Segunda-feira, 12 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Artigo

Quando é a hora certa de trocar o smartphone, afinal?


Não há uma resposta definitiva para quando é a hora certa de trocar um smartphone, pois isso depende das necessidades e preferências pessoais de cada usuário. No entanto, podemos elencar alguns fatores a serem considerados ao decidir se é hora de trocar o telefone.

Se o seu aparelho está começando a ficar lento, travando com frequência, demorando para abrir aplicativos ou apresentando outros problemas de desempenho, pode ser um sinal de que é hora de trocar por um modelo de smartphone mais moderno. Com o passar do tempo, eles podem ficar obsoletos em termos de hardware e tecnologia, e isso pode afetar o desempenho geral do dispositivo.

Outro ponto se refere à bateria do seu aparelho. Se ela não dura tanto quanto antes e você precisa carregá-la com mais frequência, pode ser um sinal de que é hora de trocar. As baterias têm um tempo de vida útil limitado e, com o tempo, podem começar a perder a capacidade de retenção de carga.

Afora isso, quando o dispositivo não está mais recebendo atualizações de software e segurança, isso pode ser um sinal de que o equipamento está ficando obsoleto e vulnerável a ameaças de segurança. Isso pode ser particularmente preocupante se você usa o seu smartphone para armazenar informações pessoais e confidenciais.

Quando é a hora certa de trocar o smartphone, afinal? - Gente de Opinião

Mais sinais de que está na hora da troca

Se as suas necessidades pessoais mudaram desde que você comprou o seu smartphone atual, pode ser hora de trocar. Por exemplo, se você começou a usar aplicativos ou jogos mais pesados que exigem um dispositivo mais atualizado ou se você precisa de uma câmera melhor para suas atividades pessoais ou profissionais.

Um ponto importante a ser considerado é quando o celular apresenta danos físicos, como rachaduras na tela ou problemas com a entrada do carregador, pode ser hora de trocar. Além de afetar a usabilidade do dispositivo, danos físicos também podem afetar a segurança e a durabilidade do seu smartphone.

Em geral, se você está enfrentando problemas persistentes com o seu smartphone ou se ele não atende mais às suas necessidades pessoais, pode ser uma boa hora de trocar. Mas, antes de comprar um novo dispositivo, é importante pesquisar as opções disponíveis, considerar seu orçamento e escolher um smartphone que atenda às suas necessidades e expectativas.

O que considerar na hora de comprar um smartphone novo?

O preço é um fator importante a ser considerado ao comprar um celular novo. É importante definir um orçamento para sua compra e escolher um dispositivo que ofereça um bom custo-benefício dentro do seu limite de gastos.

Também existem dois sistemas operacionais principais para smartphones: o Android e o iOS. Cada um tem suas próprias vantagens e desvantagens, por isso é importante escolher um sistema que seja adequado às suas necessidades e preferências.

O tamanho da tela do celular é uma escolha pessoal e depende do uso que você faz do dispositivo. Se você costuma assistir a vídeos ou jogar jogos no celular, pode preferir uma tela maior. Por outro lado, se você valoriza a portabilidade e o manuseio com apenas uma mão, pode preferir uma tela menor.

Mais do que isso, o desempenho do smartphone é um fator importante a ser considerado, especialmente se você usa o dispositivo para tarefas mais pesadas, como jogos ou edição de fotos. Verifique as especificações do processador, memória RAM e armazenamento interno do dispositivo para ter uma ideia do desempenho geral.

Por fim, a marca e o modelo do celular que você escolher também são importantes. Escolha um fabricante com uma boa reputação e verifique as avaliações e críticas do modelo específico que você está considerando.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 12 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

OS EUA ESTÃO NA CONTRAMÃO DA MODERNIDADE: nas suas ações territoriais não observam normas sobre o direito internacional, geopolítica, soberania nacional e da ONU.

OS EUA ESTÃO NA CONTRAMÃO DA MODERNIDADE: nas suas ações territoriais não observam normas sobre o direito internacional, geopolítica, soberania nacional e da ONU.

RESUMO O objetivo deste artigo sobre a invasão do território da Venezuela pelos EUA, no dia 3 de janeiro de 2026, aprovada pelo presidente Donald Tr

Na defesa das usinas nucleares falta argumento, sobra mediocridade

Na defesa das usinas nucleares falta argumento, sobra mediocridade

Na discussão sobre se o Brasil avança na nuclearização de seu território com a conclusão de Angra 3 e constrói mais 10.000 MW de novas usinas nuclea

A alma do exército

A alma do exército

“Na rude escola do caráter, a ordem militar pode recuperar a sua fé e o seu orgulho. Assim reafirmada, ela esperará sem angústia que trabalhe em seu

Rêmoras Institucionais

Rêmoras Institucionais

Muitos consideram que o Brasil vive do "S" e logo criam um CNPJ;Com o CNPJ pronto, dizem ser empresários(as), mas não conseguem vender um produto/s

Gente de Opinião Segunda-feira, 12 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)