Porto Velho (RO) domingo, 17 de novembro de 2019
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Tatuzões, please, TCE!


Tatuzões, please, TCE! - Gente de Opinião

Tatuzões, please, TCE!

Época de chuvas, como se sabe, é o período mais desgastante para todos os prefeitos rondonienses ainda mais, que com as mudanças climáticas, temos apenas seis meses de sol e outros seis meses caindo água pesada. Em Porto Velho a situação tem sido crítica há décadas e tudo desaguou – perdoem o trocadilho – na gestão atual, do prefeito Mauro Nazif.Tatuzões, please, TCE! - Gente de Opinião

Durante a semana o Ministério Público ouviu o prefeito Mauro Nazif sobre a situação e então foi possível entender o outro lado da moeda, além das criticas que ecoam de todos os lados. Soube-se então que a municipalidade esta totalmente desaparelhada e o Tribunal de Contas do Estado –TCE brecou a contratação de horas máquinas, ou seja os serviços de terceirização de maquinário. Não bastassem tantas obras de drenagem iniciadas na gestão passada, paralisadas por questões relacionadas à fiscalização, etc.

Dá para entender que Nazif esta pelado para enfrentar a situação e depende de regularizar obras anteriores, ainda comprar maquinário próprio para o combate as inundações. E que neste ano já não se pode esperar muito. A coisa só poderia ser aliviada com um plano emergencial e a colaboração do TCE, aparando as arestas para terceirização pelo menos dos tatuzões.
 



 

Tatuzões, please, TCE! - Gente de OpiniãoTá decidido

O PSB de Rondônia, que conta com os prefeitos eleitos dos principais municípios do estado, Mauro Nazif (Porto Velho) e Jesualdo Pires (Ji-Paraná) já tem posição definida para as eleições do ano que vem. Vai apoiar as reeleições do governador Confúcio Moura (PMDB) e de Acir Gurgacz (PDT) ao Senado.


 


Tatuzões, please, TCE! - Gente de OpiniãoOs protestos

Os municípios brasileiros se preparam para uma grande jornada de protestos em dezembro. Ocorre que os prefeitos estão fechando o ano fiscal de 2013 com a corda no pescoço  e grande parte deles entalados com a margem de gastos com o funcionalismo dentro das regras da Lei de Responsabilidade Fiscal, emperrando os investimentos. Um final de ano dolorido.
 



 

Tatuzões, please, TCE! - Gente de Opinião

Festa de Jipa

Com excelentes indicativos, o município de Ji-Paraná, com cerca de 128 mil habitantes, festeja hoje 36 anos de emancipação política e administrativa. O município é um exemplo para o estado em termos de união política e graças a esta estratégia desenvolvida há quase duas décadas os prefeitos têm obtido grandes resultados para a comunidade.

Gente de Opinião

A segurança

Com humildade e sem enrolar, como era hábito dos secretários de segurança no passado, o atual secretário Marcelo Bessa admitiu que aumentou o índice de roubos, e arrombamentos na capital e montou um esquema especial para funcionar neste final de ano para evitar. Aproveitou também para dar várias dicas para quem vai viajar visando mais cuidados com o período.



 

Gente de OpiniãoRede de intrigas

O final de ano é propício para as redes de intrigas que servem para aquecer o noticiário político. Dentro desta perspectiva já tentaram intrigar nos últimos dias Acir x Expedito; Amir Lando x Confúcio; Raupp x Expedito, Nazif x Sobrinho, Hermínio x Maurão e por aí vai. O que será é que esta faltando ainda, gente? 


 

Gente de OpiniãoDança das cadeiras

Alguns partidos esperam a definição do PDT em Ji-Paraná – que pode lançar o vice-governador Airton Gurgacz e a vereadora Silvia Cristina para Assembléia Legislativa – para então definir suas respectivas nominatas. Atualmente o que se sabe é que nada ainda está definido, mas todo mundo de cabelos em pé com esta situação.


 

Gente de OpiniãoO cruzamento

Já, para a Câmara dos Deputados, caso o ex-prefeito José Bianco (DEM) entre na disputa, seu projeto pode afetar a tentativa de reeleição de Marcos Rogério (PDT). Por isto a torcida local é para que todos não se cruzem na reta final, mesmo porque a capital da BR tem dois deputados estaduais pleiteando a reeleição, que são Cride Maciel (PSDB) e Edvaldo Soares (PMDB).


 

Via Direta

*** E até a necessária volta da Zona Azul em Porto Velho (Vídeo AQUI) se tornou motivo de polêmica entre os vereadores e acabou brecada *** O Gente de OpiniãoPSDB se reuniu quarta-feira em Ariquemes par definir nominatas a estadual e federal nas eleições do ano que vem *** Finalmente o setor de regularização fundiária da capital começou a andar. Foi quase um ano de espera.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Carlos Sperança

Cabras salvadoras + Os capitalistas! + Taca-lhe o pau! + O casal Raupp está refeito

Cabras salvadoras + Os capitalistas! + Taca-lhe o pau! + O casal Raupp está refeito

 Cabras salvadorasCresce a consciência de que a Amazônia não é o “pulmão do mundo”, como alguns ainda acreditam, mas sua ampla biodiversidade, impor

As carnes alternativas + Os ex-prefeitos + Corrida 2022 + Frente de Esquerda

As carnes alternativas + Os ex-prefeitos + Corrida 2022 + Frente de Esquerda

As carnes alternativasQuando surgiu a notícia da invenção de uma carne sintética perfeita, cogitou-se que a produção da proteína animal em pastagen

Fazendo as contas + A reação a PEC + Novo partido de Bolsonaro + Presente de grego

Fazendo as contas + A reação a PEC + Novo partido de Bolsonaro + Presente de grego

Fazendo as contasHá uma enorme taxa de analfabetismo funcional no Brasil, sempre ignorada – provavelmente por vergonha. Aprender a desenhar o nome

Proteger o futuro + Só promessas + Pagando o pato + Pacto federativo + O desmatamento

Proteger o futuro + Só promessas + Pagando o pato + Pacto federativo + O desmatamento

Proteger o futuroTudo passa e um dia o governo Bolsonaro também passará, não importa como cada polo tente defini-lo. Mas será impossível não reconh