Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua


O baixo clero

Nos últimos dias o baixo clero até tinha dado mostras de força na Assembléia Legislativa. Mas nos bastidores a maioria dos deputados faz jogo duplo, rezando uma vela a Deus e outra ao Diabo. O jogo de conveniência é claramente demonstrado durante as votações no Poder Legislativo: só pensam no próprio umbigo. Já não se entendem nem entre eles.

Rotando autonomia

Tem coisa até hilariante nas bandas do Poder legislativo. Deputado rotando grosso nos corredores durante o dia contra o governo e pedindo bênçãos ao governador Ivo Cassol e ao presidente da Casa Neodi Carlos, a noite. Como um  verdadeiro domesticador de crocodilos, Ivo até que está se saindo bem, embora volte e meia tenha que saltar de banda para não levar umas dentadas!

Com aprovação

O excelente trabalho desenvolvido pelo deputado federal Eduardo Valverde (PT-RO) na coordenação da bancada federal tem sido alvo de elogios de deputados estaduais e vereadores. Nos encontros mantidos pelo Comitê Pró-Usinas do Madeira em Brasília ele revelou boas qualidades na articulação e mesmo de prestígio na Esplanada dos Ministérios.

Tudo dominado

Os cartéis da Colômbia que dominavam o mercado da cocaína em Rondônia agora enfrentam a concorrência de conglomerados genuinamente brasileiros, como o PCC Paulista ( já ponteando o mercado) e do Comando Catarinense, recentemente desarticulado pela Polícia Federal, durante operações em Criciúma e no interior de São Paulo. O  tráfico aumenta e no seu rastro a violência, a prostituição e a criminalidade.

Ações conjuntas

Em vista da falta de gente para fiscalizar o tráfico de entorpecentes no estado, a Policia Federal necessita de reforços das Polícias Civil e Militar. Mas estas, pelo seu lado, não conseguem nem dar conta do elevado índice de criminalidade nas periferias das principais cidades rondonienses. Temos uma sinuca de bico. O Ministério da Justiça precisa olhar para o que está ocorrendo na região.

Ato público

Uma verdadeira coalizão sindical realiza ato público, na Praça Marechal Rondon, nesta segunda-feira dia 4 de maio. Faz parte da mobilização da CUT e sindicatos na batalha pela reposição salarial nos últimos anos. O Sintero, o Sindesef e o Sindicato dos Bancários lideram um verdadeiro pool de entidades classistas.

Centro de convenções

A senadora Fátima Cleide pediu a ministra do Turismo Marta Suplicy recursos para a implantação de um Centro de Convenções em Rondônia. Nada mais oportuno para desenvolver o turismo e eventos de negócios no estado, tão carente de espaço para tocar estas atividades. É de fato, uma necessidade, e Porto Velho já se ressente desta falta.

Armação ilimitada

Só foi o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Neodi Carlos (PSDC-Machadinho do Oeste) mostrar as caras como eventual candidato ao governo em 2010 que já começou a levar cacete. O jogo de interesses é grande desde já e  até assombrações da antiga administração do Parlamento já surgem para atormentá-lo.

Eletrificação rural

Tenho acompanhado atentamente o trabalho da Ceron em termos de eletrificação rural, com o programa “Luz Para Todos”. Rondônia tem avançado muito nos últimos anos nesta área, freando com isso o êxodo rural. De Praia do Tamanduá, na zona ribeirinha de Porto Velho, á Rabo do Tamanduá, na área rural de Campo Novo, as redes tem sido levantadas.

Mídia bem feita

Dei uma vistoriada na maioria dos jornais semanários, diários e devezemquandários do interior, ontem. Na grande maioria, Cassol está presente nas capas, exibindo obras, seja em Buritis, no Vale do Jamari, Urupá, na região central, ou até mesmo na distante Rondolândia, distrito de Corumbiara. Conclusão: nossa oposição tem que se articular melhor para futuros embates - inclusive na imprensa.

Do Cotidiano

Olho vivo nos recursos

Apertando o cerco sobre prefeitos, governadores, Câmaras Municipais, Assembléias Legislativas e Congresso Nacional, a Controladora Geral da União -CGU lançou a cartilha “Olho Vivo no Dinheiro Público”. Ela já é considerada um importante instrumento de incentivo ao controle social sobre a aplicação dos recursos públicos no país, que como se sabe são geridos com incompetência de Norte a sul do país. Rondônia tem sido um mal exemplo e por isso foi objeto de exposição na mídia nacional recentemente por tantos desvios.

Por falar na Controladoria Geral da União, ela se transformou num verdadeiro terror para os prefeitos corruptos que vicejam que nem praga neste Brasil varonil. A cada sorteio de fiscalização, mais uma penca é flagrada em golpes contra o erário. No estado de Rondônia vários já foram pegados com a boca na botija. Tanto é verdade que temos muitos alcaides que encerram suas administrações e fogem para longe.

Nas fiscalizações aplicadas pela Controladoria Geral da União já foram descobertos casos até de pão francês  vendido a preço de caviar. O superfaturamento de materiais de consumo é o que mais prolifera nas administrações públicas.

A maracutaia mais comum entre os prefeitos é ligada a malversação dos recursos públicos a partir de preços praticados acima de mercado com a compra de materiais em quantidade superior á necessária, a contratação de serviços de má qualidade, etc..

Em muitos municípios também se constatam casos de obras públicas superfaturadas, como pontes e estradas, e não entregues à população. São fatos que tem ocorrido em todas as esferas governamentais causando graves perdas ao erário, prejudicando com isso o atendimento de demandas sociais mais importantes como a saúde, educação, habitação, segurança pública e tantos outros.

No Brasil pouca coisa tem sido levado a sério e até a Lei de Responsabilidade Fiscal,  que quando criada era aplicada com mais rigor tem sido desprezada pêlos prefeitos brasileiros, embora tementes de suas conseqüências. Atualmente o que mais causa noites insones aos alcaides é a fiscalização do CGU feita por sorteio. Cada prefeito sorteado tem ciência do rigor em que isso é tratado.

Via Direta

*** O Distrito de Pacarana, no município de Presidente Médici, entra na luta pela emancipação *** É mais uma entre as 22 localidades sonhando com a independência política- administrativa no estado *** Pintando na área política mais um grande escândalo na semana que vem, daqueles de tomar espaço na mídia nacional *** O vereador Gelso Sabino deve ser o candidato do PTB a prefeito em São Miguel no ano que vem.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não se pode descartar uma coalizão da esquerda e centro-esquerda em Porto Velho

Não se pode descartar uma coalizão da esquerda e centro-esquerda em Porto Velho

Traçar mapasO jardineiro inglês Eric Lawes procurava um martelo perdido em 1992 quando se deparou com uma caixa contendo 15 mil moedas valendo US$ 4

Troca-troca partidário envolvendo os candidatos

Troca-troca partidário envolvendo os candidatos

Ações perfeitasDepois de tanto ser explorada, agredida e lesada por estrangeiros no passado, a Amazônia deve ter cuidados com as relações internaci

Quem vê hoje Rondônia acomodada e pacificada, repleta de vereadores e deputados cordeirinhos

Quem vê hoje Rondônia acomodada e pacificada, repleta de vereadores e deputados cordeirinhos

Saindo das lendasO explorador espanhol Ponce de León supunha que a lendária Fonte da Juventude estaria localizada em Cuba. No Brasil, aventureiros

Impressiona a falta de prestigio da classe política rondoniense

Impressiona a falta de prestigio da classe política rondoniense

O novo normalO pior que pode acontecer a um bioma é a destruição sem volta, que estudos apocalípticos projetam para 2050 na Amazônia. Esse pior, ent

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)