Sábado, 7 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

OAB quer ampliar debate sobre a preservação da Amazônia



No momento em que o Congresso Nacional se prepara para votar a proposta no novo Código Florestal, assegurando o desenvolvimento sustentável sem a degradação de grandes áreas verdes, a Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil volta a promover debates sobre a preservação da Amazônia.

Para promover debates sobre o tema entre a sociedade e os poderes constituídos, nas esferas federal, estadual e municipal, a Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RO) iniciou pesquisa jurídica sobre a questão e estuda a criação de painéis para abrir discussões no Estado.

O objetivo, segundo informa o presidente da Seccional, Hélio Vieira, é fazer com que a sociedade entenda os processos que tratam da internacionalização e possa cobrar, do Governo, ações que impeçam a biopirataria e a invasão estrangeira. O conselheiro José Lopes de Castro, designado para coordenar os estudos feitos pela OAB Rondônia, garante que o assunto não deve ser confundido com xenofobia. “Os discursos não têm conotação xenofóbica, mas de valorização à pesquisa feita por brasileiros, já que a Amazônia é uma região muito rica e ocupa 61% do território nacional”.

Para Lopes de Castro, a internacionalização da Amazônia deve ser pensada de um ponto de vista diferente. “A internacionalização tem que ser feita pelo fomento à pesquisa. O capital estrangeiro deveria ser investido na fixação de doutores e pesquisadores na região amazônica. A universalização é positiva sim, mas quando se respeita direito a propriedade. O que tem acontecido é o saqueamento dos recursos naturais”.

Após a realização de simpósios, painéis e palestras sobre o assunto, a Seccional encaminhará documento à OAB nacional para que os debates sejam realizados em todas as seccionais. “Só a mobilização vai fazer com que o Brasil desperte para essa questão, que é tão importante e necessária”, explica Lopes de Castro.

O tema tem ganhado repercussão em outros Estados da Região Norte. Em janeiro, durante visita a Manaus/AM, o ministro da Ciência e Tecnologia, Aluízio Mercadante, garantiu que o Governo Federal criará condições para fixar pesquisadores na região Amazônica. A primeira medida a ser adotada pelo Governo, segundo Mercadante, será a instalação de um escritório do Instituto Nacional de Propriedades Intelectual (Inpi) para dá celeridade aos processos de patentes.

Fonte: Ascom / OAB-RO
 

Gente de OpiniãoSábado, 7 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ribeiro solicita prorrogação do concurso da Polícia Civil de Rondônia

Deputado Ribeiro solicita prorrogação do concurso da Polícia Civil de Rondônia

O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD), vice-líder do governo na Assembleia Legislativa de Rondônia, apresentou indicação parlamentar ao Govern

Deputado Alex Redano solicita implantação do Programa Rondônia Cidadã em Mirante da Serra

Deputado Alex Redano solicita implantação do Programa Rondônia Cidadã em Mirante da Serra

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo e à Secretaria de E

O vereador Márcio Freitas indicou condecoração aos agentes que participaram da maior apreensão de drogas da história no estado

O vereador Márcio Freitas indicou condecoração aos agentes que participaram da maior apreensão de drogas da história no estado

A Câmara Municipal de Ji-Paraná concedeu Moção de Aplausos aos servidores da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e aos militares do Corpo de Bombeiros,

Deputada Cristiane Lopes entrega voadeiras à prefeitura para atender as comunidades do Baixo Madeira

Deputada Cristiane Lopes entrega voadeiras à prefeitura para atender as comunidades do Baixo Madeira

Com o objetivo de garantir acesso rápido e digno aos serviços de saúde nas regiões mais isoladas de Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes

Gente de Opinião Sábado, 7 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)