Terça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho


Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho - Gente de Opinião

A carne e o coice

A ex-presidente Dilma Rousseff recebeu uma chuva de críticas pela distorção de um comentário que ela fez em favor do aproveitamento da energia eólica. Ela não chegou a falar em exportação de água, mas se é verdade que não se pode estocar vento, também é verdade que o Brasil exporta muita água na forma de carne bovina – estima-se que para cada quilo de carne produzida haja o consumo de 7.000 litros de água.

Essa água virtual – parte da nem sempre compreendida pegada hídrica – deve ser considerada uma das riquezas brasileiras que leva benefícios ao exterior. Se o trêfego presidente Donald Trump tivesse consciência disso provavelmente não incluiria a carne bovina brasileira no rol de itens pisoteados com suas pesadas tarifas. Tarifar o Brasil é uma crueldade, principalmente quando se considera que o país sempre foi perseguido pelos EUA e nunca deixou de fazer parte de sua área de influência. Até o pragmatismo de nossa diplomacia se deve a esse fato.

A questão é se as tarifas vão realmente afastar os consumidores da carne, o que muitos ambientalistas considerariam um benefício à saúde, considerando que o consumo principal de produtos animais também tem uma “pegada” em doenças. O mais provável é que o consumo da carne se reorganizará na acomodação do mercado e Trump receba de volta ao coice que deu no Brasil a resposta de que o Sul não é o quintal das grandes potências.

........................................................................................................

Falsos moralistas

Se os caros aldeões rondonienses acreditarem no que dizem o ex-governador Ivo Cassol (PP) do senador Jaime Bagatoli (PL) e vice-versa, ambos são uns miseráveis covardes e falsos moralistas. A briga deles escalou e depois de Bagatolli ter sido criticado numa entrevista de rádio pelo ex-governador. Aí Bagatolli foi as mídias sociais para desancar o desafeto. Ambos são lideranças conservadoras e desde já pelo visto, Ivo Cassol não terá apoio do senador Bagatolli na sua empreitada para conquistar o Palácio Rio Madeira, sede do governo estadual. São os conservadores e bolsonaristas rachados até o talo para as eleições do ano que vem.

Da conveniência

Não é da conveniência do ex-governador Ivo Cassol (PP) que ainda não se livrou das amarras da inelegibilidade ficar caçando encrenca com o senador Jaime Bagattoli. Por enquanto o jogo de Ivo seria se manter calado, se fazer de gato morto. Lembro ao ex-governador que quando existe favoritismo de um candidato ao governo estadual todos adversários se unem para conspirar contra ele e geralmente os inimigos se unindo causam sérios estragos. Não é da conveniência de nenhum concorrente que Cassol dispute o CPA. Portanto, prudência e caldo de galinha.

Como búfalos

Como búfalos trocando cabeçadas no Vale do Guaporé, os políticos começam a pré-jornada para as eleições do ano que vem levando a público suas diferenças. Numa típica campanha rondoniense as coisas acontecem assim, fazendo inveja aos macacos aranha que atiram fezes nuns nos outros durante refregas na selva. Os linguarudos vão aparecendo, o mais contundente na capital é o vereador Combate, no interior o poderoso Ivo Cassol. Na capital, na campanha avançando, Sofia Andrade e sua língua comprida também será destacada. É apenas a largada, torcida brasileira!

Barbas de molho

Sempre que ocorrem fugas, como ocorreu no final de semana em Cruzeiro do Sul (AC), Porto Velho já fica de barbas de molho. Tem sido constatado que presos que fogem de Ariquemes, Ji-Paraná e Vilhena, além de presidiários fugitivos acreanos e amazonenses, buscam acolhimento das facções criminosas na capital rondoniense, causando trabalhos extras para as Polícias Civil e Militar para prender tantos meliantes. Por falar na segurança pública rondoniense, já não bastava o enfrentamento com as facções criminosas locais. Agora temos na área os perigosos piratas do Madeira tomando conta dos garimpos clandestinos.

Ufa! Que alívio!

O ex-prefeito de Jaru Joãozinho Gonçalves anunciou a desistência de disputar uma cadeira ao Senado ou a Câmara dos Deputados. Com o maior índice de aprovação dos prefeitos do interior na legislatura anterior, Joãozinho seria osso duro de roer na Bacia Leiteira de Jaru e Ouro Preto do Oeste. Sem ele no páreo o caminho para a reeleição do atual deputado federal Lucio Mosquini (MDB) ficou de boa. Pelo que se soube, Joãozinho resolveu ficar ao lado do pai, João Gonçalves, o poderoso capo do Grupo Irmãos Gonçalves, para administrar as empresas da família que englobam, mais de 20 supermercados, frigoríficos e demais atividades no estado.

Via Direta

*** O vereador Adalton lidera na Câmara de Vereadores de Porto Velho a luta pela emancipação dos principais distritos do município. Ele foi eleito com votação majoritária em União Bandeirantes *** Por se tratar de um distrito maior do que pelo menos dez municípios em Rondônia, Bandeirantes já deveria ser tratado pelo governo estadual como um município devido a sua densidade demográfica e arrecadação aos cofres públicos com seu pujante agronegócio *** Por iniciativa do senador Jaime Bagatolli (PL-RO), o ex-vice-governador, ex-prefeito de Ji-Paraná e ex-deputado federal Assis Canuto será homenageado no Senado da República em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao antigo território e ao estado de Rondônia.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Está em curso a formação do clã político mais poderoso de Rondônia

Está em curso a formação do clã político mais poderoso de Rondônia

Algo vai sobrarHá no mínimo três tipos de ambientalistas apresentando suas visões da realidade e do futuro da Amazônia: os pessimistas, os muito pe

O clã dos Carvalhos colocou de joelhos a administração estadual do governador Marcos Rocha

O clã dos Carvalhos colocou de joelhos a administração estadual do governador Marcos Rocha

Lição da naturezaO “nacionalismo” do slogan MAGA (Make America Great Again), aplicado pelo presidente Donald Trump, tem a crueldade da força bruta,

Hildon Chaves vai interiorizando sua candidatura ao governo de Rondônia

Hildon Chaves vai interiorizando sua candidatura ao governo de Rondônia

Yes, nós temos terras rarasManipuladas por robôs e interesses particulares, as bolhas político-eleitorais passaram a ideia de que o tarifaço impost

Liberados pela justiça e livres das amarras da inelegibilidade, Cassol e Gurgacz entram para valer nas eleições 2026

Liberados pela justiça e livres das amarras da inelegibilidade, Cassol e Gurgacz entram para valer nas eleições 2026

Recursos para agirÀ medida que se aproxima a realização da COP30, marcada para novembro, há duas expectativas principais se avolumando nos bastidor

Gente de Opinião Terça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)