Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

O efeito manada


O efeito manada - Gente de Opinião

O efeito manada

Um “efeito manada” esta colocando em colapso o mercado imobiliário de Porto Velho. Centenas de placas de vende-se e aluga-se se alastram nos bairros e no centro da cidade – tem aumentado ainda mais nos últimos dias – e os serviços de classificados dos jornais impressos e do site Rondoniaaovivo – o mais recheado de anúncios na internet – aumentaram nos últimos meses.

Ocorre que cada vez que aumentam os anúncios de negócios imobiliários os preços acabam desabando ainda mais. Os especialistas da área recomendaram calma aos investidores porque depois da tempestade virá à bonança com a oferta e a demanda entrando em equilíbrio. Trocado em miúdos: assim que os imóveis mais baratos para aluguel e venda forem ocupados os preços dos demais devem se estabilizar.

Vários fatores empurraram a crise imobiliária. Primeiramente se construiu demais, também avalia-se a falta de confiança nos governantes com tantas obras paradas, buracos e alagações. Depois do auge da construção das usinas formou-se uma bolha e os preços dos imóveis despencaram. Por último, a parte econômica, como se sabe, Porto Velho foi a campeã de demissões no Brasil. Esta no topo das 50 cidades que mais demitiram em 2013.

O efeito manada - Gente de Opinião

As conversações

Os governadoraveis voltaram a conversar entre eles no final de semana. Mas ainda esta distante um acordo para a formação dos blocos. Projeta-se a ala governista com 17 partidos com Confúcio Moura (PMDB) ao governo e Acir Gurgacz (PDT) ao Senado. O vice estaria destinado ao PDT, podendo ser Airton Gurgacz ou outro nome indicado pela legenda.


Gente de Opinião

Blocão engrenando

O Blocão cassolista, que tem como articulador o ex-governador e atual senador Ivo Cassol vem para a folia com nove legendas e Ivone Cassol (PP) - o fenômeno da  temporada - como provável candidata ao governo e possivelmente o deputado estadual Maurão de Carvalho ou o ex-presidente da Assembléia Legislativa Neodi Carlos (PSDC) ao Senado.

Gente de Opinião

Frentão escalado

O Frentão tem a escalação inicial com Expedito Junior (PSDB) ao governo e Moreira Mendes (PSD) ao Senado, com sete agremiações alinhadas, contando com os Democratas, por imposição nacional de aliança nos estados. Como ambos –Junior e Moreirão  ainda são considerados fichas sujas e o próprio Expedito diz que só estará liberado da condição para concorrer poucos dias antes da eleição – é uma situação a se confirmar.



 

Gente de Opinião

Petistas isolados

Com a formação dos outros blocos em andamento e já arregimentando a maioria dos partidos organizados no estado, o PT que pretende lançar o deputado federal Padre Tom na disputa ao governo estadual esta isolado. Símbolo de corrupção nacional e de ladroeira em Rondônia, o partido esta mais sujo do que poleiro, mas tem um eleitorado fiel, estimado em quase 20 por cento.

Onda de assaltos

Porto Velho vive uma onda de assaltos a residências e casas comerciai. Nem igrejas, tampouco escolas, estão escapando desta situação. Já estão assaltando residências na hora do almoço, em pleno dia, em pleno centro da cidade. A economia desandou, mas a situação não pode ser relacionada ao desemprego, já que existe apagão de mão de obra na construção civil e serviços.


 

Via Direta

***Começa a melhorar a limpeza pública nas ruas centrais da capital depois de um longo e tenebroso inverno *** E na Secretaria de Obras uma operação tapa buracos emergencial já esta em andamento pela cidade *** O PMDB rondoniense trabalha com uma nominata forte para eleger quatro deputados federais na temporada

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Controle partidário: Marcos Rocha não tem o controle do União Brasil

Controle partidário: Marcos Rocha não tem o controle do União Brasil

Aqui e no espaçoCom os olhos do mundo voltados para o que vai resultar da COP30, cresce a sensação de que os avisos apocalípticos dos ativistas cli

Os clãs políticos vão definindo seus candidatos para as eleições de 2026

Os clãs políticos vão definindo seus candidatos para as eleições de 2026

Narrativas convincentesApoio a matanças promovidas pelo poder público e oposição ao progresso trazido pela exploração dos recursos naturais são asp

Os políticos rondonienses apoiam os garimpeiros nas suas lutas em permanecerem nos garimpos

Os políticos rondonienses apoiam os garimpeiros nas suas lutas em permanecerem nos garimpos

Fazer sentidoLogo o petróleo será apenas uma página virada na história. Custará muito caro extraí-lo em relação ao benefício de seu uso, pois formas

Os vereadores de Porto Velho estão extremamente desgastados com o eleitorado

Os vereadores de Porto Velho estão extremamente desgastados com o eleitorado

Combater a escuridãoSensação de insegurança, basicamente, é o que acontece com quem está em rua deserta e escura, onde o poder público não chega e

Gente de Opinião Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)