Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Crônica

A Janela dos objetivos


William Haverly Martins - Gente de Opinião
William Haverly Martins

Desde cedo que o nordestino pobre aprende a abrir a janela dos seus objetivos, esperando boas vistas, o que significa dizer boa colheita, sempre dependente de chuvas continuadas, ali ainda não se aprendeu a agricultar sem a água que vem do céu, atendendo a uma mistura de fé e precisão: − Mesmo que seus objetivos estejam lá prá baixa da égua, vale a pena correr atrás deles. Não se agonie e nem esmoreça. Peleje.

No Nordeste poucos acreditam que o homem já pisou na lua e mandou um robô a marte, muito menos que em Israel se planta no deserto. Lua é um brinquedinho de Deus pra enfeitar a Terra, não foi feito pra ser pisada, e deserto é castigo pra ensinar ao homem quem manda no mundo. Mas se a chuva não vier, o jeito é apelar para a ladainha, a procissão e os cânticos pedindo a intercessão de S. José:

Meu divino São José

Aqui estou em vossos pés

Nos dê chuva com abundância

Meu Jesus de Nazaré

Porém se ainda assim a estiagem continua, é coisa do capeta: − mió murchá as orêia, respirá fundo e gritá bem alto aos quatro cantos do descampado: SAAAI! Se ocê merecê, Deus expulsa o diabo e manda chuva. Se ele não mandá, reflita sobre as besteiras do ano passado e jogue no mato os maus pensamentos.

A transposição do São Francisco demorou tanto que o nordestino já está duvidando do custo benefício, mesmo sendo o povo campeão de paciência, não é à toa que eles costumam dizer: − Num se avexe, num se aperreie e nem se agonie. Num é nas carreiras que se esfola um preá.

Pois é, em matéria de fé, paciência, coragem e vontade de vencer, ninguém supera o sofrido povo nordestino, apesar das amarguras, sobrevivem pela esperança de um lugar divino para descansar, após a lida! E assim vivendo eles vão tocando os aperreios, até o fim que é um começo, o local onde estão as vistas finais da janela dos objetivos terrenos.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Crônica de uma nulidade anunciada

Crônica de uma nulidade anunciada

O processo penal brasileiro não é estranho a operações grandiosas, superjuízes, desequilíbrio entre partes e nulidades. Já vimos esse filme antes. C

Homilias enfadonhas e sonolentas

Homilias enfadonhas e sonolentas

Julgam alguns sacerdotes, que homilias prolongadas, recheadas de preciosa erudição, em estilo obscuro, fascinam mormente com crentes de elevada cult

O Corão e os Discípulos de Jesus

O Corão e os Discípulos de Jesus

Sempre considerei absurdo contendas entre muçulmanos e cristãos. São execráveis. Ambos são crentes do mesmo Deus, e o Corão tem imensas afinidades c

Brasília: um sonho maçônico que precisa ser resgatado

Brasília: um sonho maçônico que precisa ser resgatado

Em 1956, quando Juscelino Kubitschek resolveu erguer Brasília, realizou uma cerimônia  no local onde hoje está o Memorial dos Povos Indígenas. Com u

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)