Sábado, 23 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Árvore da felicidade


Árvore da felicidade - Gente de Opinião
Não sei bem a sua reação, prezado (a) leitor (a), mas me sinto feliz em passar ao lado desta árvore, única na extensão de oito quilômetros da Avenida Calama, em Porto Velho.

Meia hora atrás, fotografei-a no canteiro em frente à loja Chic Flor Store. Pensei novamente: nossa Capital poderia ser igual a Maringá (PR) e Brasília (DF), onde existem verdadeiros bosques nas áreas centrais e na periferia.

Essa árvore da Avenida Calama é a mesma cujos pés foram pintados de verde-amarelo por torcedores fanáticos do bairro Quatro de Janeiro, na derradeira Copa do Mundo. Coitada, podaram-lhe os galhos e ainda violaram esse que chegaria um dia a ser o seu tronco franzino, porém, tão forte quanto aroeira.

Para se avaliar o amor botânico por nossas espécies, lembremos que até hoje nenhum expert se apresentou para dizer qual a espécie dessa valente planta que nos dias de vento e chuva forte do inverno amazônico ainda não se vergou e, como disse inicialmente, segue alegrando a quem se deixar admirá-la.

Diariamente, conservacionistas ou devastadores passam por ela, rumo às lojas, lanchonetes, restaurantes, mercados, ou para casa. 

Louvada seja! olhai por ela, São Francisco de Assis.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 23 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Histórias que a transparência não conta – nem faz questão

Histórias que a transparência não conta – nem faz questão

É por demais conhecida a história mineral rondoniense, mas a sua parte oculta atual segue inalterada. Nunca interessou à Transparência Governamental

Oitavo torneio hoasqueiro da amizade será neste fim de semana, no Aluizão

Oitavo torneio hoasqueiro da amizade será neste fim de semana, no Aluizão

Neste fim de semana, o 8º Torneio da Amizade, de Futebol Society promovido pela Associação Casa da União Novo Horizonte, com apoio da Superintendênc

Hospital São José socorria o povo doente, quase um século atrás

Hospital São José socorria o povo doente, quase um século atrás

Só o Hospital São José tratava 169 casos de paludismo em 1934. A malária, doença infecciosa causada por parasitas do gênero Plasmodium, transmitidos p

Lodi, mestre das letras, lança “Varadouro”, contando a história de Maria da Onça

Lodi, mestre das letras, lança “Varadouro”, contando a história de Maria da Onça

Ao longo de duas décadas o escritor, jornalista e poeta Edson Lodi Campos Soares vem resgatando notáveis personagens da Amazônia Brasileira, cuja vi

Gente de Opinião Sábado, 23 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)