Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Política & Murupi - Pra baixo todo santo ajuda


Política & Murupi - Pra baixo todo santo ajuda - Gente de Opinião

Para quem gosta de bater bumbo e ver vantagem até se a inflação aumenta e os preços disparam como fez Dona Leitoa da GNews, eis o suco econômico brazuka que fez Sêo Lule vomitar na roupa do Sêo A-dá e do Sêo Alke: 

Política & Murupi - Pra baixo todo santo ajuda - Gente de Opinião

Como se vê, só quatro dos 27 estados fecharão as contas em azul e não digam que está errado pois são dados da Secretaria do Tesouro Nacional ou que a economia do Brasil está entre as 10 maiores, blá, blá, blá. E Sêo Lule nem chegou à metade do mandato. O trem carregado está sem freio na serra.

 

1.2-Garimpando no SIAFI

Enquanto os poderes da república disputam a primazia de censurar a voz dos cidadãos nas redes sociais, os criminosos optam por entrar no SIAFI-Sistema Integrado de Administração Financeiro e só este mês, fizeram três investidas que resultaram num desvio de R$ 14 milhões para contas particulares. O Siafi realiza a gestão financeira e executa ordens de pagamento dos três poderes e os ataques ocorreram de forma silenciosa pelas brechas na segurança do sistema responsável pelo gerenciamento de bilhões de reais do Orçamento, destinados ao pagamento de servidores públicos e serviços. Enquanto isso nós estamos falando de BBB, transporte aéreo de pets, fuga de presídio e a chatíssima e idiota briga intestina do Sêo Moraes e do Sêo Mosca. Um saco!

  

1.3-Como retirar o cashback do cadastro unico, o C.U.  

Reforma tributária, cashback e o necessário olhar piedoso sobre vulneráveis. Seria hilário apenas, mas vejo um problema e explico: a ideia do “cashback” é devolver impostos nos valores cobrados por serviços básicos tipo energia, água, esgoto e gás e assim ajudar famílias com renda per capita de até meio salário mínimo, usando o Cadastro Único, ou C.U. dos vulneráveis, que aliás é similar ao que se faz no Bolsa Família. Ocorre que para receber o cashback, os vulneráveis deverão guardar as notas fiscais como comprovantes para o reembolso e isso tem tudo para dar errado. O ideal é o mesmo mecanismo do Bolsa Família. O C.U. seria a via de entrada do cashback que somado ao Bolsa Família, reduziria o estresse do vulnerável e a dispensável burocracia. 

1.4-Coisas do Brasil.

O deputado estadual do estado do Rio de Janeiro, ex-guerrilheiro, ex-ministro do Meio Ambiente do Brasil – substituiu a musa das ONGs Dona Marina – e ligado à fina flor da baixa canalha carioca e que continua o mesmo maluco – só pode ser doido – chamado Carlos Minc quer que ex-traficantes – será que existe esse tipo de ex? – participem da audiência pública na próxima sexta-feira, na Assembleia Legislativa do Rio para discutirem sobre reinserção de ex-detentos na sociedade. O pano de fundo, porém são as saidinhas de bandidos em datas especiais, um tema já visto e revisto pelo Congresso e a quantidade de canabis que se pode levar no colete, um tema que o Rio adora. O Rio não tem jeito. Cacareco, Juruna, Lindberg, Minc, Ara!     

 

1.5-Coluna de gelatina

O recente levante do Sêo K-pacheco, presidente do Senado contra Sêo Lule não traz a indignação do justo ou urgência da sangria desatada. Ao indigitado mineiro – Porto Velho não tem sorte, ele nasceu aqui – falta a coluna cervical para manter-se ereto, o olhar furibundo, a voz intimidatória e o caráter firme necessário aos chefes. O Subsenador K-pacheco com a espinha gelatinosa me faz lembrar a frase atribuída a outro mineiro – este sim nascido nas Minas Gerais – Tancredo Neves, e que era sempre citada pelo doutor Ulysses: “Em política, até a briga é combinada”. E vem aí outro gelatinoso: Davi do Amapá

 

 2-Último pingo

Valha-me Nossa Senhora Auxiliadora, nossa padroeira. Em se confirmando os 11 nomes que vêm sendo incensados pelos sensitivos, cabôcos, videntes, pitonisas, oráculos, analistas, especialistas e outros tipos de picaretas para a eleição de prefeito de Porto Velho, resta rezar, acender velas, bater tambor e torcer pelos memes que estão surgindo - ai, ai - para as vagas de vereador.

 

03-Ponto final

Tenho o maior respeito pela Câmara de Vereadores, mas ao que parece seus edis passaram do ponto e perderam o respeito por si, seus colaboradores, a instituição e esqueceram o que é o tal do decoro parlamentar. Que coisa feia.


leoladeia48@hotmail.com

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nuvens negras para a FAB

Nuvens negras para a FAB

A Força Aérea Brasileira que mantem um serviço executivo para os rincões brazukas está com vento de través não no sentido literal, por falta de gran

Trio parada dura de Rondônia

Trio parada dura de Rondônia

Para chegar a Porto Velho faltam voos, os barcos são precários e sobram então as estradas. A BR319 é da Marina e a 364 é do pedágio fake: você paga,

Dez anos de petrolão e... Arquive-se

Dez anos de petrolão e... Arquive-se

Em 27 de abril de 2015 era aberta a CPI do Petrolão e de novo as esperanças apontavam para um ponto fora da curva que nos colocaria noutro patamar d

A fauna exótica prospera em Brasília

A fauna exótica prospera em Brasília

Minha paranoia sempre volta quando ouço uma “otoridade” afiando as garras sobre meus direitos, o que ultimamente é a praxe. Quem viveu a ditadura sa

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)