Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

5G em fogo alto + Eleições 2022 + Declínio dos clãs + Asas crescidas


5G em fogo alto + Eleições 2022 + Declínio dos clãs + Asas crescidas - Gente de Opinião

5G em fogo alto

Para o positivista Comte, “os vivos são sempre, e cada vez mais, governados pelos mortos”. Na atualidade brasileira, vivos são os que escapam de frituras e queimas de arquivo. Depois do safanão que o ministro das Comunicações, Fábio Faria, deu no vice-presidente Hamilton Mourão sobre a tecnologia 5G, obviamente atendendo a uma recomendação do chefe, é difícil sentir o que de fato acontece nos meandros da política nacional.

Ainda não há como saber se Mourão, que preside o Conselho da Amazônia sob fogo cerrado interno e externo, sofre uma fritura, é queimado em fogueira para virar cinzas ou apenas é chamuscado por interesses eleitorais de Brasília, que o pretendem escanteado de vez de chegar à Presidência do Brasil, ou de quem o quer fora do governo gaúcho em 2022.

Faria, sempre tão suave e conciliador, não seria tão ríspido sem autorização superior, considerando que Mourão pode eventualmente substituir o presidente da República em suas ausências ou impedimento e se livrar do ministro no futuro.

Ao declarar que ele (ministro) e o presidente Jair Bolsonaro é que vão decidir a posição do Brasil frente à tecnologia 5G, desautorizando as declarações de Mourão sobre o fato óbvio de que descartar a participação da chinesa Huawei custará caro, fica saliente que Mourão pode não estar em fritura nem na fogueira, mas está no mínimo com uma batata quente nas mãos.

.........................................................................

Eleições 2022

Os prováveis candidatos ao CPA em 2022 devem delinear já em 2021 seus candidatos ao Senado para a peleja. O prefeito de Porto Velho Hildon Chaves (PSDB) possivelmente virá escalado com Expedito Junior (PSDB) ao Senado; Leo Moraes, umbilicalmente ligado ao ex-governador Ivo, com Jaqueline Cassol. O atual governador Marcos Rocha, Lucio Mosquini (MDB) e Marcos Rogério (DEM) ainda vão prospectar nomes. O candidato ao Senado de Rocha, provavelmente virá de Ji-Paraná,  os de Marcos Rogério e Mosquini, da capital.

Dificuldades

Neste possível cenário de 2022 o candidato Hildon Chaves largaria com problemas para vencer no interior e a companhia de Expedito Junior ao senado na capital seria um tanto indigesta. Mas tratando-se do interior onde está concentrado o obstáculo para o alcaide tucano, Expedito é o bicho e vai ajudar muito. O governador Rocha, Mosquini e Marcos Rogério, com dificuldades na aceitação popular na capital, vão precisar escolher bem suas dobradinhas ao Senado para melhorar o desempenho em Porto Velho.

Declínio dos clãs

Alguns clãs políticos regionais de Rondônia começam a entrar em declínio depois de três décadas reinando no estado. Na região de Jaru, o clã dos Muletas perdeu a eleição a prefeitura para Joãozinho Gonçalves (MDB), em Vilhena o clã Donadon foi derrotado por Eduardo Japonês (PV), no Vale do Jamari o clã Amorim perdeu a última prefeitura que dominava, em Alto Paraiso. Mas o caudilho Ernandes Amorim, o patriarca da família segue na ativa.

Novos clãs

Ao mesmo tempo em que as antigas famílias políticas vão perdendo terreno no estado, novas dinastias vão se formando. Em Ariquemes, o clã Redano, com um deputado estadual e uma prefeita. Em Porto Velho, o clã Carvalho, com uma deputada federal, Mariana, e um vereador eleito vice-prefeito da capital, Mauricio. Ambos são filhos do patriarca Aparício Carvalho, que já foi vereador, deputado federal e vice-governador do estado na gestão Valdir Raupp.

   Asas crescidas

Dos oito deputados federais da bancada rondoniense, pelo menos cinco estão com asas crescidas e pensando só naquilo, o posto ao senado em disputa e no CPA do convalescente Marcos Rocha. São eles, Lucio Mosquini, provável candidato ao governo pelo MDB; Leo Moraes provável pretendente ao governo do Podemos, sendo que Jaqueline Cassol (PP), Mauro Nazif (PSB) e Mariana Carvalho (PSDB) com os olhos voltados a uma cadeira ao Senado.

Via Direta

*** Verdadeiros predadores de deputados estaduais, os vereadores eleitos em Porto Velho com boa votação já pensam na próxima disputa em 2020, para a ALE-RO *** Em cada legislatura a Câmara da capital emplaca pelo menos três representantes na Casa de leis estadual *** De volta ao horário nobre do radialismo, Leo Ladeia retorna aos microfones da Rádio Rondônia. É o veterano rei da latinha que escapou dos braços do covid *** Outro comunicador recuperado do coronavirus é Sergio Pires voltando as atividades em rádio, sites e televisão *** Já, nosso editor Solano Ferreira está em férias se dedicando a sua fazenda nos arredores de Porto Velho *** O decano Chagas, também pastor, assumiu seu posto em parceria com o notívago Joel “Alcolumbre”.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios

A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios

Vergonha mundialDesde fins de 2023, quando foi definida a realização da COP30 em Belém, há vozes pessimistas afirmando que o Brasil vai passar verg

Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho

Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho

A carne e o coiceA ex-presidente Dilma Rousseff recebeu uma chuva de críticas pela distorção de um comentário que ela fez em favor do aproveitament

Está em curso a formação do clã político mais poderoso de Rondônia

Está em curso a formação do clã político mais poderoso de Rondônia

Algo vai sobrarHá no mínimo três tipos de ambientalistas apresentando suas visões da realidade e do futuro da Amazônia: os pessimistas, os muito pe

O clã dos Carvalhos colocou de joelhos a administração estadual do governador Marcos Rocha

O clã dos Carvalhos colocou de joelhos a administração estadual do governador Marcos Rocha

Lição da naturezaO “nacionalismo” do slogan MAGA (Make America Great Again), aplicado pelo presidente Donald Trump, tem a crueldade da força bruta,

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)