Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 08/08


Plano Diretor
Para atualizar o Plano Diretor de Porto Velho, técnicos do Palácio Tancredo Neves trabalham numa revisão.  E já que as alterações estão sendo feitas, creio que algumas omissões podem ser corrigidas. Não vi quase nada tratando da implantação do Distrito Industrial do município até agora. Com 40 mil desempregados perambulando nas ruas, ações voltadas a industrialização deveriam ser priorizadas.

Os ex-prefeitos
Uma verdadeira tropa de ex-prefeitos começa a se preparar para a corrida eleitoral do ano que vem em Rondônia. Em Cacoal, Divino Cardoso; em Rio Crespo Sandy Calistro; em Montenegro, Jair Miotto, em Guajará Mirim Isaac Bennesby, em Ariquemes Donizetti José e, em Pimenta Bueno Inez Zanol. E por aí vai....

PC do B organizado
O PC do B, que recentemente ganhou novas adesões – entre  tantas dos nomes de  Davi Chiquilito Erse e Daniel Pereira - já prepara sua nominata para disputar as 17 cadeiras da Câmara de Vereadores de Porto Velho no ano que vem. Conforme seus dirigentes, a agremiação terá chapa completa. No dia 17 a legenda terá plenária na capital para debater o assunto.

Pantera no listão
No listão do PC do B na briga pela renovação das vagas da Câmara Municipal de Porto Velho, entre novos nomes conquistados pela sigla, teremos lideranças históricas do comunismo local, como a do professor Francisco Pantera. Ele volta com seu eslogam: "Lutar Como Uma Pantera Para Não Morrer Como Um Veado!"

Alegações governistas
As alegações do governador Ivo Cassol para não conceder o reajuste pleiteado pelo Sintero também são fortes:  De der o aumento ele desrespeita os rigores da Lei de Responsabilidade Fiscal e passível de punições. Além do mais, segundo Cassol existem cerca de 1300 professores se aposentando até o final do ano. Com isso fica difícil resolver o impasse, diante de toda essa situação. A medida, segundo ele, também colocaria em risco o pagamento de todos os servidores. 

O lado dos professores
Do lado dos professores, a classe cita uma carrada de razões pela mobilização em torno do aumento. Com salários defasados a categoria vai a luta e defende suas posições com unhas e dentes. É consenso que os trabalhadores da educação sejam melhor aquinhoados. Mas como? Não seria o caso da Assembléia Legislativa mediar um acordo? O confronto vai dar desgaste para os dois lados e a população inteira, já que existe uma greve em curso.

Partidos mobilizados
A dança dos partidos continua, com o PMDB, segundo o dirigente Fernando Prado, inaugurando a sede do Diretório Municipal, no dia 18, o PDT inaugurando núcleos de bairros na semana que vem, com o PC do B realizando plenária no dia 19. O PTB, sob a presidência do ex-deputado federal Nilton Capixaba ganha terreno e em Ji-Paraná, Cacoal e na Zona da Mata.

Segurança pública
Do seu lado, o PSDB, em nota a imprensa, divulgou o resultado de seu encontro na capital tratando do problema de segurança pública e sugerindo algumas medidas para que o setor melhore. O encontro realizado no final de semana foi comandado pelo presidente regional, o ex-deputado federal Hamilton Casara. A legenda se mostra bem intencionada ao começar debater os problemas rondonienses.

Tucanos míopes
Li a nota do PSDB sobre a segurança púbica na capital. Acredito que os tucanos podem se aprofundar mais nos temas regionais. Foram conclusões batidas e recomendações óbvias, como mais investimentos, valorização dos policiais etc. Não se posicionaram sobre a porteira aberta do Complexo Ênio Pinheiro, com aquele entra e sai de presos para assaltar na cidade e, sequer fizeram referência ao casos generalizado provocado pelas drogas, a mãe de todos os problemas da segurança pública na capital

Do Cotidiano
O respaldo ao turismo

Volta e meia reclamo da falta do devido respaldo para o setor de turismo crescer em Porto Velho e neste estado, tão contemplado pelas riquezas naturais e obras históricas, mas tão prejudicado pela falta de visão de seus governantes.  A falta de atenção a este setor em Rondônia começa no aeroporto e nas rodoviárias, onde não existe sequer um folheto de informações para o turista que chega  ao estado, sobre a Estrada de Ferro Madeira Mamoré, do Lago de Cuniã, do Forte Príncipe da Beira, Vale do Guaporé etc.

Os turistas que visitam a Vila de Santo Antônio, marco histórico do nascimento da capital, reclamam da falta de informações sobre a localidade e  abandono daquela região. A pequena ponte que dá acesso a igreja, quase centenária, está com sua lateral quebrada e não existem  guias para dar informações sobre a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré que também passa no local. "Na verdade existe um potencial turístico enorme para ser explorado", disse o catarinense Henrique Schusterager, procedente de Jaraguá do Sul, Santa Catarina, admirado com a paisagem, o cenário exuberante da natureza e as rochas a mostra no Rio Madeira nesta época do ano. Completam as atrações o antigo presídio de Santo Antônio, a capela da Igreja, etc.

As maiores reclamações do povoado  no entorno da Igreja e do cemitério de Santo Antônio dão conta sobre a falta de apoio ao turismo pelas secretarias municipal e estadual. A maior parte dos moradores da vila vive da pesca e da agricultura, já que o turismo histórico não é explorado.
Quando o visitante chega ao Complexo da Estrada de Ferro Madeira- Mamoré, a beira do rio Madeira, encravado na região central da cidade, também constata  a ausência de visão turística. Até pela imagem de Rondônia, seria estratégico contar com alguns guias turísticos e material atualizado sobre o estado para distribuição.  Infelizmente nem a Prefeitura, tampouco o governo do estado disponibilizam esse mínimo apoio.

Por outro lado, a prefeitura incorporou o patrimônio da Estrada de Ferro e já trabalha na revitalização de todo complexo. Com isso, a esperança é que ao seu término, providencias emergenciais  sejam tomadas para que o turismo da região seja melhor explorada. 

Via Direta
*** Todo cuidado é pouco com os empréstimos consignados, caro leitor *** Tem ocorrido cada barbaridade e o funcionalismo público é o mais atingido pela prática de golpes *** Com o lançamento do livro da escritora Yêdda Borzakov o centenário de Porto Velho volta a discussão no meio acadêmico *** O excelente Grupo Raízes abriu domingo temporada de teatro no Sesc. Vale a pena conferir.

Fonte:csperanca@enter-net.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A aprovação de Rocha e a tradição de elegerem governadores ao Senado

A aprovação de Rocha e a tradição de elegerem governadores ao Senado

Saindo do forno“O amanhã chega cedo demais” é o título brasileiro de um filme de 1971 dirigido por Jack Nicholson, expressão incomum para indicar o

Porto Velho já vivencia um apagão de mão de obra

Porto Velho já vivencia um apagão de mão de obra

Reação cabe a quem sofreFocando a passagem da década anterior para esta, o livro Banzeiro Ò Kòtó, da documentarista Eliane Brum, pode ser visto com

Léo Moraes já está chamando Mariana Carvalho de maninha!

Léo Moraes já está chamando Mariana Carvalho de maninha!

Hora de remediarAs desgraças previstas pelos ambientalistas há meio século já começaram a acontecer, como a piora das secas e cheias. Ainda há frac

A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios

A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios

Vergonha mundialDesde fins de 2023, quando foi definida a realização da COP30 em Belém, há vozes pessimistas afirmando que o Brasil vai passar verg

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)