Segunda-feira, 12 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Movimento Suprapartidário Pró Acir Gurgacz já em andamento - Por Carlos Sperança


Abrindo os olhos

O nacionalismo rancoroso e a xenofobia racista são entulhos desumanos incompatíveis com a globalização. Cumprindo as leis locais, capitais e braços estrangeiros são sempre bem-vindos.
É o caso da presença no Brasil do “Neymar” da oftalmologia, o médico japonês Takayuki Akahoshi. Cirurgião mais rápido do mundo em catarata, ele veio participar do projeto Olhos do Xingu, promovido pela Associação Médicos da Floresta. Melhorar a visão de índios que precisam plenamente de seus sentidos na natureza é uma contribuição humanitária virtuosa.
A presença de profissionais estrangeiros para se somar ao esforço local na retomada do desenvolvimento é tão bem-vinda quanto é desalentadora a crescente fuga de capitais estrangeiros dos países emergentes.

A economia mundial, na atualidade, é pautada pelo aumento dos juros nos EUA e a alta do dólar. Como se não bastasse industriais brasileiros migrando ao Paraguai, no caso dos minérios a guerra comercial jogou o Brasil de joelhos frente ao trumptarifaço de 25%.

Após o bloqueio do transporte, o país das incertezas ficou menos atraente para os investidores. É hora de abrir os olhos, para compreender que ajuda humanitária, capitais e turistas devem ser recebidos de braços abertos


Pulando cirandinha
O governador Daniel Pereira (PSB) e o prefeito de Porto Velho Hildon Chaves (PSDB) estão pulando cirandinha. Esta união é benéfica para a capital e resulta em benefícios para a população. Sempre que os governadores e prefeitos brigaram por aqui Porto Velho pagou o pato. Por conta disto a capital está sem água e esgoto até hoje.

Chapa petista
Mesmo abalado e com seu candidato a presidente, o adorado e idolatrado Lula na cadeia, o PT em Rondônia vem com forte chapa a Assembléia Legislativa na temporada tendo Lazinho da Fetagro (Jaru), Roberto Sobrinho (Porto Velho) e agora também com Manoelzinho do Sintero, com a força da entidade que congrega os profissionais da educação em todo estado.

Agenda cheia
Reforçando suas paliçadas para a disputa do governo do estado, o senador Acir Gurgacz, presidente regional do PDT cumpriu agenda cheia na capital na quinta e sexta-feira se reunindo com postulantes a Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados no Diretório Estadual, visitou órgãos de comunicação e no sábado, participou de encontro regional em Nova Mamoré.

Suprapartidário
Com o Movimento Suprapartidário Pró Acir Gurgacz já em andamento, formado por representantes de partidos alinhados a coalizão formada e crescendo muito com adesões em todo o estado, a pré-candidatura do pedetista vai empinando. O movimento já colhe subsídios para o seu discurso de lançamento e seu programa de governo. As convenções estão aí. O tempo urge.

Fogaça nas paradas
O ex-vereador Everaldo Fogaça – que diga-se de passagem foi um edil atuante e conhece como poucos a cidade de Porto Velho – agora se volta à disputa de uma cadeira a Assembléia Legislativa pelo PTC do seu amigo Jair Montes. De oposição ao prefeito Hildon Chaves, Fogação virou a casaca e agora é situação. Se a gestão de Hildon melhorar sua performance, ele pode se dar bem. Ao contrário pode levar no coco.

Via Direta
***Mesmo com as atenções voltadas para a Copa do Mundo as articulações políticas seguem visando a celebração de alianças em Rondônia *** Mas segue na terrinha um terreno pantanoso, um cenário repleto de indefinições e incógnitas *** Com mais uma troca de secretário de Saúde o prefeito Hildon Chaves (PSB) aposta na melhoria do setor tão abalado nos últimos anos *** Trata-se de um verdadeiro calcanhar de Aquiles na sua gestão.   

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 12 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha está fazendo jogo de cena para acomodar seu grupo político.

Marcos Rocha está fazendo jogo de cena para acomodar seu grupo político.

Para funcionarA longamente esperada COP30 passou longe de concretizar as melhores expectativas, que seriam definir um prazo final para cessar a des

As lideranças políticas soltam balões de ensaio e pesquisas fajutas para influenciar o eleitorado

As lideranças políticas soltam balões de ensaio e pesquisas fajutas para influenciar o eleitorado

Veias abertasOs rios, para uma floresta, são como veias que irrigam um corpo. Nesse caso, o projeto que cria o Programa Rios Livres da Amazônia busc

É previsível uma renovação dos quadros da bancada da Câmara Federal em Rondônia

É previsível uma renovação dos quadros da bancada da Câmara Federal em Rondônia

Mico não votaA escritora Clarice Lispector encantou seus leitores formulando frases que os fazem refletir: “Todo momento de achar é um perder-se a s

Rondônia é objeto de grandes e sensacionais reviravoltas na política

Rondônia é objeto de grandes e sensacionais reviravoltas na política

Meio ambiente em disputa  O que a Amazônia pode esperar para 2026? A julgar pelo que aconteceu em 2025, com a tão sonhada realização da COP30 dando

Gente de Opinião Segunda-feira, 12 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)