Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Mais de 5,3 mil se inscrevem para a 2ª Inforparty


Gente de Opinião

Estrutura da Infoparty no estacionamento do Palácio Rio Madeira

Amanhã (17), às 15h, o público da 2ª Inforparty conhecerá a astrofísica brasileira Duília de Mello, a mulher que ensina: “Somos feitos de estrelas, o ar que a gente respira, os nossos componentes químicos do universo inteiro nasceram de dentro delas”. Descobridora da chamada bolhas azuis, “orfanato de estrelas”, Duília trabalha na Nasa (National Aeronautics and Space Administration, Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos EUA).

Até a manhã desta quinta-feira (16), a coordenação do evento promovido pelo Governo de Rondônia, computou 5,3 mil inscritos, mantendo a expectativa de público em torno de sete mil pessoas nas 48 horas da feira. Do total de inscritos, 900 são estudantes das redes públicas de ensino estadual e municipal de Porto Velho.

Competições e exposições de robótica em três modalidades movimentam a feira. Inscreveram-se 14 equipes em startup, 35 de robótica, e sete em desafio de programação. Startup relaciona-se a companhias e empresas em início de atividades, que buscam explorar atividades inovadoras no mercado.

No espaço Coliseu, 32 equipes disputarão durante 48 horas de jogos eletrônicos CS GO (Counter-Strike: Global Offensive) e LOL (League of Legends), totalizando 160. Mas há também o público reserva e o espaço rotativo.

A Superintendência Estadual de Assuntos Estratégicos (Seae), responsável pelo evento, providenciou quatro geradores de energia elétrica para garantir o pleno funcionamento da feira.
 

Confira a programação da Infoparty


VOLUNTARIADO

A coordenadora da Inforparty 2017, Epifânia Barbosa, garante: “Nesta segunda edição, o evento lança o olhar solidário à população, recebendo doações voluntárias de kits infantis e de idosos, e alimentos não-perecíveis”. Uma das entidades a serem beneficiadas é a Casa do Ancião Vicente de Paulo.

Ela destaca os eventos, afirmando que todos são “imperdíveis”. Por exemplo: no sábado, a partir das 20h, Iberê Thenório, criador do site Manual do Mundo, descreverá sua experiência em conteúdos educativos e de entretenimento. Desde 2008, ele e a esposa, a terapeuta ocupacional Mariana Fulfaro, oferecem dicas de experiências científicas, receitas, desafios, pegadinhas, mágicas, origamis, entre outros, para facilitar o dia-a-dia e estimular o interesse do internauta pela ciência.

Haverá jogos eletrônicos X Box, palestras, disputas de youtubers, palco com DJs, exposição e talk show com os gêmeos Willou e Watson. Essa dupla é vista por 1,3 milhão de inscritos em seu canal no Youtube e quase 100 milhões de acessos em seus vídeos.

A Inforparty, de sexta-feira a domingo no estacionamento do Palácio Rio Madeira, é considerada um dos mais importantes eventos do norte brasileiro em ciência e tecnologia, empreendedorismo, inovação e cultura digital.

SAIBA MAIS SOBRE A INFOPARTY

Governador diz que é importante a Inforparty no setor privado
Serão 48 horas de inovação tecnológica; investimentos somam R$ 2 milhões


Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O menino viu

O menino viu

O garoto que caminhava nos arredores do Centro de Triagem de Migrantes (Cetremi), em Vilhena, não teve dificuldade para ver de perto o cadáver no chão

Direita chama esquerda na USP, e o parto urbanístico de Rondônia saiu muito bem

Direita chama esquerda na USP, e o parto urbanístico de Rondônia saiu muito bem

Saudoso geógrafo Milton Santos, da Universidade de São Paulo (USP), é um personagem pouco conhecido na história de Rondônia. Pudera, ele trabalhava

Da infância à beira do Rio Madeira, Ana Mendes mostra hoje a luta de comunidades tradicionais

Da infância à beira do Rio Madeira, Ana Mendes mostra hoje a luta de comunidades tradicionais

Ana Mendes, filha da jornalista Cristina Ávila e do falecido professor Valter Mendes (do Colégio Carmela Dutra), expõe “Quem é pra ser já nasce”, co

Bons ares para 2026 se devem a modelo  que deu certo na Biblioteca Francisco Meirelles

Bons ares para 2026 se devem a modelo que deu certo na Biblioteca Francisco Meirelles

A equipe da Biblioteca Municipal Francisco Meirelles ingressou com muito ânimo em 2026. Apesar do avanço voraz das tecnologias digitais, ainda prosp

Gente de Opinião Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)