Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Política & Murupi - Adivinhando o passado


Política & Murupi - Adivinhando o passado  - Gente de Opinião

As rendeiras e pitonisas de ocasião estão mexendo seus bilros e metendo a faca no tronco da bananeira para descobrir o nome que vai “tomar de conta” de Porto Velho. Tarefa com grande chance de erro como avalia o Zé de Nana, filosofando entre algumas beiçadas, “o futuro é o passado que ninguém viu”. Bicos e babados no rebolo, mentiras, ideias tresloucadas, nomes improváveis entre conversas que a nada levam, citam futuros heróis e surgem qualidades que nunca tiveram, obras e projetos que ninguém viu e claro, a cantilena do trabalho social em favor do pobre. Tudo mais falso que nota de três reais e vale tudo “no corre” às redes sociais pelos likes, followers, viwes e joinhas. Sobre propostas e programas de governo, necas de pitibiribas. Só bagaceira. 

 

1.2-Garimpo eleitoral

Quem quiser se dar ao trabalho de analisar o estatuto dos partidos políticos do Brasil verá um velho “copie e cole” ligeiramente adaptado. Para saber da vida pregressa de quem busca um cargo público - neste ano prefeito, vice e vereador - procure com cuidado e não apenas no que está nas redes sociais. Acesse o site Jusbrasil, informe-se da participação e atuação em empresas, sócios, analise os grupos de WhatsApp, os amigos e família principalmente os(as) ex-cônjuges, igreja que frequenta. Tudo está bem à vista e que tal uma busca sobre o que está debaixo do tapete? A corrupção, o crime organizado, o tráfico de drogas, já fazem parte de esferas políticas e de governo. Se ligaí.  

  

1.3-Aposta errada

No Brasil até o passado é incerto, disse Pedro Malan. Pensei sobre o assunto ao ler que Sêo Lule deu um esporro nos seus auxiliares Sêo Adá e Sêo Alke. Sêo Adá é o eterno poste escalado para perder e Sêo Alke é o que disse que Sêo Lule voltava à cena do crime. A aposta no passado é porque ele acredita que no futuro talvez eles acertem e despreza o presente. Malan estava certo. "Haddad tem que conversar mais, tem que ler menos, tem que largar o livro e conversar. Alckmin tem que ser mais ágil. Rui Costa também. Wellington Dias também". Zé de Nana lascou: “errar é humano, insistir no erro é burrice mas achar alguém para carregar o peso dos nossos erros é divino”. Pois é.  

 

1.4-Falando a verdade.

Sêo Gilmar pediu (?) que a PF investigue um homem que o teria hostilizado e à própria Corte em 26 de março no aeroporto de Lisboa - Portugal. No ofício “uómi” ele teria relatado ao diretor-geral da PF, Sêo Andrei, o que ele chamou de tentativa de intimidação para desestabilizar o funcionamento da instituição – vixi... cana dura, fim das contas, fim do emprego, fim dos direitos, etc – e pior, a suposta hostilidade ocorreu durante a conexão de voos que fazia em meio a viagem de Brasília a Berlim - Alemanha. E o que disse o tresloucado? Que Sêo Gilmar e o STF “são uma vergonha para o Brasil e para o todo povo de bem. Só isso, tá. Infelizmente, um país lindo como o nosso está sendo destruído por pessoas como você”. Aí Sêo Gilmar carregou a caneta e pah! “Ao agir dessa forma, o imputado almejou intimidar Ministro do Tribunal, para desestabilizar o funcionamento da instituição. Não é necessário grande esforço para demonstrar que a iniciativa se encaixa no movimento articulado e coordenado de ataques aos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, organizado por extremistas e detratores da democracia”. Eu quase me borro agora de medo apenas por repostar a notícia. E para provar que respeito o Sêo Gilmar, digo o que sei: O nome do cara é Ramos Antonio Nassif Chagas. Era servidor do INSS, e já pediu as contas. Vai lá STF: pau no Chagas.

 

1.5-Depu-tóxico

Bate-boca, provocações, filmagem, palavrões, palavras de ordem e vaias dos dois lados. Querer debate entre MBL e Psol em nível minimamente educado é querer demais, principalmente se de um lado estiver o possuído deputado psolista Sêo Glauber Braga. A coisa fervia e quando as ofensas estavam no auge, o militante do MBL botou a mãe do deputado no meio. Botar a mãe no meio é sinal crítico e Sêo Glauber partiu pro pau expulsando da Câmara dos Deputados o provocador a pontapés na bunda. Isso é caminho para perda de mandato por falta de decoro. Recebido o pedido de cassação,Sêo Arthur remeteu de bom grado ao Conselho de Ética. É a segunda representação que Sêo Glauber responde este ano e quinta em seis anos por desrespeito aos colegas, desacato, etc., mas desta feita por agredir a pontapés um cidadão o que leva a pensar que desta vez a navalha vai na sua jugular, até porque há consenso de que Sêo Glauber é tóxico e nocivo para o legislativo.    

 

02-Último pingo

Depois que Sêo Adá tomou um esporro e Sêo Lule disse que ele tinha que parar de ler livros ele deveria ter respondido presenteando o “Big Boss” com dois livros: o dicionário do Houssais e a gramática do Cegalla. Seria hilário.

 

03-Ponto final

Será que valeu mesmo a pena o encontro de Bolsonaro com seus seguidores em número bem menor que o encontro anterior na Av. Paulista? Lembranças afetivas? A primeira viagem num transatlântico é “a experiência maravilhosa”. A segunda é “déjà vu”. Talvez o melhor seja correr o Brasil ouvindo os gritos de mito em número bem menor, em vários pontos do país. Esta é seria a real lembrança afetiva da eleição de 2018, mas mesmo sendo pouca gente o povo foi às ruas e a coragem venceu o medo de protestar. E isso sim, valeu a pena.

23042024

leoladeia48@hotmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O Império contra-ataca

O Império contra-ataca

Mais rápido que cusparada de Jean Willys do Psol, Sêo Gilmar ordenou à PF que metesse o pé no gabinete do deputado Júnior Mano, que é mais enrolado

Apoio do povo para mais impostos? (Essa é nova!)

Apoio do povo para mais impostos? (Essa é nova!)

“Felomenau”. Boulos et caterva pedem apoio do povo por mais impostos. PQP! “Não é mole não taxar os super-ricos pro avanço do povão” berram malucos

Mais imposto sobre cerveja e cachaça

Mais imposto sobre cerveja e cachaça

Pintou algo “felomenau”. Mais taxas sobre cerveja e pinga e apurado vai para escolas de samba que já vivem numa relação íntima com álcool, milícia,

Nuvens negras para a FAB

Nuvens negras para a FAB

A Força Aérea Brasileira que mantem um serviço executivo para os rincões brazukas está com vento de través não no sentido literal, por falta de gran

Gente de Opinião Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)