Domingo, 26 de janeiro de 2025 - 07h58
A iniciativa de realçar a
necessidade do turismo responsável foi tomada, em 2020, pelo Ministério do
Turismo quando lançou o selo “Turismo Responsável Limpo e Seguro”, como uma
resposta à crise gerada no setor pela Covid-19. Tratava-se, na ocasião, de
padronizações nos protocolos higiênicos de cada segmento turístico com vistas a
evitar os enormes prejuízos experimentados na pandemia, mas o turismo
responsável é uma filosofia de viagem com significações muito mais profundas,
pois contempla uma consciência ambiental muito maior. Aliás, era uma tendência
que vinha crescendo desde os anos 90, a partir de uma preocupação ecológica que
hoje está muito enraizada nos locais de maior recepção dos turistas. A essência
do conceito, que está intimamente ligada ao desenvolvimento sustentável, se
baseia na ideia de que o turismo deve ser promovido e realizado com os menores
impactos sociais, econômicos e ambientais. Assim o turismo responsável visa
garantir que gerações futuras possam visitar o atrativo turístico, seja qual
for ele, tão ou mais preservado do que é hoje, ou seja, confunde-se com a
própria noção de sustentabilidade. Isto só se torna possível pelo
reconhecimento dos danos que a exploração turística pode trazer e pela
tentativa de reduzi-los ao máximo inclusive incentivando a preservação do meio
ambiente e a conservação do patrimônio natural e cultural. Então, em resumo,
turismo responsável é uma forma de viajar que busca a diminuição de impactos
danosos no meio ambiente e comunidades locais, potencializando os benefícios
econômicos sociais e ambientais. Esta forma de turismo salienta que, além de
outros benefícios, viajar também é uma forma de cuidar não somente dos locais
que visitamos, mas também do planeta. É também uma forma de ressaltar a
importância da responsabilidade de turistas em criar e manter práticas de sustentabilidade. A importância do
turismo responsável foi, recentemente, promovida pelo Ministério do Turismo no
maior evento de turismo do país- a 8ª edição do Salão do Turismo: Conheça o
Brasil- quando foram apresentados os novos lançamentos da área de Turismo
Responsável, dentro do Projeto “Brasil, essa é nossa praia”, uma parceria do
MTur com o Departamento de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do
Norte (UFRN). Porém a atenção mais recente para a importância do turismo
responsável provém do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur)
da CNC, que se aliou ao Instituto Aupaba para lançar a campanha “Turismo
Responsável: Preservar Hoje para Aproveitar Sempre”. Trata-se de uma iniciativa
do setor privado que, pelo acerto do tempo e de oportunidade, é um gol de
placa. Basta verificar que, em 2025, esta época de alta temporada do turismo
corresponde a 44% do faturamento do setor e deve, até fevereiro, movimentar
cerca de R$ 157 bilhões e gerar 76,5 mil vagas temporárias. O acerto da
campanha está não apenas em tornar disponível dicas práticas para a preservação
facilitando o aprendizado e a propagação de informações confiáveis que servem
para a conscientização e mudança de comportamento, bem como ensina a fazer
turismo cuidando do meio ambiente e da economia local. Pela iniciativa, sem
dúvida, como afirmou José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac
“A campanha Turismo Responsável reafirma o compromisso da CNC em promover um
setor que prospere de forma sustentável e gere benefícios para todos”. Que
outras entidades se aliem a uma causa que incentiva o setor do turismo tão
precisado de apoio e de boas práticas.
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