Sexta-feira, 12 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Crônica

Desvio ou ladrão?


Humberto Pinho da Silva - Gente de Opinião
Humberto Pinho da Silva

Anda o País (que digo eu?) o mundo, preocupado com a corrupção, e é mal difícil de estripar.

Já o nosso Sá de Miranda, em carta a El-Rei, lamentava: " Onde há homens há cobiça."

E Diógenes percorria atarefado as artérias de Atenas, em busca de Homens, e ao que se saiba, faleceu sem os ter encontrado.

Já que estou em época de citações, trago aqui, novamente, o Sá de Miranda ao referir-se ao filósofo que ia de aldeia a aldeia: " Vou-me por aqui buscando/Entre tantos homens um. / Neste vão trabalho ando; / Inda não achei nenhum." - " Poesias".

Nem eu acharia por mais voltas que desse à cidade, se por tontaria me dedicasse à tarefa e, muito menos, se andasse por gabinetes atapetados e climatizados, porque o dinheiro corrompe o mais honesto.

Mas sabem-me dizer o que é um ladrão?

Responde D Francisco Manuel de Melo, no: " Escritório Avarento Apólogos Dialogais", pela voz de corsário:

Sendo levado à presença do Grande Alexandre, modesto pirata, que infestava as costas macedónicas, saqueando e pilhando, foi severamente advertido pelo Imperador.

Este repostou: " Não me maltrate, que tu e eu ambos temos um próprio ofício, mas com tal diferença: que a ti, porque roubas o mundo cercado de exércitos, te saúdam as gentes por monarca, e a mim, que com poucos companheiros faço pequenos danos me infamam de corsário!"

Na verdade, quando o pobre, o insignificante, rouba, a sociedade, a mass-media, apelida-o de gatuno ou larapio; mas quando o rico, o importante, rouba, é deslize e desvio ou ainda, engano.

É a justiça do mundo! A bitola como somos avaliados e julgados.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 12 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

À deriva de mim no mar da política

À deriva de mim no mar da política

Ainda que eu seja um animal político, no dizer de Aristóteles, ou me sinta um personagem de Elliot Aronson, em seu conceituado livro, O Animal Socia

Há necessidade de imigrantes

Há necessidade de imigrantes

Apesar da natalidade, em Portugal, ter aumentado nos últimos anos, ainda não é suficiente para comutar o défice demográfico. O País carece, urgentem

Mentira ou fake news?

Mentira ou fake news?

Com a evolução da tecnologia, certos costumes foram sendo esquecidos ou mesmo tornaram-se desconhecidos pelas novas gerações. Um deles é o dia da me

A porta está aberta, até  os cães entram

A porta está aberta, até os cães entram

Havia na igreja de Santo Ildefonso, no Porto, abade conhecido pelos ditos espirituosos e assombradas atitudes.Tinha como coadjutor jovem presbítero

Gente de Opinião Sexta-feira, 12 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)