Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011 - 11h37
A prefeitura de Porto Velho, através da equipe do departamento de Agroindústria Familiar, da secretaria municipal de Agricultura (Semagric), iniciou esta semana a agenda de visita às comunidades do Baixo Madeira, que irão receber equipamentos de agroindústria familiar. No último dia 21/02, foram realizadas diversas reuniões com as Associações e com a administração do distrito de São Carlos. Estiveram presentes representantes de três associações: a associação das comunidades pesqueiras e extrativistas de São Carlos, associação de Mulheres do distrito de São Carlos, associação dos Amigos e Moradores do distrito de São Carlos.
Segundo o secretário da Semagric, José Wildes, que propôs a agenda, os distritos e localidades que irão receber as agroindústrias serão: São Carlos, Calama, Curicacas, Lago do Cuniã e Demarcação. “Nossas equipes estão visitando estas localidades com o objetivo de ouvir os moradores sobre as necessidades da aquisição dos equipamentos, além de fazer o trabalho de conscientização da importância da organização da comunidade para administrar os equipamentos, no intuito de beneficiá-los”, disse José Wildes.
Ainda de acordo com o secretário, a Semagric está dispondo de todos os recursos possíveis para que as associações possam receber as agroindústrias, inclusive disponibilizando materiais para construção do barracão, para aquelas que não têm condições de adquiri-los. “Mas se não houver a união da comunidade junto às administrações ou associações, fica impossível produzir mesmo com todos os recursos disponibilizados pelo poder público”, reforçou.
Com o intuito de entregar os equipamentos para as agroindústrias, a Semagric tem articulado junto à Eletrobrás o ajuste na rede elétrica das localidades, para que os equipamentos possam ser ligados e funcionarem. A exemplo dos equipamentos de agroindústria para beneficiamento do babaçu na Linha 5, Joana Darc, que já está funcionando na região e Agroindústria de Farinha no distrito de Terra Caída, que já está sendo articulado com a Eletrobrás.
Fortalecimento
De acordo com o secretário Wildes, as agroindústrias proporcionam aos agricultores agregação de valor aos seus produtos, oportunidades de mercado e geração de novos empregos no meio rural. “Investindo nas agroindústrias estamos elevando a renda do agricultor, e contribuindo assim com a diminuição do êxodo rural”, disse.
Desde que assumiu a secretaria, José Wildes, realizou a entrega de vinte seis agroindústrias. “Este ano já temos a previsão da entrega de mais dezoito. Isto confirma o trabalho sério e comprometido da prefeitura de Porto Velho com o homem do campo e a importância que o prefeito Roberto Sobrinho dá à agricultura familiar.
Fonte: Meiry Santos
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1094/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 3.
Parlamento estadual aprova mudanças na lei de alfabetização em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1073/2025, que altera pontos da Lei 5.735/2024, responsável por orientar as ações de alfabetizaçã
Assembleia aprova R$ 2,9 milhões para ampliar Programa Crescendo Bem
Nesta semana, os parlamentares da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 1076/2025, que autoriza a a
Na tarde desta quarta-feira, 24 de setembro, a Câmara Municipal de Porto Velho prestou uma homenagem ao diretor-presidente do Grupo Educacional Apar