Quinta-feira, 16 de novembro de 2017 - 10h59
Amanhã (17), às 15h, o público da 2ª Inforparty conhecerá a astrofísica brasileira Duília de Mello, a mulher que ensina: “Somos feitos de estrelas, o ar que a gente respira, os nossos componentes químicos do universo inteiro nasceram de dentro delas”. Descobridora da chamada bolhas azuis, “orfanato de estrelas”, Duília trabalha na Nasa (National Aeronautics and Space Administration, Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos EUA).
Até a manhã desta quinta-feira (16), a coordenação do evento promovido pelo Governo de Rondônia, computou 5,3 mil inscritos, mantendo a expectativa de público em torno de sete mil pessoas nas 48 horas da feira. Do total de inscritos, 900 são estudantes das redes públicas de ensino estadual e municipal de Porto Velho.
Competições e exposições de robótica em três modalidades movimentam a feira. Inscreveram-se 14 equipes em startup, 35 de robótica, e sete em desafio de programação. Startup relaciona-se a companhias e empresas em início de atividades, que buscam explorar atividades inovadoras no mercado.
No espaço Coliseu, 32 equipes disputarão durante 48 horas de jogos eletrônicos CS GO (Counter-Strike: Global Offensive) e LOL (League of Legends), totalizando 160. Mas há também o público reserva e o espaço rotativo.
A Superintendência Estadual de Assuntos Estratégicos (Seae), responsável pelo evento, providenciou quatro geradores de energia elétrica para garantir o pleno funcionamento da feira.
Confira a programação da Infoparty
VOLUNTARIADO
A coordenadora da Inforparty 2017, Epifânia Barbosa, garante: “Nesta segunda edição, o evento lança o olhar solidário à população, recebendo doações voluntárias de kits infantis e de idosos, e alimentos não-perecíveis”. Uma das entidades a serem beneficiadas é a Casa do Ancião Vicente de Paulo.
Ela destaca os eventos, afirmando que todos são “imperdíveis”. Por exemplo: no sábado, a partir das 20h, Iberê Thenório, criador do site Manual do Mundo, descreverá sua experiência em conteúdos educativos e de entretenimento. Desde 2008, ele e a esposa, a terapeuta ocupacional Mariana Fulfaro, oferecem dicas de experiências científicas, receitas, desafios, pegadinhas, mágicas, origamis, entre outros, para facilitar o dia-a-dia e estimular o interesse do internauta pela ciência.
Haverá jogos eletrônicos X Box, palestras, disputas de youtubers, palco com DJs, exposição e talk show com os gêmeos Willou e Watson. Essa dupla é vista por 1,3 milhão de inscritos em seu canal no Youtube e quase 100 milhões de acessos em seus vídeos.
A Inforparty, de sexta-feira a domingo no estacionamento do Palácio Rio Madeira, é considerada um dos mais importantes eventos do norte brasileiro em ciência e tecnologia, empreendedorismo, inovação e cultura digital.
SAIBA MAIS SOBRE A INFOPARTY
Governador diz que é importante a Inforparty no setor privado
Serão 48 horas de inovação tecnológica; investimentos somam R$ 2 milhões
Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia
Histórias que a transparência não conta – nem faz questão
É por demais conhecida a história mineral rondoniense, mas a sua parte oculta atual segue inalterada. Nunca interessou à Transparência Governamental
Oitavo torneio hoasqueiro da amizade será neste fim de semana, no Aluizão
Neste fim de semana, o 8º Torneio da Amizade, de Futebol Society promovido pela Associação Casa da União Novo Horizonte, com apoio da Superintendênc
Hospital São José socorria o povo doente, quase um século atrás
Só o Hospital São José tratava 169 casos de paludismo em 1934. A malária, doença infecciosa causada por parasitas do gênero Plasmodium, transmitidos p
Lodi, mestre das letras, lança “Varadouro”, contando a história de Maria da Onça
Ao longo de duas décadas o escritor, jornalista e poeta Edson Lodi Campos Soares vem resgatando notáveis personagens da Amazônia Brasileira, cuja vi