Domingo, 30 de abril de 2017 - 10h08
Maio Amarelo – Atenção pela vida. Este é o slogan da programação que o governo de Rondônia fará no próximo mês, em sua quinta edição, com a proposta de sensibilizar a população para a prevenção de tragédias no trânsito. Em Porto Velho, mais de 100 cruzes serão colocadas no Trevo do Roque, na próxima sexta-feira (5).
Segundo a Organização Mundial de Saúde, morrem diariamente 120 pessoas em acidentes. “No final do ano, isso é como se Jaru (55 mil habitantes) sumisse do mapa”, observou a diretora técnica de Educação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), Gildete Miranda de Souza.
#suaescolhafazadiferença identifica e simboliza o movimento que visa despertar a sociedade para um fato muito conhecido: o trânsito mata mais que a guerra. “Do menor ao maior, todos devem ter cuidado, sejam eles ciclistas, condutores de veículos automotores, ciclistas e motociclistas em geral”, disse Gildete.
Ações conjuntas e contínuas do Detran e Polícia Rodoviária Federal são parte do programa que será desenvolvido a partir da próxima terça-feira (2), às 8h30, na sede do Detran. Na Escola Estadual Duque de Caxias haverá palestras pela manhã e à tarde, com o tema Mini Multa.
Palestras a respeito da prevenção serão ministradas a todas as faixas etárias. Segundo Gildete de Souza, o laço impresso na programação e cartazes do evento espelha-se nos laços de outras campanhas, agregando o abraço.
Um ato do dia 11, no Centro Político Administrativo, coincide com a data de assinatura do Pacto Mundial pela Redução de Acidentes, na Organização das Nações Unidas (ONU).
Entre outras ações em escolas, ruas e avenidas, destacam-se a reciclagem com inspetores da PRF, a carreta de motociclistas com apoio da BMW e clubes de motociclismo, palestras com o tema “Motorista da Vez” e “Direção Defensiva”, “Motorista consciente”, pits stop e passeio ciclístico “Pedalando com a mamãe”.
Motorista da vez deu resultado? Para a diretora, o programa resultou em razoável redução no número de acidentes. “Não como gostaríamos, porém, tudo ocorre gradualmente, graças às parcerias e a investimentos na educação do trânsito”.
Até agora confirmaram apoio e parcerias: Cremero, MPE, Tribunal de Justiça, Seccional de Rondônia da OAB, Samu, NOA, Secretarias Estaduais e Municipais de Educação e de Saúde, Anjos da BR-364, Consórcio SIM, Moto Hondas, Porto Seguros, Porto Velho Shopping, Sindicato dos Corretores de Seguros AC-RO, Semtram e Unimed.
Leia mais:
Alunos são multiplicadores das leis do trânsito
Mais de 90% dos internados na ortopedia no HB
são vítimas de acidente de trânsito
Agentes mirins serão fiscais em Cacoal
Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Daiane Mendonça e Miro Costa (Detran)
Secom - Governo de Rondônia
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A maneira como os anúncios atraíam a freguesia, um século atrás
Passados 105 anos, vamos conhecer um pouco da publicidade da década de 1920 por aqui? Os anúncios eram detalhados, algo que veio se repetindo nas dé

Já sob a direção do médico baiano Joaquim Augusto Tanajura, em 19 de janeiro de 1922, ano do centenário da Independência do Brasil, o jornal Alto Ma

Este é o patrimônio verde rondoniense em tempos de COP-30
Estão em Rondônia dez das 805 Reservas Naturais do Patrimônio Natural (RPPNs) do País. Elas são áreas protegidas, de acordo com o Sistema Nacional d

Já se passam 82 anos, desde o incentivo do Banco da Borracha à presença da VERT
Porto Velho ainda pertencia ao Amazonas no final de fevereiro de 1943, quando o diretor do Banco de Crédito da Amazônia), Ruy Medeiros, visitava a Ass
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)