Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Conferência da Criança reúne mais de mil jovens


A VII Conferência Nacional da Criança e Adolescente foi aberta ontem(3) à noite pelo presidente Lula no espaço do Marina Hall, evento organizado pelo Conselho Nacional da Criança e Adolescente(Conanda) e que reunirá em Brasília, até o dia 6 próximo, 1200 adolescentes de todos os Estados do Brasil. São delegações escolhidas nas conferencias estaduais.

"A inovação nesta Conferência se dá porque ela tem caráter deliberativo. É a primeira vez que isso acontece, e significa que os adolescentes poderão incluir propostas para integrar políticas públicas de governo voltadas para a infância e juventude", disse a senadora Fátima, presente à abertura do evento.

O número de participantes nesta Conferência é superior ao último evento, realizado em 2005. A delegação de Rondônia reúne 28 pessoas, e a estudante do município de Mirante da Serra, Luana Nascimento Cardoso, 15 anos, falou em nome de todas as delegações e integrou a mesa de abertura da solenidade, composta pelos ministros Patrus Ananias(Ação Social) e Paulo Vannuchi(Direitos Humanos), presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, pela primeira-dama Marisa da Silva e presidente do Conanda, Carmem Silveira.

O tema central da Conferência,"Concretizar Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes: Investimento Obrigatório", permite a avaliação, declara a senadora Fátima, de que a possibilidade de isso ocorrer será garantida com maior investimento no maior de todos os direitos, que é "uma vida com dignidade, sem pobreza".

"É preciso considerar nas políticas públicas e estratégias de governo o combate à pobreza. A pobreza e a privação de direitos estão muito vinculados. As crianças e jovens pobres são muito mais vulneráveis à violência e aos abusos", afirma Fátima.

Para a senadora, o governo Lula, ao investir no programa Bolsa Família e na compra da produção da agricultura familiar, "acertadamente  produz políticas de combate à pobreza".

"Pela primeira vez, em muitas décadas, o Brasil experimenta redução na desigualdade. O governo está no caminho certo, e ampliar os investimentos para combate à pobreza, e não permitir que os programas de atendimento à crianças e adolescentes sofram corte de recursos é vital para avançarmos nas conquistas sociais", avalia. 

O ministro Paulo Vannuchi  também expressa opinião semelhante. Ele disse que combater a exclusão e a pobreza é tarefa maior para garantir o mais relevante de todos os direitos que é a dignidade, a liberdade econômica.  

Na programação de hoje(4) da Conferência estão previstos os painéis Plano Nacional de Conivência Familiar e Comunitária e Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo-Sinase. Os debates de amanhã(5) são redução da maioridade penal, diversidade e mídia.

Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Visitando a região do Cone Sul do Estado, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) reforçou o compromisso com as forças de segurança, saúde e parabenizou

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)