estado de Tocantins. Em 1986, os goianos emplacaram Jeronimo Santana governador (Jatai) Olavo Pires (Catalão) ao Senado. Em 1990 o goiano Assis Canuto eleito vice-governador, Nobel Moura (Divinópolis) a deputado federal e Darci Kischner a estadual, oriundo de Bela Vista de Goiás.

Nos dias de hoje

Lembrando que o vereador, deputado federal e prefeito de Porto Velho José Guedes também é goiano e que nos dias de hoje temos no cenário de disputa ao Senado ou ao governo de Rondônia o deputado federal Fernando Máximo, seguindo a mesma trilha vitoriosa dos políticos goianos, sempre carismáticos. Do guerrilheiro do MR- 8 Jeronimo Santana, na esquerda, a Fernando Máximo a direita, os políticos goianos fazem história. Confúcio Moura, por exemplo, foi deputado federal, prefeito de Ariquemes e governador duas vezes e cumpre mandato atualmente de senador, sendo a figura goiana mais expressiva nos dias de hoje.

Via Direta

*** Começaram os anúncios de mudanças de partidos tendo em vista a eleição a Assembleia Legislativa que sereão efetivadas a partir de março com a janela partidária. O deputado Marcelo Cruz, ex-presidente da Casa de Leis, está de mudança para o Avante de Jair Montes *** Tudo indica que o ex-governador Ivo Cassol (PP) estaria embarcando na candidatura ao Palácio Rio Madeira do prefeito de Cacoal Adailton Fúria. A mana Jaqueline já aderiu ao cacoalense *** O ex-deputado federal Anselmo de Jesus (Ji-Paraná) lidera a nominata do PT para a peleja da Câmara dos Deputados. Outros nomes estão sendo selecionados, incluindo a ex-senadora Fatima Cleide (Porto Velho).

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Em desvantagem, a BR paralela e a campanha ao governo estadual começa com polarização

Em desvantagem, a BR paralela e a campanha ao governo estadual começa com polarização

Bicho abençoado Como não há limites para a investigação científica – se houvesse, os rígidos princípios religiosos do passado teriam queimado em f

Sergio Gonçalves confirmou a disposição de disputar o governo estadual

Sergio Gonçalves confirmou a disposição de disputar o governo estadual

Políticos e lagartasA diplomacia e as Forças Armadas do Brasil têm entre seus méritos maiores manter a paz por todos os meios, sobretudo pela não i

Haverá uma grande renovação dos quadros da Assembleia Legislativa em 2026

Haverá uma grande renovação dos quadros da Assembleia Legislativa em 2026

Ação trumpeana“Mundo, estranho mundo”, dizia Carlos Drummond de Andrade. Quando o povo da Groelândia se sente ofendido pela exigência do presidente

A estimativa da direita em Rondônia é de fazer a barba, cabelo e bigode

A estimativa da direita em Rondônia é de fazer a barba, cabelo e bigode

Deserto verdejanteDepois de meio século advertindo para o aquecimento global e as consequências terríveis do desmatamento na Amazônia, seria terrív

Gente de Opinião Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)