Porto Velho (RO) domingo, 29 de novembro de 2020
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Vereadores amedrontados com desdobramentos da ‘Operação Apocalipse’


Mendigos e baianos

O lado preconceituoso Sul do País, colonizado por europeus, esta torcendo o nariz com a presença de mendigos e nordestinos. Não é de hoje que um eventual erro de um funcionário é considerado “baianada” de São Paulo para os estados sulistas, que a presença de mendigos é tida como desprezível.

Já vi situações em décadas passadas de prefeituras paranaenses despachando para outros municípios mendigos. A coisa está pegando forte agora em terras catarinenses, onde os riquinhos das praias de points da moda fazem até passeatas pelas ruas cobrando a expulsão em seus redutos de pessoas que formam a versão atual dos Miseráveis, de Vitor Hugo.

Na verdade, os mendigos são considerados indesejáveis e foras em todo País. Alguns até justificam as acusações se envolvendo em roubos e no consumo de drogas, mas a grande maioria passa por infortúnios pela falta de oportunidades. Passam fome e frio, diante de uma omissa assistência social.

Pior mesmo em termos de discriminação foi uma carta encaminhada aos “baianos” (leia-se nordestinos) na cidade de Brusque (SC), em busca de emprego, dando conta que o comportamento deles, com muita sujeira, barulho e arruaças não era bem aceito e “perturbava os bons costumes”. E se não mudassem seus hábitos seriam eliminados! Coisa de louco!

Vereadores amedrontados com desdobramentos da ‘Operação Apocalipse’ - Gente de Opinião

Vereadores amedrontados com desdobramentos da ‘Operação Apocalipse’ - Gente de OpiniãoMaus exemplos

A Câmara de Vereadores de Porto Velho está adquirindo um mau exemplo da Assembléia Legislativa que é o de antecipação da eleição da Mesa Diretora. Como a coisa sempre tem um custo enorme, os presidentes que se elegem têm que pagar o preço e depois se enrolamo com a justiça. A história tem sido é pródiga de casos desta natureza.

 

Vereadores amedrontados com desdobramentos da ‘Operação Apocalipse’ - Gente de OpiniãoUm inferno

Em Porto Velho uma simples religação de água se transforma num verdadeiro inferno para o consumidor. Isto vem desde a administração passada e continua na gestão do prefeito Mauro Nazif. Além da burocracia constatada na CAERD – a falta de eficiência é de doer – o pobre usuário se vê obrigado a suportar semanas para obter certidões nas secretarias de Obras e de Trânsito.

Mesma trajetória

Presidente eleito da Câmara de Vereadores de Cacoal, o vereador Paty Paulista segue a bem sucedida trajetória do seu pai, o pioneiro José Emilio Paulista que também foi deputado estadual. Com boa atuação no parlamento mirim, Paty se habilita também a conquistar uma cadeira na Assembléia Legislativa no ano que vem.

Aniversário

A Bailarina da Praça, tradicional figura folclórica de Porto Velho, não é mais a proletária dos anos passados. Agora virou política, é pré -candidata a Assembléia Legislativa pelo PMDB e seu aniversário será comemorado com pompa e circunstância, com grande festa na praça Marechal Rondon, na região central, neste dia 14. Todos estão convidados.


 

Vereadores amedrontados com desdobramentos da ‘Operação Apocalipse’ - Gente de OpiniãoCridão, o amigo

Quando você não consegue derrotar o inimigo, a melhor solução é se transformar em seu aliado? Foi o que aconteceu com o deputado Cride, que estava ameaçado de levar um pé no traseiro do PSDB e que agora virou amigo de fé e irmão camarada do presidente regional dos tucanos Expedito Junior. Que remédio teria usado o ex-senador para curar a rebeldia do parlamentar?


 

Vereadores amedrontados com desdobramentos da ‘Operação Apocalipse’ - Gente de OpiniãoOs estudos

Com os estudos de viabilidade da construção da Usina Hidrelétrica de Tabajara em Machadinho do Oeste avançando, o município já recebe grande fluxo de migrantes, provocando alta nos preços de imóveis, do aluguel, e nos preços de hotéis e restaurantes.  Machadinho vai sofrer com demandas sociais já em 2014.

Via Direta

Vereadores amedrontados com desdobramentos da ‘Operação Apocalipse’ - Gente de Opinião

*** E os vereadores de Porto Velho flagrados pela Operação Apocalipse estão amedrontados de novo ante a possibilidade de serem cassados *** Um deles teve até uma crise de dor de barriga *** É incrível, os caras são tão corajosos para corrupção, mas quando obrigados a enfrentar a justiça se transformam em cagões...

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Carlos Sperança

A hora dos especialistas + Hildon e a poção da vitória +  Inferno astral na ALE + Os evangélicos

A hora dos especialistas + Hildon e a poção da vitória + Inferno astral na ALE + Os evangélicos

A hora dos especialistasAtribui-se a chamada Revolução Verde ao engenheiro agrônomo Norman Borlaug, que nos anos 1950 desenvolveu no México técnicas

Da cassiterita ao carbono + Pactos e acordos + Rio das drogas + Faltando telhas

Da cassiterita ao carbono + Pactos e acordos + Rio das drogas + Faltando telhas

Da cassiterita ao carbono Na fábula de Esopo, o dono da galinha que botava ovos de ouro a matou tentando extrair dela a origem da produção de riquezas

Milagreiros em falta + Eleições 2020 + Sem palanque + Macacos velhos

Milagreiros em falta + Eleições 2020 + Sem palanque + Macacos velhos

Milagreiros em faltaQuando o economista Rafael Correa se elegeu presidente do Equador, em 2006, e agora, com a eleição do também economista Luiz Ar

O pires na mão + As avaliações da oposição  + Bem na foto + Com sofrência

O pires na mão + As avaliações da oposição + Bem na foto + Com sofrência

O pires na mão Um treinamento rápido para os prefeitos dos municípios atormentados pelas crises que assolam o mundo é aprender a se ajoelhar com