Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

MORRE, AOS 88 ANOS, ESTELA CASARA


MORRE, AOS 88 ANOS, ESTELA CASARA  - Gente de Opinião

Faleceu às 11h45min, quinta-feira (05), Estela Madeira Casara, aos 88 anos. Segundo amigos da família, teria falecido em decorrência de problemas cardíacos. Estela foi uma das doze filhas criadas no Colégio Santa Terezinha, por Dom Xavier Rey - Primeiro Bispo de Guajará-Mirim -  e tornou-se posteriormente professora de alfabetização do Vale do Guaporé. Ela será velada a partir das 15h de hoje na funerária Capela São Cristóvão, na Av. Governador Jorge Teixeira.


 

Morre mais uma das professorinhas de Dom Rey

“Estela é o seu nome. É a estrela que sempre brilhou, primeiro na casa dos Madeira, seus Pais; depois, em face da prematura morte de sua Mãe, na residência da família Eulália Tourinho, sua madrinha, casada com o líder Homero de Castro Tourinho e que viviam em Santa Fé, Guaporé acima, adiante de Costa Marques, estes avós do primeiro Reitor e implantador da UNIR, Professor Euro Tourinho Filho, que, a acolheram como se filha fosse, até que dona Eulália, vendo tratar-se de uma menina inteligente e perspicaz, sugeriu ao Bispo Dom Rey, sua inclusão no rol das primeiras estudantes que iriam, anos depois, transformar-se nas primeiras educadoras da região do rio Guaporé. Assim foi feito. Assim foi cumprido!”

Com o texto acima Paulo Saldanha, filho de Dona Mita, comadre de sua “tia Estela” estreava no site Gente de Opinião no dia 11 de setembro de 2009.

Intermediei notícias de um para outro em função da honra de tê-los como amigos e do privilégio de ter sido vizinho da Dona Estela. Do curto período de convivência guardo queridas recordações de conversas por cima da muro de nossas casas, de hitórias que a lúcida professora contava e de ensinamentos de fé e vida.

Dona Estela que foi recebida por Deus em vida, partiu do nosso mundo hoje no final da manhã depois de um período internada para tratamento da saúde.

Aos meus queridos irmãos, seus filhos naturais, o pesar de filho emprestado.

À nossa querida Estela nosso agradecimento, meu e da Tetê, pela exemplo de vida.


Fonte: Léo Ladeia e Rondôniadinamica

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Política & Murupi - Dançando na chuva

Política & Murupi - Dançando na chuva

Depois de dançar na chuva e ser zoado por abandonar o Rio Grande do Sul à própria sorte, o competente PT de uma só tacada virou o jogo e domina o fa

Política & Murupi - Pra baixo todo santo ajuda

Política & Murupi - Pra baixo todo santo ajuda

Para quem gosta de bater bumbo e ver vantagem até se a inflação aumenta e os preços disparam como fez Dona Leitoa da GNews, eis o suco econômico bra

Política & Murupi - Adivinhando o passado

Política & Murupi - Adivinhando o passado

As rendeiras e pitonisas de ocasião estão mexendo seus bilros e metendo a faca no tronco da bananeira para descobrir o nome que vai “tomar de conta”

Política & Murupi - Lacração poligênero contra a Natália

Política & Murupi - Lacração poligênero contra a Natália

Segue firme a lacração de seres masculinos e femininos contra a médica que sofreu agressões do filho do Sêo Lule, que nada tem com o comportamento d

Gente de Opinião Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)