Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 12/11/09


POLÍTICA & MURUPI 12/11/09 - Gente de Opinião

Frase do Dia: 

"Nós temos três circuitos. Não um, nem dois, mas três. Caindo um, o sistema suportaria. Caindo dois, também suportaria, mas caíram três” - Ministro Lobão explicando o apagão em três tempos. 


01-É a treva I
Ninguém sabe o que aconteceu e possivelmente ninguém saberá ao certo. O ministro Lobão, em nota “lobística”, deve informar que “alteração climática de grande intensidade localizada afetou o sistema, o que ocasionou o desligamento automático da geradora de matriz hidráulica” e segue nessa linha de transmissão de desinformação, fechando com um “gato” que já POLÍTICA & MURUPI 12/11/09 - Gente de Opiniãoapareceu ontem na entrevista truncada do ministro, quando se saiu com a pérola do pensamento filo-hidráulico-energético sofista: “nosso sistema integrado é um dos mais perfeitos do mundo”. Não espero nada diferente disso. Coisas de Lobão. 

02-É a luz
O ministro Arnaldo Versiani retirou ontem, da pauta de julgamentos do TSE, o processo de cassação do governador Cassol. Luzes verdes, amarelas e vermelhas piscaram pois a retirada tanto pode indicar que o relatório não ficou pronto a tempo, como indicar que novos fatos e/ou documentos foram juntados o que exige uma análise mais acurada. As informações dão conta que o julgamento pode ocorrer no próximo dia 17. Na posição de largada, com o semáforo piscando em amarelo e pelo andar da carruagem, a sequência é mudança para luz verde. Se tudo tiver certo, Cassol dispara e o trânsito trava geral. 


03-É a treva II
Alguém disse que foram dez estados apagados. Outro disse que foram 15. Já apareceu um outro com 18. Não vou brigar. Rio, Sampa e o resto é periferia. Numa entrevista conturbada em que uma repórter da Globo e outra da Record disputavam o mesmo homem – calma... para entrevistar – o secretário não sei de que, do Ministério da Pilha, dourou a pílula e citou New York. A repórter contestou: “Mas aqui foi o país quase todo”. O bom Zimermamm foi rápido como um raio: “A carga de lá é maior que a de alguns brasis”. Mas se fosse coisa boa sairia na lata: “Nosso apagão foi o maior do mundo”. 


04-É a sombra
No meio das trevas o presidente da Itaipu, Jorge Samek, surgiu com uma sombra: “Foi a primeira vez na história de Itaipu que todas as 20 máquinas foram desligadas de forma simultânea”. Disse que não era problema de geração, ou seja, as máquinas poderiam gerar – e geravam – e que a causa era falha de transmissão. De repente a sombra ficou maior: “talvez um temporal tenha avariado linhas de transmissão da energia que sai de Itaipu”. Logo depois a sombra cresceu ainda mais com a luz já restabelecida no lado paraguaio. Sem querer Semek assombrou todo mundo. O pepino é transmissão mesmo. POLÍTICA & MURUPI 12/11/09 - Gente de Opinião


05-Luz sobre as trevas

O presidente Lula, rápido, preciso e contundente como o raio que provavelmente atingiu a linha de transmissão ou qualquer coisa que provocou o apagão, apontou pras bandas do FHC e liberou uma descarga para eletrocutar eventuais tentativas da oposição que queiram comparar seu apagão com o do FHC. "Não tivemos falta de geração de energia. A energia começou e continuou sendo gerada, tivemos um problema na linha de transmissão, que ainda não identificamos o exato local. É importante que não se faça nenhuma tese sobre isso e esperarmos termos um fato para informar melhor a sociedade". Tá explicado. Ainda que haja reclamações dessa raça oposicionista. Ô raça! 


06-O uivo do Lobão I
"Houve um curto-circuito nos três circuitos que vêm de Itaipu", disse o ministro Edison Lobão em Brasília e reafirmou que o blecaute que atingiu 18 Estados ocorreu devido a fenômenos climáticos. Segundo ele, descargas atmosféricas, ventos e chuvas muito fortes na região de Itaberá foram a causa do desligamento de três linhas de transmissão e o consequente desligamento da usina hidrelétrica de Itaipu. A explicação do Lobão, a mais alta autoridade em energia no Brasil é meio assim, como dizer...de baixa voltagem. Deve ser por culpa da formação acadêmica. Jornalista e advogado, Lobão com certeza sabe trocar uma lâmpada. A partir daí, a coisa deve ser um pouco mais complicada. 


07-O uivo do Lobão II
"O sistema do Brasil é bom. Uma das máquinas perfeitas que a humanidade criou é o avião, e o avião também cai. Houve um acidente e vamos esperar para que não mais ocorram", disse Lobão. Olhaí, Lobão mudou o rumo da prosa e melhorou a performance. Colocar avião no meio é uma jogada bem inteligente. O avião lembra apagão aéreo, que lembra ministro que não caiu, pepino na Infraero, greve de controladores, tudo que não ocorre agora. Só não citou a história infantil em que o lobo mau sopra e a casa dos três porquinhos não cai. Dessa vez a casa caiu sem sopro e o Lobão bem magro se balança. 


08-Desocupando a moita
Esse negócio de trocar de casa é complicado. Apesar do processo ser antigo, somente agora é que a justiça decidiu colocar Silvernani Santos do DEM na cadeira de deputado e aí é aquele Deus nos acuda. Parece fácil mas, envolve uma série de procedimentos de um e de outro lado e, enquanto o desenlace final não ocorre, o negócio é improvisar de um jeito amazônida. Sem assessores, gabinete, secretária e sem condições de exercer a atividade parlamentar, Silvernani vai despachando pelos corredores da ALE. Para ele que esperou tanto tempo para sentar na cadeira, um dia mais, um dia a menos, é tiquin. 


09-A volta do diploma
A CCJ da Câmara aprovou a PEC que retoma a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista. A obrigatoriedade do diploma para exercer o jornalismo foi derrubada pelo STF em julho deste ano. Por oito votos a um, o Supremo entendeu que não seria necessária a exigência de curso superior específico para a prática do jornalismo. Em seu voto, o presidente do STF, Gilmar Mendes, disse que a obrigatoriedade do diploma fere a liberdade de expressão assegurada pela Constituição. Entro na briga, mesmo não sendo formado e me perfilo entre os que lutam pelo diploma, até pela minha história. O tempo de profissão não substitui a formação acadêmica. 

POLÍTICA & MURUPI 12/11/09 - Gente de Opinião
10-Genro: calado é um poeta
"Eles estão tentando comparar aquela catástrofe que aconteceu naquela época com um tropeço", afirmou Tarso Genro ao se referir aos apagões de FHC e Lula.Para o ministro da Justiça a oposição erra ao tentar explorar o apagão eleitoralmente e teoriza: "Isso é um microacidente dentro de conquistas extraordinárias que o Brasil teve durante sete anos na produção de energia", disse. Mas, o que é isso Doutor Ministro? Entendo que a defesa é necessária e admiro quem a pratica com inteligência, é claro. Mas dizer que é um tropeço ou microacidente, 800 municípios às escuras é querer tripudiar sobre quem sofreu os efeitos ou subestimar nossas medianas inteligências. Isso é apagão mental. 

Comentários e sugestões para: leoladeia@hotmail.com 

Léo Ladeia  -  leoladeia@hotmail.com  
www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br  - http://twitter.com/opiniaotv  
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/   

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)