Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Caos no sistema


Caos no sistema

Em situação caótica, o sistema penitenciário brasileiro tem um retrospecto de matanças nos presídios que estão mais abarrotados do que nunca, principalmente de traficantes, como é o caso de Rondônia, Acre e Amazonas, pólos de exportação de cocaína para outros estados e até para o exterior.Gente de Opinião

No ranking de matança de presos nos estabelecimentos penais, Rondônia comparece em segundo lugar com o Complexo Urso Branco, com 25 mortos – vários decapitados – em 2002. O líder de matanças no sistema prisional brasileiro é o de Pedrinhas, no Maranhão com 60 mortes, e na terceira colocação temos Alcaçuz, no Rio Grande do Norte, com 20 detentos assassinados pelos colegas.

A falta de vagas nos presídios, entulhados como latas de sardinha, causa estresse, desconforto e revolta nos apenados. Em Rondônia, estado que tem mais presos do que os vizinhos estados do Acre, Amazonas e Roraima juntos, existe pelo um déficit de quase 2 mil vagas. Com esta situação a ressocialização fica extremamente difícil, já que as penitenciárias na verdade são verdadeiras fabricas de criminosos, onde se mistura o ladrão de galinhas com o traficante, o assaltante ao devedor de pensão de alimentícia.

Um coquetel explosivo. Onde vamos parar?


Em dois tempos

Caos no sistema - Gente de Opinião

Tivemos a presidenta Dilma Roussef em dois tempos ontem. Primeiro no desembarque na Base Aérea em Porto Velho seguindo na visita as usinas, e ao meio dia sua estréia no horário gratuito, posando como uma afável dona de casa. Recepcionada pelo governador Confúcio Moura e lideranças locais, Dilma fez rápidas tomadas para programas eleitorais futuros, deu canseira na imprensa e a tarde se mandou.

Caos no sistema - Gente de Opinião


 



 

Caos no sistema - Gente de OpiniãoCentral de boatos

Com o deferimento definitivo da sua candidatura a reeleição, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) desfez de uma vez os boatos dando conta que sua postulação tinha ido por terra. Aliás, Acir foi prejudicado na primeira pesquisa do IBOPE com a boataria dos sites de fofocas, dando conta que ele não seria candidato, mesmo assim manteve a ponteira nos principais colégios eleitorais do estado. 



 

Gente de OpiniãoAs manifestações

Nos bastidores, universitários, professores e jovens ativistas prometem manifestações contra os políticos fichas sujas, os propineiros, os cocaineiros e os pilantrópicos que infestam a campanha deste ano. O Movimento Nacional pelo Voto Nulo já aderiu e reforça o movimento, assim como estudantes do segundo grau que pleiteiam a liberação do passe livre, conforme a proposta do falecido presidenciável Eduardo Campos.



 

As compensações

Caos no sistema - Gente de Opinião

Caos no sistema - Gente de Opinião

Ao contrário de Rondônia onde os políticos e empresários pensaram primeiramente no próprio bolso, se acertando com as usinas e deixando as cobranças das compensações e a defesa da infra-estrutura de lado, em Altamira, no Pará, aonde se ergue a Usina de Belo Monte, padres, políticos, empresários e ONGs se uniram para cobrar os benefícios da União e as coisas já estão acontecendo. As tubulações de água, a pavimentação, tudo esta em andamento.

Caos no sistema - Gente de Opinião
Compensações de Belo Monte em Altamira - Pará

Caos no sistema - Gente de Opinião
Compensações de Belo Monte em Altamira - Pará




Papo reto

Caos no sistema - Gente de Opinião

Esta historia dos poderosos grupos que controlam as  usinas se acertar com os políticos para que eles facilitem as coisas no governo do estado e na Assembléia Legislativa tem que acabar. Doravante as usinas deveriam se instalar só depois de todas as compensações, da infra-estrutura de água e esgoto entrarem em operação, porque depois, ninguém cumpre patavina.


 

Caos no sistema - Gente de OpiniãoVia Direta

*** Antigos secretários do ex-governador Jerônimo Santana devem participar das festividades do seu aniversário de 80 anos em Brasília em outubro *** Entre eles José Albuquerque (Educação), Confúcio Moura (Saúde), Valdir Raupp (DER), entre outros *** A possibilidade de um novo despejo na região do Lagoinha esta causando tensão social. Tem gente se armado até de peixeira para resistir.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs Donadon, Amorim e dos Muletas se preparam para mais uma eleição

Os clãs Donadon, Amorim e dos Muletas se preparam para mais uma eleição

Dinheiro acalma Padre Antônio Vieira, em famoso sermão, dizia que o dinheiro “é o nervo dos exércitos e das repúblicas”. O presidente francês, Emma

Porto Velho tem a possibilidade de eleger pela primeira vez uma mulher no Paço Municipal

Porto Velho tem a possibilidade de eleger pela primeira vez uma mulher no Paço Municipal

O custo de morarO jornal britânico The Economist, uma das publicações mais respeitáveis do mundo, fez um forte alerta sobre a piora do clima causad

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)