Sábado, 23 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Dá-lhe, JB!


Dá-lhe, JB! - Gente de Opinião

Montezuma Cruz

As andorinhas voltaram e ele também voltou. O centenário Jornal do Brasil circula, oito anos depois de agonizar.

Tão engasgados estamos no mundão da web, hoje povoado de fake news, que quase não percebemos o significado da volta de um jornal impresso que ressurge das cinzas.

Euler Belém (Jornal Opção, de Goiânia), diz: “O que não se deve esperar é que o JB volte a ser o JB de outrora, quando era considerado não um, mas “o” jornal. Era o jornal referencial; existia o JB e os outros”.

Suspeito por falar dele sem me emocionar, pois fui seu funcionário em Porto Velho, Cuiabá e São Luís, menciono Alberto Dines, editor-chefe desse jornal nos anos 1960 e criador dos célebres cadernos de jornalismo.

Segundo ele, o bom jornalismo tem relação direta com o meio impresso. Embora tenha se rendido parcialmente ao meio digital, é no impresso que Dines vê a essência do jornalismo. Para ele, é lendo no papel que as pessoas mergulham mais profundamente no que está escrito.

Dá-lhe, JB! - Gente de Opinião

Além disso, Dines têm uma teoria interessante sobre a relação entre tempo, história e jornalismo. Ele explica que “o jornalismo impresso é periodista. Isso significa que, quando a edição fecha, você tem que fechar seu olhar sobre o assunto e arredondar a história que você tem até aquele ponto, para, se for o caso, reabri-la novamente posteriormente”. Jornalismo impresso é, então, um constante recorte de momentos. Talvez por isso não será extinto mesmo que, nas palavras do jornalista, “tenha que se adaptar aos novos tempos”.

A escola do JB segue iluminada em minha mente e em todas aquelas estimuladas pela clareza e pelo privilégio de fazer jornalismo nas mais difíceis condições, a exemplo da exumação do cadáver de um padre em São Mateus (MA), sobre a qual falo em meu livro Do jeito que vi, na página 127: “Beatas cantam em São Mateus”.

Boa semana a todos.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 23 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Histórias que a transparência não conta – nem faz questão

Histórias que a transparência não conta – nem faz questão

É por demais conhecida a história mineral rondoniense, mas a sua parte oculta atual segue inalterada. Nunca interessou à Transparência Governamental

Oitavo torneio hoasqueiro da amizade será neste fim de semana, no Aluizão

Oitavo torneio hoasqueiro da amizade será neste fim de semana, no Aluizão

Neste fim de semana, o 8º Torneio da Amizade, de Futebol Society promovido pela Associação Casa da União Novo Horizonte, com apoio da Superintendênc

Hospital São José socorria o povo doente, quase um século atrás

Hospital São José socorria o povo doente, quase um século atrás

Só o Hospital São José tratava 169 casos de paludismo em 1934. A malária, doença infecciosa causada por parasitas do gênero Plasmodium, transmitidos p

Lodi, mestre das letras, lança “Varadouro”, contando a história de Maria da Onça

Lodi, mestre das letras, lança “Varadouro”, contando a história de Maria da Onça

Ao longo de duas décadas o escritor, jornalista e poeta Edson Lodi Campos Soares vem resgatando notáveis personagens da Amazônia Brasileira, cuja vi

Gente de Opinião Sábado, 23 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)