Porto Velho (RO) quarta-feira, 5 de agosto de 2020
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

O Arco de alianças do senador Acir Gurgacz (PDT) - Por Carlos Sperança


 

O marketing eleitoreiro

A luta pelo poder sempre ratifica a célebre sentença de Otto Von Bismarck: “Nunca se mente tanto como antes das eleições, durante uma guerra e depois de uma caçada”.

É preciso separar o fato objetivo da promessa. O objetivo é incorporado ao rol da realidade. Promessa tem que ser cobrada a cada minuto. É fato objetivo, por exemplo, atestado pela Conab, que a produção de arroz avançou em Rondônia, rendendo mais com menor área plantada. Ainda é promessa, porém, a obra de 50 km de terceira faixa nos trechos de Rondônia da BR-364.

Como também se mente muito ao lidar com a infraestrutura nacional, será preciso cobrar essa execução insistentemente. Não por duvidar no ministro Valter Silveira e seu Ministério, mas porque a área econômica federal sofreu uma reviravolta e recursos de vários setores importantes são despejados em propaganda – a eterna prioridade dos anos eleitorais.

Já começam a pipocar anúncios de marketing eleiçoeiro prometendo uma nação justa e estados perfeitos. Entretanto, as eleições no Brasil têm uma lei não escrita segundo a qual nenhum governante precisa cumprir as promessas de campanha.


 



 

O canibalismo

O Arco de alianças do senador Acir Gurgacz (PDT) - Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoOs segmentos com mais postulantes a Assembléia legislativa e a Câmara dos Deputados são os dos meios de comunicação e evangélico. O canibalismo maior na capital será entre os nomes oriundos dos meios de rádio, jornais eletrônicos e da televisão, enquanto que no interior a peleja pelos cargos será mais engalfinhada entre representantes evangélicos.

Um recorde

O Arco de alianças do senador Acir Gurgacz (PDT) - Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoCom Aldo Rebelo (PC do B) e Joaquim Barbosa (PSB) a lista dos presidenciáveis para o pleito de outubro aumentou e atinge quase 20 nomes, mesmo não contando com Lula que já está inelegível, curtindo cadeião em Curitiba. Desde a eleição de Collor de Melo há quase três décadas que não havia tantos nomes se lançando para o Palácio do Planalto.

Arco de alianças

O Arco de alianças do senador Acir Gurgacz (PDT) - Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoO presidente estadual do PDT, senador Acir Gurgacz manteve reuniões em Porto Velho e Ji-Paraná no final de semana discutindo uma política de alianças para as eleições de outubro. Na oportunidade também foram definidos os próximos fóruns regionais do partido, sendo que um deles será realizado em Ariquemes, no próximo dia 12 de maio. Em junho teremos uma grande mobilização na capital.

A expectativa

O Arco de alianças do senador Acir Gurgacz (PDT) - Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoNo PSDB de Rondônia, que apresenta três possíveis candidatos ao governo do estado, a esperança do ex-prefeito de Porto Velho José Guedes é de que o ex-senador Expedito Junior confirme a disposição de pleitear o Senado e que a deputada federal Mariana Carvalho opte pelo projeto da reeleição. Seria a única forma dele ter acesso a legenda tucana para a peleia do CPA.

Todos Moros

O Arco de alianças do senador Acir Gurgacz (PDT) - Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoNesta eleição de outubro, todos os eleitores brasileiros serão juízes do desempenho e do comportamento da classe política em todo País. Portanto conhecer as ideologias e propostas dos candidatos as assembléias legislativas, Câmara dos Deputados, Senado, governos estaduais e a Presidência da República é essencial para quem busca mudanças. Depois não adianta chorar.

Via Direta

O Arco de alianças do senador Acir Gurgacz (PDT) - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião*** Os partidos tem prazo para acertar suas nominatas a Assembléia Legislativa e a Câmara dos Deputados até agosto quando das convenções partidárias *** Muitos partidos estão em apuros para fechar as listagens, principalmente àquelas para a Câmara dos Deputados *** O PSD desfalcou muitos possíveis postulantes tucanos e deixou Mariana Carvalho em apuros para fechar sua nominata *** O inverno amazônico, a estação das chuvas na região foi um dos mais rigorosos na BR 319 dos últimos anos.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Carlos Sperança

Semana decisiva de Hildon Chaves + Um caso de maldade + Olho no vizinho! + Maconha peruana

Semana decisiva de Hildon Chaves + Um caso de maldade + Olho no vizinho! + Maconha peruana

Um caso de maldadeA questão elementar sobre a Amazônia, feita pelo menos desde que sementes de seringueira foram contrabandeadas para o Jardim Botâ

País invertebrado + Pontos críticos no Rio Madeira + As convenções + Olho no mercado

País invertebrado + Pontos críticos no Rio Madeira + As convenções + Olho no mercado

País invertebradoNa canção “Ciranda da Bailarina”, Chico Buarque e Edu Lobo idealizam a perfeição feminina. Em uma eventual “Ciranda da Amazônia”,

Palavra dada + Onda eleitoral + Haja militares! + Faca na garganta

Palavra dada + Onda eleitoral + Haja militares! + Faca na garganta

Palavra dadaDesde a reciclagem da “velha política” e a volta do Centrão como protagonista das ações republicanas, o governo aumentou suas chances de

Golpe de mestre + Novo prazo para inauguração da ponte do Abunã + Centro de Convenções de Porto Velho

Golpe de mestre + Novo prazo para inauguração da ponte do Abunã + Centro de Convenções de Porto Velho

Golpe de mestre O presidente Jair Bolsonaro deu um golpe de mestre ao isolar os radicais. Compôs com o Centrão, sem o qual nada se aprova no pa