Porto Velho (RO) terça-feira, 24 de novembro de 2020
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Os dinossauros


Rigor no troca- troca

Como a troca-troca de partidos continua escandalosa no Congresso Nacional, sendo que na atual legislatura 130 deputados federais já pularam de galho, o Ministério Publico Federal já se movimenta para fazer valer as exigências da legislação eleitoral. A Os dinossauros - Gente de Opiniãorecente decisão do órgão em pedir a cassação de 13 deputados federais infiéis coincide com a explosão do troca-troca de políticos entre os partidos, prática que voltou a crescer em 2013 mesmo com os rigores da Lei.

Em Rondônia, o último prazo de filiações - esgotado em outubro para aqueles que pretendiam disputar cargos eletivos -, motivou algumas alterações, mas até agora os parlamentares que mudaram de legenda – caso do deputado Luis Cláudio – não confirmaram oficialmente a troca. Prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.

Só nos últimos dois meses, 70 deputados trocaram de partido na Câmara Federal. Com tantos abusos, o MPF lançou uma ofensiva e ingressou no Tribunal Superior Eleitoral pedindo a cassação dos infiéis.

Já, nas Assembléia Legislativas, conforme rccente levantamento do jornal Folha de São Paulo, pelo menos 86 deputados correm o risco de perder o mandato por infidelidade. Quem seriam os dois de Rondônia? Muitos que pularam do barco voltaram atrás...

Os dinossauros - Gente de OpiniãoA cirandinha

Depois de uma encrenca braba, o presidente regional do PSDB Expedito Junior e o deputado estadual Euclides Maciel voltaram a pular cirandinha juntos. Como a necessidade faz o sapo pular, Cride que depois da encrenca seria impedido de disputar a reeleição pelos tucanos e se pulasse de partido poderia perder o mandato, concluiu que era mais fácil pedir uma trégua...

Gente de Opinião

Os reajustes

Os prefeitos das capitais estão hesitando em anunciar os reajustes dos transportes coletivos para o dia 1º de janeiro com receio de uma nova onda de manifestações pelo País. Em Porto Velho, depois da tarifaça aplicada pelo ex-prefeito Roberto Sobrinho, estamos dois anos sem reajuste. Dificilmente o atual prefeito Mauro Nazif vai conseguir protelar mais um ano.


 


 

Os dinossauros - Gente de OpiniãoRádio Grenal

Encontrei o jornalista e radialista Everton Leoni no dentista (um abraço ao Dr. Edson Vargas, na Galeria Central onde fica também o amigo advogado Osmam Sá) e constatei o quanto o gaudério é fanático pelo seu Grêmio. O tempo todo enquanto a broca cantava ele, ouvia as notícias do seu time pela rádio Grenal. Coisa de louco!
 

Os dinossauros - Gente de Opinião

Os dinossauros

Por falar no Everton, ele, Beni Andrade, Leo Ladeira, Sérgio Melo, Sérgio Pires - e, eventualmente Domingues Junior -, integram o escrete dos dinossauros de ouro, em rede de rádio e televisão, pela TV Candelária, numa espécie de sala de debates bem humorada com expressiva participação do público, interagindo sobre temas locais e regionais.



 

Os dinossauros - Gente de OpiniãoDilma vetada!

Na semana passada integrantes da comissão precursora da presidente Dilma Roussef entraram em contato por telefone com um determinado canal de TV em Rondônia – a emissora seria escolhida para uma entrevista exclusiva da presidente na capital - e foram atendidos por uma gerente comercial inexperiente e rabugenta, que não quis saber nem de conversa e vociferou: “Aqui, político só pagando!”. Será que “seo” Vilar soube?


 

Os dinossauros - Gente de Opinião

A desmoralização

Mesmos presos, os deputados Natan Donadon (federal) e Marcos Donadon (estadual), egressos do PMDB, continuam deputados. A Câmara Federal e a Assembléia Legislativa de Rondônia não agem e sequer cogitam que esta situação é desmoralizadora para todos. Ou todo mundo é cara de pau mesmo, né?

Via Direta

Gente de Opinião*** O ex-deputado federal Mirandinha continua sumido do cenário político. Depois que ingressou no PT não se elegeu mais *** Tem mais ex-prefeito do interior no ponto de pular do cadafalso, enrolado até o pescoço. Haja corruptos em Rondônia *** Final de ano, e mais invasões pipocando nas cercanias da Vila Mariana. Em 2014, ano de eleições a coisa piora.


* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Carlos Sperança

O pires na mão + As avaliações da oposição  + Bem na foto + Com sofrência

O pires na mão + As avaliações da oposição + Bem na foto + Com sofrência

O pires na mão Um treinamento rápido para os prefeitos dos municípios atormentados pelas crises que assolam o mundo é aprender a se ajoelhar com

Enterrar a polarização + As pesquisas + Maus perdedores + Jogos de estratégias

Enterrar a polarização + As pesquisas + Maus perdedores + Jogos de estratégias

Enterrar a polarizaçãoOs candidatos às prefeituras com boas assessorias se elegeram sabendo que problemas graves iriam cair em suas mãos logo no di

Abrindo o bicentenário + É para valer! + As paliçadas + O epicentro do pó

Abrindo o bicentenário + É para valer! + As paliçadas + O epicentro do pó

Abrindo o bicentenárioAs eleições deste ano criaram as bases para o pleito geral de 2022. A primeira base foi o teste do fim das coligações, que vã

Amazônia conectada + Amazônia conectada + O confronto no segundo turno + A conspiração

Amazônia conectada + Amazônia conectada + O confronto no segundo turno + A conspiração

Amazônia conectada A China acaba de lançar ao espaço o primeiro satélite com tecnologia 6G, conexão de internet cem vezes mais rápida que a 5G. Enquan