Sexta-feira, 4 de março de 2011 - 11h16
A primeira dama de Porto Velho, Lucilene Peixoto, concedeu entrevista à apresentadora Tânia Camargo, na qual foi abordada basicamente sobre a maneira como Lucilene administra a rotina de ser a esposa do prefeito da capital, mãe, acadêmica e ainda coordenadora de várias ações de políticas públicas sociais. A entrevista foi gravada em frente ao Palácio Tancredo Neves, na Praça Padre João Nicolleti. “O desafio é grande, são muitos compromissos, mas quando se tem ao seu lado um marido que apoia e incentiva o nosso trabalho e nos respeita como mulher e esposa, fica bem mais fácil, e eu tenho esta pessoa ao meu lado que é o prefeito Roberto Sobrinho”, pontuou Lucilene Peixoto ao responder sobre ter como marido o prefeito de Porto Velho.
Outro ponto discutido durante a entrevista foi o Dia Internacional da Mulher, 08 de março, que em alusão à data importante para a sociedade, Lucilene Peixoto está coordenando o projeto, “Tenda Mulher- Rosas de Março”, que será realizado dia 27, na Praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM). “Devido ao carnaval ser comemorado este ano no Dia Internacional da Mulher vamos realizar no final do mês um grande momento voltado para as nossas mulheres de Porto Velho, principalmente as mais simples, as que menos têm contato com informações sobre a saúde e cuidados com a higiene e exames. Vamos reunir mulheres dos bairros, agricultoras, ribeirinhas e beneficiárias de programas sociais, como Bolsa Família, entre outros. Será uma grande festa de informações, cultura, lazer, esportes, atividades físicas, orientações, atendimentos, entretenimentos e tudo feito com muito carinho para homenagear as nossas conquistas”, destacou a primeira dama.
Ainda de acordo com ela para este grande evento estão mobilizadas todas as secretarias e coordenadorias municipais, centenas de servidores e o Gabinete do Prefeito, todos com tarefas e missões para que a Tenda Mulher Rosas de Março alcance o seu objetivo que é de oferecer um dia especial para as mulheres.
Ações sociais
Lucilene Peixoto nasceu em Humaitá, no Amazonas e atribui à mãe, Creuza Peixoto dos Reis, de 80 anos de idade, boa parte de sua origem de determinação para realizar os seus projetos. “Percebi que havia algumas ações para as pessoas e famílias mais carentes em Porto Velho, mas tudo era apenas para a Capital, daí lançamos a Tenda da Cidadania que é voltada para as famílias que moram nos Distritos, nas localidades ribeirinhas e zona Rural do Município. Com o passar do tempo acrescentamos novas ações através dos projetos: ‘Saúde da Servidora Municipal’ que tem como objetivo dar um dia livre para a servidora cuidar dela; o ‘Natal de Todos’ que tem em seu conjunto a ‘Chegada do Papai e Mamãe Noel’, a ‘Iluminação Natalina’ e a ‘Cantata de Natal’ e agora o ‘Coral Estrelas’; participei da implantação do projeto 'Associação Terapêutica Nossa Senhora Aparecida'; que é voltada para recuperar e reinserir na sociedade mulheres dependentes químicas; inauguramos o CAPS/ad, que é o Centro de Atendimento Psicossocial – Álcool e outras Drogas 'Cuidando e Acolhendo', com atendimento ambulatorial e coordenamos em Porto Velho junto com o Sesc Rondônia o ‘Dia do Desafio’, relacionou Lucilene.
As ações sociais da Tenda da Cidadania já foram levadas para São Carlos, Jacy-Paraná, Nova Califórnia, Vista Alegre, Extrema, Nazaré, Calama, Fortaleza do Abunã, União Bandeirantes e no Rio Pardo e ainda foi inserido no mutirão Arco Verde no bairro Marcos Freire, além de ter sido realizada nos bairros Cidade Nova e São Sebastião.
A entrevistadora destacou o fato da Primeira Dama ainda conseguir tempo para cursar odontologia, “é a realização de um grande sonho, é o que eu queria lá em Humaitá, mas naquela época, não era possível. Encontrei na formação do magistério a oportunidade de realizar projetos e interagir com muitas pessoas, mas nunca abandonei o sonho da odontologia, que hoje estou realizando. Ainda tenho muito por fazer”, explicou.
Fonte: Fabrícius Bariani
Foto: Quintela, Medeiros e Frank Néry
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1094/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 3.
Parlamento estadual aprova mudanças na lei de alfabetização em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1073/2025, que altera pontos da Lei 5.735/2024, responsável por orientar as ações de alfabetizaçã
Assembleia aprova R$ 2,9 milhões para ampliar Programa Crescendo Bem
Nesta semana, os parlamentares da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 1076/2025, que autoriza a a
Na tarde desta quarta-feira, 24 de setembro, a Câmara Municipal de Porto Velho prestou uma homenagem ao diretor-presidente do Grupo Educacional Apar