Sábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Semtran convoca população para audiência



Participaram representantes das secretarias municipais, da sociedade civil e demais autoridades envolvidas no desenvolvimento do Pmob. O secretário municipal de Trânsito e Transportes, Itamar Ferreira, abriu a audiência falando da importância do Plano para acompanhar o crescimento da cidade. “Uma ação planejada, torna mais eficaz o resultado. E com o plano em ação poderemos acompanhar a expansão da cidade de forma organizada. Todos os dias surgem novos empreendimentos e ruas que, antes eram pouco movimentadas, tornam-se agitadas. São carros, motocicletas, ciclistas e pedestres disputando o mesmo espaço, o que é preciso ser mais organizado, para que todos tenham vez e o trânsito se torne menos perigoso”, disse o secretário.

Itamar acrescentou ainda que a educação no trânsito também faz parte do plano de mobilidade urbana. “É preciso educar os condutores, orientá-los sobre a importância de obedecer à sinalização, as normas do estacionamento, os corredores dos ônibus e etc. Pois o que acontece em muitos casos diariamente é que um condutor acha que se estacionar na vaga de um taxi, porque vai entrar numa loja rapidamente, não vai atrapalhar o trânsito, ou que se estacionar a moto, numa vaga de carro, não vai afetar ninguém e mais que se passar o sinal amarelo não poderá causar um acidente. Em contrapartida temos que investir em sinalização, melhorar as calçadas, a acessibilidade, as ruas. E este plano é justamente para discutir estes ajustes, pois não é só um planejamento para o trânsito apenas de carros, mas para as pessoas em geral. É preciso pensar em ciclovias, faixas, semáforos, nas vias, na fluidez do transito e nas pessoas com mobilidade reduzida”, disse Itamar.

Ele destaca que o diagnóstico indicará também parâmetros e soluções para um transporte público eficiente, com o levantamento do número de linhas necessárias e se os ônibus em circulação atendem a população, entre outros aspectos importantes para a revitalização do sistema de ônibus urbanos em Porto Velho. “ Este trabalho é importante porque montará uma base de dados não apenas para a atual administração, mas também para os governos futuros, que poderão usá-la para definir políticas públicas e investimentos em trânsito e transporte”, comentou.
Participaram ainda da audiência representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Dnit, Companhia de Trânsito, Engenharia de Tráfego da Semtran e da Via Urbana, empresa contratada pela concessionária Santo Antônio para desenvolver o Pmob.

Participação da População

O secretário Itamar ressaltou que a participação da população nesta etapa do desenvolvimento do Pmob é fundamental. “É necessário que a população participe destas audiências e que colabore para um plano eficaz, cada um pode dar sugestões para que desenvolvamos um planejamento urbano e viário eficaz. Assim a cidade e a população passam pelas transformações sem muitos transtornos. Quem está diariamente nas ruas, quem depende de coletivos, quem utiliza vias movimentadas, quem quer melhoria no trânsito, deve estar junto na elaboração do Pmob”, disse o secretário.

Saúde no Trânsito

Régia Martins, representante da secretaria municipal de Saúde, também participou da mesa de discursos e destacou que a prefeitura, através da Semusa vem trabalhando desde o ano passado com campanhas de conscientização junto aos condutores de veículos e pedestres. “Hoje o trânsito é a segunda causa de mortes violentas no país. É preciso lutar contras os índices alarmantes. É um problema social grave que lota nossas unidades de saúde e que poderiam estar atendendo outras necessidades, se houvesse maior conscientização. Os poderes públicos precisam investir na infraestrutura, e nós precisamos fazer também a nossa parte. Como obedecer as regras do trânsito, entender e se acostumar com a condição que temos hoje de cidade grande, não dirigir alcoolizado, nem em alta velocidade”, destacou.

Audiências

A próxima audiência acontecerá quarta-feira (02/03), na Câmara Municipal; e a terceira, na quinta (03/03), no Tribunal de Contas. A entrada é livre. Os debates estão divididos em seis módulos com os temas: Cadastro Urbano, Plano do Sistema Viário, Gestão do Sistema Viário, Serviços de Transporte Público, Plano Hidroviário do Município de Porto Velho e Proposta de Reorganização Institucional para o Órgão Gestor.

Fonte : Meiry Santos
 

Gente de OpiniãoSábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo

Gente de Opinião Sábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)