Sábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Tatuzões, please, TCE!


Tatuzões, please, TCE! - Gente de Opinião

Tatuzões, please, TCE!

Época de chuvas, como se sabe, é o período mais desgastante para todos os prefeitos rondonienses ainda mais, que com as mudanças climáticas, temos apenas seis meses de sol e outros seis meses caindo água pesada. Em Porto Velho a situação tem sido crítica há décadas e tudo desaguou – perdoem o trocadilho – na gestão atual, do prefeito Mauro Nazif.Tatuzões, please, TCE! - Gente de Opinião

Durante a semana o Ministério Público ouviu o prefeito Mauro Nazif sobre a situação e então foi possível entender o outro lado da moeda, além das criticas que ecoam de todos os lados. Soube-se então que a municipalidade esta totalmente desaparelhada e o Tribunal de Contas do Estado –TCE brecou a contratação de horas máquinas, ou seja os serviços de terceirização de maquinário. Não bastassem tantas obras de drenagem iniciadas na gestão passada, paralisadas por questões relacionadas à fiscalização, etc.

Dá para entender que Nazif esta pelado para enfrentar a situação e depende de regularizar obras anteriores, ainda comprar maquinário próprio para o combate as inundações. E que neste ano já não se pode esperar muito. A coisa só poderia ser aliviada com um plano emergencial e a colaboração do TCE, aparando as arestas para terceirização pelo menos dos tatuzões.
 



 

Tatuzões, please, TCE! - Gente de OpiniãoTá decidido

O PSB de Rondônia, que conta com os prefeitos eleitos dos principais municípios do estado, Mauro Nazif (Porto Velho) e Jesualdo Pires (Ji-Paraná) já tem posição definida para as eleições do ano que vem. Vai apoiar as reeleições do governador Confúcio Moura (PMDB) e de Acir Gurgacz (PDT) ao Senado.


 


Tatuzões, please, TCE! - Gente de OpiniãoOs protestos

Os municípios brasileiros se preparam para uma grande jornada de protestos em dezembro. Ocorre que os prefeitos estão fechando o ano fiscal de 2013 com a corda no pescoço  e grande parte deles entalados com a margem de gastos com o funcionalismo dentro das regras da Lei de Responsabilidade Fiscal, emperrando os investimentos. Um final de ano dolorido.
 



 

Tatuzões, please, TCE! - Gente de Opinião

Festa de Jipa

Com excelentes indicativos, o município de Ji-Paraná, com cerca de 128 mil habitantes, festeja hoje 36 anos de emancipação política e administrativa. O município é um exemplo para o estado em termos de união política e graças a esta estratégia desenvolvida há quase duas décadas os prefeitos têm obtido grandes resultados para a comunidade.

Gente de Opinião

A segurança

Com humildade e sem enrolar, como era hábito dos secretários de segurança no passado, o atual secretário Marcelo Bessa admitiu que aumentou o índice de roubos, e arrombamentos na capital e montou um esquema especial para funcionar neste final de ano para evitar. Aproveitou também para dar várias dicas para quem vai viajar visando mais cuidados com o período.



 

Gente de OpiniãoRede de intrigas

O final de ano é propício para as redes de intrigas que servem para aquecer o noticiário político. Dentro desta perspectiva já tentaram intrigar nos últimos dias Acir x Expedito; Amir Lando x Confúcio; Raupp x Expedito, Nazif x Sobrinho, Hermínio x Maurão e por aí vai. O que será é que esta faltando ainda, gente? 


 

Gente de OpiniãoDança das cadeiras

Alguns partidos esperam a definição do PDT em Ji-Paraná – que pode lançar o vice-governador Airton Gurgacz e a vereadora Silvia Cristina para Assembléia Legislativa – para então definir suas respectivas nominatas. Atualmente o que se sabe é que nada ainda está definido, mas todo mundo de cabelos em pé com esta situação.


 

Gente de OpiniãoO cruzamento

Já, para a Câmara dos Deputados, caso o ex-prefeito José Bianco (DEM) entre na disputa, seu projeto pode afetar a tentativa de reeleição de Marcos Rogério (PDT). Por isto a torcida local é para que todos não se cruzem na reta final, mesmo porque a capital da BR tem dois deputados estaduais pleiteando a reeleição, que são Cride Maciel (PSDB) e Edvaldo Soares (PMDB).


 

Via Direta

*** E até a necessária volta da Zona Azul em Porto Velho (Vídeo AQUI) se tornou motivo de polêmica entre os vereadores e acabou brecada *** O Gente de OpiniãoPSDB se reuniu quarta-feira em Ariquemes par definir nominatas a estadual e federal nas eleições do ano que vem *** Finalmente o setor de regularização fundiária da capital começou a andar. Foi quase um ano de espera.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os casais estão proliferando na atividade política em Rondônia

Os casais estão proliferando na atividade política em Rondônia

Era esticadaA realidade desmente os profetas apocalípticos. O catastrofismo que calculava o fim do mundo até o ano 2000 hoje é visto como tão ridícu

O PL de Rondônia deverá receber parlamentares estaduais e federais egressos do União Brasil e outras siglas.

O PL de Rondônia deverá receber parlamentares estaduais e federais egressos do União Brasil e outras siglas.

Mais ciência, menos medoO cometa 3I/Atlas ainda será objeto de muitos estudos científicos, mas desde que foi identificado pela primeira vez, por um

Sergio Gonçalves precisa se decidir. É um candidato da situação ou da oposição?

Sergio Gonçalves precisa se decidir. É um candidato da situação ou da oposição?

Tropeço em TrumpExperimento iniciado em 2019, há muita curiosidade em torno dos resultados do envio ao espaço de minicérebros – estruturas que sint

A escassez de mão de obra na construção civil está encarecendo os preços de mão de obra

A escassez de mão de obra na construção civil está encarecendo os preços de mão de obra

A insegurança públicaOs políticos demagogos usam a indignação retórica sobre a insegurança pública para se reeleger aos cargos conquistados. Promet

Gente de Opinião Sábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)