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Silvio Persivo

A importância do Turismo Responsável


A importância do Turismo Responsável - Gente de Opinião

A iniciativa de realçar a necessidade do turismo responsável foi tomada, em 2020, pelo Ministério do Turismo quando lançou o selo “Turismo Responsável Limpo e Seguro”, como uma resposta à crise gerada no setor pela Covid-19. Tratava-se, na ocasião, de padronizações nos protocolos higiênicos de cada segmento turístico com vistas a evitar os enormes prejuízos experimentados na pandemia, mas o turismo responsável é uma filosofia de viagem com significações muito mais profundas, pois contempla uma consciência ambiental muito maior. Aliás, era uma tendência que vinha crescendo desde os anos 90, a partir de uma preocupação ecológica que hoje está muito enraizada nos locais de maior recepção dos turistas. A essência do conceito, que está intimamente ligada ao desenvolvimento sustentável, se baseia na ideia de que o turismo deve ser promovido e realizado com os menores impactos sociais, econômicos e ambientais. Assim o turismo responsável visa garantir que gerações futuras possam visitar o atrativo turístico, seja qual for ele, tão ou mais preservado do que é hoje, ou seja, confunde-se com a própria noção de sustentabilidade. Isto só se torna possível pelo reconhecimento dos danos que a exploração turística pode trazer e pela tentativa de reduzi-los ao máximo inclusive incentivando a preservação do meio ambiente e a conservação do patrimônio natural e cultural. Então, em resumo, turismo responsável é uma forma de viajar que busca a diminuição de impactos danosos no meio ambiente e comunidades locais, potencializando os benefícios econômicos sociais e ambientais. Esta forma de turismo salienta que, além de outros benefícios, viajar também é uma forma de cuidar não somente dos locais que visitamos, mas também do planeta. É também uma forma de ressaltar a importância da responsabilidade de turistas em criar e manter práticas de sustentabilidade. A importância do turismo responsável foi, recentemente, promovida pelo Ministério do Turismo no maior evento de turismo do país- a 8ª edição do Salão do Turismo: Conheça o Brasil- quando foram apresentados os novos lançamentos da área de Turismo Responsável, dentro do Projeto “Brasil, essa é nossa praia”, uma parceria do MTur com o Departamento de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Porém a atenção mais recente para a importância do turismo responsável provém do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da CNC, que se aliou ao Instituto Aupaba para lançar a campanha “Turismo Responsável: Preservar Hoje para Aproveitar Sempre”. Trata-se de uma iniciativa do setor privado que, pelo acerto do tempo e de oportunidade, é um gol de placa. Basta verificar que, em 2025, esta época de alta temporada do turismo corresponde a 44% do faturamento do setor e deve, até fevereiro, movimentar cerca de R$ 157 bilhões e gerar 76,5 mil vagas temporárias. O acerto da campanha está não apenas em tornar disponível dicas práticas para a preservação facilitando o aprendizado e a propagação de informações confiáveis que servem para a conscientização e mudança de comportamento, bem como ensina a fazer turismo cuidando do meio ambiente e da economia local. Pela iniciativa, sem dúvida, como afirmou José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac “A campanha Turismo Responsável reafirma o compromisso da CNC em promover um setor que prospere de forma sustentável e gere benefícios para todos”. Que outras entidades se aliem a uma causa que incentiva o setor do turismo tão precisado de apoio e de boas práticas. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

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