Sábado, 23 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Ipem inicia fiscalização de ovos de chocolate


Gente de Opinião

Fiscais do Ipem pesam produtos numa distribuidora da capital

Equipe de fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Rondônia (Ipem) iniciou na manhã de ontem (21) a avaliação de ovos de chocolate à venda no período da Páscoa. A operação é feita em grandes distribuidoras de gêneros alimentícios.

Os fiscais pesam ovos de diferentes marcas, observam descrições de embalagem, indicação de faixa etária, orientações de uso, a impressão do selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e a marca do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade.

Há dois procedimentos, explicou um fiscal: o primeiro avalia preliminarmente a pesagem de 13 unidades. Se ela for reprovada, o produto é recolhido. O trabalho começou pelo Atacado Centronorte, na Avenida migrantes, onde, inicialmente, não se observaram alterações.

O segundo método é o de coleta direta, aleatoriamente, sem a pesagem. O produto é levado ao laboratório e, constatada alguma irregularidade, o representante da fábrica é chamado ao Ipem.

Segundo o Ipem, o mais prudente é o consumidor se orientar pela indicação do peso líquido do chocolate, que deve constar obrigatoriamente na embalagem. Se o ovo estiver quebrado, poderá ser trocado mediante a apresentação da nota fiscal, orienta o Procon-RO.

Leia mais:

Emater leva oficina de produção de ovos de páscoa à comunidade
Terra Santa e fecha programação com festa para as mulheres


Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 23 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Histórias que a transparência não conta – nem faz questão

Histórias que a transparência não conta – nem faz questão

É por demais conhecida a história mineral rondoniense, mas a sua parte oculta atual segue inalterada. Nunca interessou à Transparência Governamental

Oitavo torneio hoasqueiro da amizade será neste fim de semana, no Aluizão

Oitavo torneio hoasqueiro da amizade será neste fim de semana, no Aluizão

Neste fim de semana, o 8º Torneio da Amizade, de Futebol Society promovido pela Associação Casa da União Novo Horizonte, com apoio da Superintendênc

Hospital São José socorria o povo doente, quase um século atrás

Hospital São José socorria o povo doente, quase um século atrás

Só o Hospital São José tratava 169 casos de paludismo em 1934. A malária, doença infecciosa causada por parasitas do gênero Plasmodium, transmitidos p

Lodi, mestre das letras, lança “Varadouro”, contando a história de Maria da Onça

Lodi, mestre das letras, lança “Varadouro”, contando a história de Maria da Onça

Ao longo de duas décadas o escritor, jornalista e poeta Edson Lodi Campos Soares vem resgatando notáveis personagens da Amazônia Brasileira, cuja vi

Gente de Opinião Sábado, 23 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)