Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

6 de dezembro de 2012. Há um ano a PF deflagrava duas operações a Vórtice e Endemias


Frase do dia:

“Não chego a julgar o caso, porque não está retratado num processo. Mas, como cidadão, eu não vejo com bons olhos.” – MinistroMarco Aurélio sobre o emprego do Zé Dirceu num hotel.

1-Zé Eugênio, o patrão do Zé Dirceu

A Globo matou a pau. Ouve aqui, vai ali e cutuca acolá e pimba! Lá na casa do crica, terceira rua à esquerda, segunda casa à direita, numa zona pobre do Panamá, mora o pobre milionário, José Eugênio Silva Ritter, presidente de trocentas mil empresas que operam desde vender agulha de costurar saco na feira à produção de touca para menino com duas cabeças. No ramo de hotéis o Zé de lá tem o Saint Peter daqui, que contratou o Zé daqui, o Dirceu, por 20 paus por mês. Se ganhasse 20 paus por ano, o Zé de lá poderia trocar a casa além pagar o xará picareta. Dose! 

2-Se é para avacalhar...

Não sei se a ideia é constranger, avacalhar razão pela qual inclino pelas duas. Quem é do ramo sabe como são alguns hotéis de Brasília. Quem não é, mas lê a Veja também já sabe. Ontem Zé Genoíno renunciou ao mandato de deputado via carta falando de humilhação, luta, ilegalidade, e inocência tentando constranger o STF. Antes um hotel daqueles, contratou o Zé Dirceu pela merreca de 20 paus por mês. Ora, se é para avacalhar que tal  um cargo para o coitado do Zé  Dirceu no Palácio do Planalto, no Congresso ou nalgum ministério. O cara é do ramo gente...    


 

6 de dezembro de 2012. Há um ano a PF deflagrava duas operações a Vórtice e Endemias - Gente de Opinião3-De anabols, maconha e pó

A operação Anabols da PF visou a “tchurma do CPF” – caixa e perna fina – atletas que praticam como esporte a balada e a exposição no shopping. Sobre “bombas” quase ninguém fala. Já a maconha virou centro de atenções. Entre proibir e liberar está o incentivo tácito ao consumo pelo irracional da discussão. Sobre o pó perdemos a guerra. O crack, irmão pobre, de baixo preço, é a Geni das drogas. Seu usuário, o craquento, é o pária empurrado para os guetos, mas entre os abastados o pó se alastrou. São usuários distintos, mas no fundo crack e pó são iguais.



 

4-Termópilas

Como diz Zé de Nana, “quem puxa o martelo é o prego”. Os rebentos da Operação Termópilas estão coroando e prestes a nascer. É questão de tempo. Se na seara política a sociedade cobra com justa razão a decisão sobre os deputados envolvidos, na jurídica os processos caminham a passo de formiga. A exemplo da Operação Dominó que nunca parou a produção, a Termópilas segue em ritmo de indústria. Não tem como. O MP opera como uma máquina de fazer linguiça. Por mais dura que seja a carne depois de colocada é moída, virada, embutida e vira linguiça.  

6 de dezembro de 2012. Há um ano a PF deflagrava duas operações a Vórtice e Endemias - Gente de Opinião

5-Apocalipse

Tinha tudo para ser assim e foi. O Poder Judiciário por maioria rejeitou o pedido para arquivar o inquérito da Apocalipse contra Hermínio Coelho, Boiadeiro, Cláudio Carvalho e Jean Oliveira e a razão é clara: "não é possível a seletividade na persecução penal, mesmo que decorra de entendimentos diversos entre os profissionais que a integram... . Considerando que todos os posicionamentos apresentados pelos integrantes do Ministério Público no presente caso tem forte amparo técnico, necessário se faz a análise de cada um, para que esta Corte busque posicionar-se à luz dos princípios orientadores do direito". É assim que se fabrica a linguiça.   


 

6 de dezembro de 2012. Há um ano a PF deflagrava duas operações a Vórtice e Endemias - Gente de Opinião

6-E tome linguiça

O nome é Danilo Augusto Kanthack Paccini, juiz da 1a Vara da Fazenda Pública de Porto Velho e é o responsável pela tristeza que se abateu sobre os felizes edis que serviram a pizza na sessão da Câmara Municipal de 12 de novembro, que absolveu Delson Moreira, Eduardo Rodrigues, Cabo Anjos, Jair Montes e Marcelo Reis. A pizza traz um nó cego. Um suplente, Valter Canuto teve presença computada, sem ter tomado posse como Vereador. "Ora, se o suplente sequer chegou a ser vereador não poderia jamais ser considerado ausente da sessão", disse Dr. Danilo.


 

6 de dezembro de 2012. Há um ano a PF deflagrava duas operações a Vórtice e Endemias - Gente de Opinião7-Nelson Mandela

Morreu o autor da frase: “Sou o capitão da minha alma”. Nelson Mandela, exemplo de gente.

6 de dezembro de 2012. Há um ano a PF deflagrava duas operações a Vórtice e Endemias - Gente de Opinião

8-O tempo não para

Nossa memória é fraca ou seletiva mas o tempo não para. 6 de dezembro de 2012. Há um ano a PF deflagrava duas operações a Vórtice e a Endemias. Um strike que desmantelou a cúpula da Prefeitura Municipal de Porto Velho, levou no turbilhão – que é um dos sinônimos de vórtice – o PT e causou um abalo político tão grande na capital que ainda não é possível mensurar com exatidão o tamanho do estrago e os seus liames. Quem diria que tanta coisa iria pelo ralo há um ano... Perdemos todos o trem da história. E não adianta chorar sobre o leite derramado. 

Gente de Opinião9-E Mandela nos tirou a Dilma

Se gritar pega ladrão... Sejamos justos: nunca Rondônia recebeu tantos olhares e tanto dinheiro como na “era dasuzina”. Refrescando a memória: foram 2 UPAs, hospitais, reparo e duplicação na BR 364, ponte em Ji-paraná, viadutos, saneamento básico, água tratada, moradias, dinheiro vivo e livre trânsito de nossa bancada no Palácio do Planalto. Lula e depois Dilma foram amigos e benfeitores do estado. A incompetência, falta de planejamento e a corrupção acabaram com a melhor oportunidade de crescer que tivemos. Mas enfim, sobraram as usinas e os royalties.


 

10-Pois é...

A presidente Dilma não virá a Porto Velho. Tá certa. Deve ser por causa das ruas escuras.

leoladeia@hotmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O Império contra-ataca

O Império contra-ataca

Mais rápido que cusparada de Jean Willys do Psol, Sêo Gilmar ordenou à PF que metesse o pé no gabinete do deputado Júnior Mano, que é mais enrolado

Apoio do povo para mais impostos? (Essa é nova!)

Apoio do povo para mais impostos? (Essa é nova!)

“Felomenau”. Boulos et caterva pedem apoio do povo por mais impostos. PQP! “Não é mole não taxar os super-ricos pro avanço do povão” berram malucos

Mais imposto sobre cerveja e cachaça

Mais imposto sobre cerveja e cachaça

Pintou algo “felomenau”. Mais taxas sobre cerveja e pinga e apurado vai para escolas de samba que já vivem numa relação íntima com álcool, milícia,

Nuvens negras para a FAB

Nuvens negras para a FAB

A Força Aérea Brasileira que mantem um serviço executivo para os rincões brazukas está com vento de través não no sentido literal, por falta de gran

Gente de Opinião Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)