Porto Velho (RO) terça-feira, 18 de fevereiro de 2020
×
Gente de Opinião

Silvio Persivo

STARUP DAY SEBRAE: UM EVENTO INOVADOR E NECESSÁRIO



Silvio Persivo

Sem dúvida foi uma excelente iniciativa do Sebrae a realização do Sebrae Startup Day, evento realizado, no dia último dia 22 de setembro, com a participação de 48 cidades de todo o Brasil com o objetivo, além de fomentar o ecossistema inovador brasileiro, apresentar a experiência Sebrae Like a Boss de atendimento às startups nos estados. Em Porto Velho o evento aconteceu no 2º piso do Porto Velho Shopping e foi um grande sucesso. O evento proporcionou a oportunidade de troca de experiências (palestras, debates, encontros, hangouts) e atividades práticas (workshops, oficinas, treinamentos), e até de meetups com os principais atores do ecossistema para networking.

Vale ressaltar que, ao nosso ver, faltou, pelo menos em Porto Velho, o que pode perfeitamente ser corrigido em outras oportunidades, uma maior integração com as instituições de nível superior. É fundamental que se desperte, em especial nos universitários, a ideia da necessidade do empreendedorismo,  de passarmos da fase em que o jovem se prepara para obter um emprego para que crie suas próprias oportunidades. Neste sentido é indispensável acentuar que o termo “starup” foi utilizado na bolha da Internet, entre 1996 e 2001, para denominar um grupo de pessoas trabalhando com uma ideia diferente que poderia fazer dinheiro. Além disto, "startup" sempre foi sinônimo de começar uma empresa e fazê-la funcionar. No fundo, a definição mais exata é a de que startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza. Subjacente a isto também existe a ideia de que se trata de uma empresa com custos de manutenção muito baixos, mas, com possibilidade de  crescer rapidamente e gerar lucros cada vez maiores. Há, como se observa, sempre a incerteza, ou seja, não há como afirmar se a ideia e/ou projeto de empresa irão dar certo ou ao se provar sustentáveis. O que é muito importante, por isto o evento é inovador, é a propagação da necessidade do empreendedorismo, como forma de melhorar a vida do país, e, principalmente, entre os jovens, bem como buscar modelos de negócios. Que iniciativas como estas se reproduzam em prol de um país melhor.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Persivo

Arte para quê?

Arte para quê?

A questão do que é a arte e da beleza da arte tem sido um tema sempre permanente nas discussões intelectuais.

REVEILLON: comemoração será multimusical + Lenha na Fogueria

REVEILLON: comemoração será multimusical + Lenha na Fogueria

Lenha na FogueiraNo apagar das luzes ou como se diz no jargão futebolístico, nos acréscimos, a polêmica entre a Sejucel (leia-se, superintendente Jobs

MAKTUB

MAKTUB

Este time do Flamengo é um grande time?

As mudanças no mundo do trabalho reclamam novas formas de pensar

As mudanças no mundo do trabalho reclamam novas formas de pensar

Leio no jornal português “O Público” que uma pesquisa do Instituto Nacional de Estatística (INE) revela que as empresas portuguesas contatam mais fr