Segunda-feira, 13 de janeiro de 2014 - 17h10

A reviravolta no PDT
O PDT decidiu, no final de semana, não abrir mão da indicação da candidatura a vice-governador na aliança com o PMDB. Ao justificar a medida, os pedetistas lembraram que a parceria foi vitoriosa em 2010 e será novamente em 2014 com a mesma composição, argumentando que nas eleições presidenciais os vices foram mantidos em campanhas vitoriosas de FHC e Lula e o mesmo caminho segue adotado agora com a presidente Dilma Roussef mantendo como seu vice o deputado federal Michel Temer.
Os dirigentes pedetistas entendem que mantendo a chapa, o governador vai solidificar o apoio na região central, onde o vice-governador Ayrton Gurgacz tem sua principal base eleitoral e resolverá um sério problema criado perante os partidos aliados já que vários deles – PP, PT e PSB - já estão brigando pela indicação causando com isto desgaste na base de sustentação do governo.
A legenda trabalhista espera a definição do governador Confúcio Moura se vai disputar ou não a reeleição para então para comunicar oficialmente a resolução do diretório estadual. Sabe-se que o governador adiou para março sua decisão final sobre o assunto para não antecipar o processo sucessório.
Poder feminino
Embora o segmento feminino tenha um eleitorado superior ao masculino no Brasil, das 513 cadeiras disputadas a Câmara dos Deputados em 2013, apenas 45 mulheres foram eleitas, o que representa pouco mais de 8 por cento dos congressistas. A verdade é que as mulheres rejeitam participar da política e os partidos têm dificuldades de cumprir as cotas exigidas pela justiça eleitoral.
Horário gratuito
Até no horário eleitoral as legendas não estão cumprindo as cotas de participações das mulheres. Por isto, no ano passado muitas delas foram punidas pelos Tribunais Regionais Eleitorais e a tendência é que o problema continue na campanha para 2014 já que as agremiações encontram dificuldades também de obedecer às cotas de candidatas nas nominatas de todos os cargos eletivos.
.jpg)
Bocudo sofre
Os marqueteiros sempre recomendam aos políticos com a ficha suja que fechem o bico para serem esquecidos. Mas alguns, mesmo com culpa em cartório resolveram mostrar as caras ultimamente e quem fez isto só se ferrou. Falo do ex-prefeito Roberto Sobrinho que chegou a desafiar o procurador Reginaldo Trindade para um debate. Mexeu com um ninho de marimbondos.
Plano Diretor
Em vista do crescimento de Porto Velho – já são quase 500 mil habitantes – constantemente se torna necessário revisar o Plano Diretor do município em vista das demandas de moradia, escolas, mobilidade urbana, proteção de fundos de vale, abastecimento de água, coleta de esgoto etc. Em algumas regiões da cidade se vê claramente esta necessidade, como na expansão da região do Ulysses (Zona Leste) e Aeroclube (Zona sul)
.jpg)
Muita maconha
Ao longo de 2013 foram apreendidas toneladas de maconha na BR- 364, no trecho entre Vilhena a Porto Velho, numa extensão de aproximadamente 700 quilômetros. Os cartéis sediados em Rondônia transformaram Porto Velho num pólo exportador de cocaína – e grande consumir de crak – e num baita importador de maconha. Viramos entreposto para exportação de cocaína para o sul, de importação para o Norte. Que beleza!
Via Direta
***A Assembléia Legislativa reiniciou as atividades ontem tendo na presidência o deputado Maurão de Carvalho (PP-Ministro Andreazza) *** O presidente Hermínio Coelho continua de férias até o final do mês *** Os tucanos esperam a visita do presidenciável Aécio Neves em Vilhena, Ji-Paraná e Porto Velho no mês que vem.
Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Olho gordo, cenário de incertezas e campeões de votos nas eleições
Unir conceitos A polarização entre lulismo e bolsonarismo levou a população brasileira ao erro: escolher um lado e combater o outro jamais leva à v

Rondônia é pródiga em planos cebolinhas que acabaram estourando nas urnas
Antes que venhamO presidente americano Donald Trump diariamente deixa o mundo com a respiração suspensa. Sonha com o Prêmio Nobel da Paz ao mesmo t

Não duvidem se o governador Marcos Rocha voltar atrás na decisão de permanecer no cargo
Atenção aos sinaisPara a imensa maioria dos brasileiros, imaginar a vida sem café é um pesadelo. Velho parceiro de todas as manhãs, que muitos têm

É uma campanha sucessória estadual de idas e vindas, uma verdadeira corrida maluca em Rondônia
Não precisamOs nacionalistas sempre se preocuparam com a eventualidade de forças estrangeiras ocupando partes do território brasileiro. Chegou a vir
Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)