Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Ipem inicia fiscalização de ovos de chocolate


Gente de Opinião

Fiscais do Ipem pesam produtos numa distribuidora da capital

Equipe de fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Rondônia (Ipem) iniciou na manhã de ontem (21) a avaliação de ovos de chocolate à venda no período da Páscoa. A operação é feita em grandes distribuidoras de gêneros alimentícios.

Os fiscais pesam ovos de diferentes marcas, observam descrições de embalagem, indicação de faixa etária, orientações de uso, a impressão do selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e a marca do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade.

Há dois procedimentos, explicou um fiscal: o primeiro avalia preliminarmente a pesagem de 13 unidades. Se ela for reprovada, o produto é recolhido. O trabalho começou pelo Atacado Centronorte, na Avenida migrantes, onde, inicialmente, não se observaram alterações.

O segundo método é o de coleta direta, aleatoriamente, sem a pesagem. O produto é levado ao laboratório e, constatada alguma irregularidade, o representante da fábrica é chamado ao Ipem.

Segundo o Ipem, o mais prudente é o consumidor se orientar pela indicação do peso líquido do chocolate, que deve constar obrigatoriamente na embalagem. Se o ovo estiver quebrado, poderá ser trocado mediante a apresentação da nota fiscal, orienta o Procon-RO.

Leia mais:

Emater leva oficina de produção de ovos de páscoa à comunidade
Terra Santa e fecha programação com festa para as mulheres


Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Muito antes das modernas sedes do Fórum Criminal de Porto Velho e do Tribunal de Justiça de Rondônia, a história da rotina de atendimento no antigo

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Um aplicativo de fácil acesso popular para o registro de antecedentes de conduta afetiva, em casos de violência de natureza física ou psicológica fo

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Numa caótica organização judiciária, apenas duas Comarcas funcionavam em meados dos anos 1970. A Comarca de Porto Velho começava no Abunã e terminav

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

A exemplo de outras corajosas juízas e promotoras de justiça aqui estabelecidas entre 1960 e 1970, a paraense Salma Latif Resek Roumiê foi a primeir

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)