Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

'É pouco para que o povo merece', diz Ellis sobre Jacy



Alunos fora da sala de aula, ruas em péssimas condições, índice de crime crescendo e vários outros problemas foram enumerados pela vereadora Ellis Regina (PC do B), durante a sessão itinerante realizada, na tarde de segunda-feira, no distrito de Jacy-Paraná. Segundo a vereadora, os que está sendo feito com o recurso da compensação das Usinas é considerado “pouco para que o povo merece, ou seja, é preciso haver mais investimentos no local e dar melhor condições de vida e segurança aos moradores”.

Segundo ressalta a vereadora, a pequena cidade de Jacy-Paraná está jogada ao lixo, sendo necessárias medidas de máxima urgência nas áreas de saúde, educação, segurança e infraestrutura. “É interessante que a Câmara, Tribunal de Contas, Ministério Público tenham mais informações sobre valores da compensação das Usinas. Estamos vendo placas informando que tal obra está sendo executada com recurso das compensações, mas não temos informações desses valores”, destacou a vereadora ressaltando, inclusive, haver a necessidade de transparência.

A revolta da vereadora ganha força com o atual cenário que se encontra Jacy-Paraná. A cidade teve um crescimento populacional assustador – resultado das obras das usinas de Santo Antônio e Jirau – e, consequentemente, segundo ela, esse crescimento desordenado trouxe vários problemas à comunidade. Problemas como tráfico de droga e prostituição foram também levantados pela vereadora. “Jacy vive um descaso total e nos vereadores não podemos nos eximir de culpa pelo que esta acontecendo. Esta sessão não tem o foco de apenas discutir os problemas que todos já conhecem, mas traçar metas para se buscar soluções. Vamos cobrar do Poder Público e verificarmos sobre as compensações para o distrito. Volto a ressaltar, esse povo merece muito mais e não viver nesse descaso”, disse Ellis.

JOÃO BOSCO

O vereador João Bosco (PV) disse em seu pronunciamento que vai propor a assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta entre Município, Estado e União para exigir que as compensações ambientais da construção das usinas de Jirau e Santo Antônio sejam efetivamente aplicadas no distrito.
Segundo o vereador, as usinas estão gastando bilhões de Reais nos empreendimentos e não sendo justo que o distrito esteja passando por essa situação. “Há dois anos os empreendimentos começaram e até agora o distrito continua é quem paga pela situação. Já era tempo de o distrito ter uma estrutura de saúde e de segurança pública compatível para atender ás demandas”, disse o vereador.

Fonte: Paulo Ricardo
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo

Gente de Opinião Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)