Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Mosquini comanda o MDB - PT quieto - Ivo Cassol começou a renovação - Amazônia em debate


Mosquini comanda o MDB -    PT quieto - Ivo Cassol começou a renovação - Amazônia em debate - Gente de Opinião

Amazônia em debate

A sensação de que o crime avança sobre a Amazônia, comprometendo o meio ambiente e estressando as comunidades, soma-se ao mar de notícias negativas que correm mundo a respeito da região. É uma percepção oposta à que deveria ser cultivada com entusiasmo: o imenso potencial do desenvolvimento sustentável.

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio diz que a Amazônia deveria estar vivendo euforia, não depressão. Sua imensidão de recursos naturais deveria assegurar por si só a euforia. Em recente visita à Amazônia, o vice-presidente Mourão reforçou um item que poderá produzir a euforia pretendida: um modelo que privilegie o valor agregado.

A iniciativa de desenvolver a Amazônia teve o pecado original da ditadura: o desprezo ao debate. A intenção era correta, mas o modelo não veio da discussão sobre como aproveitar melhor o potencial. Com democracia há três décadas, não há mais desculpas para erros e distorções.

Bom debate, governo ágil e população livre da destrutiva polarização que desune, será possível contemplar todos os interesses legítimos, sem exclusões. É hora de agir, mas minutos preciosos serão perdidos mantendo a desunião nacional cevada pelos radicalismos ideológicos.

...........................................

Mosquini comanda

 Com apoio do senador Confucio Moura, o deputado federal Lucio Mosquini – já atuando como coordenador da bancada federal de Rondônia - esta assumindo o comando do Diretório Estadual do MDB de Rondônia. O ex-senador Valdir Raupp, com a recente derrota e enrascado com a justiça deixou o comando da legenda. Rei morto, rei posto!

A renovação

 Por sua vez o PP de Ivo Cassol, que tem a mana Jaqueline no comando estadual, começou a renovação dos diretórios municipais tendo em vista as eleições do ano que vem. O objetivo da legenda é contar com candidatos tops nos principais pólos regionais do estado visando o fortalecimento da sigla enfraquecida desde a condenação do ex-governador.

È prioridade

 O PDT rondoniense já firmou o pé e terá candidaturas próprias em Porto Velho e Ji-Paraná em 2020. A legenda dará o pontapé inicial para as eleições municipais do ano que vem, com um grande encontro estadual no próximo dia 1 de junho em Ji-Paraná, na região central do estado. O senador Acir Gurgacz, presidente regional, enfatizou a importância deste pontapé inicial.  

Novo, acéfalo?

 O Novo rondoniense ficou quase acéfalo com a saída da sua liderança mais promissora, Vinicius Miguel que se bandeou para o Cidadania, ex-PCB e ex-PPS, liderado nacionalmente por Roberto Freire. Vinicius ganhou de presente o comando do Cidadania e garante com isto legenda para disputar a prefeitura de Porto Velho num partido que tem acesso ao fundo partidário, algo condenado pelo Novo.

   PT quieto

   E o PT continua quietinho da silva, depois de ser surrado nas urnas nos últimos pleitos. quase virando pó. Até o cacique Roberto Sobrinho, destacada liderança rondoniense do partido de Lula, anda com o facho baixo. Mas pelo menos o PT assume o desgaste da legenda no osso do peito, ao contrário do DEM e do PSDB e outras siglas que trocaram - e continuam querendo trocar de nome novamente.

 

Via Direta

*** As queixas se avolumam no INSS pelo Brasil afora com tantos pedidos de aposentadorias encalhados *** Pouca coisa funciona na gestão Bolsonaro, conturbada por brigas internas e desgastes provocados pelos filhos do mandatário brasileiro *** Segue a revisão do Plano Diretor de Porto Velho *** Como tratar o aumento da expansão urbana é um baita desafio, já que a cidade espicha muito na Zona Leste e as margens da BR 319, depois da ponte do madeirão *** E como ficará a siuação dos distritos arrasados pelas enchentes de 2014?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia é objeto de grandes e sensacionais reviravoltas na política

Rondônia é objeto de grandes e sensacionais reviravoltas na política

Meio ambiente em disputa  O que a Amazônia pode esperar para 2026? A julgar pelo que aconteceu em 2025, com a tão sonhada realização da COP30 dando

Marcos Rocha não tem controle do União Brasil e se sente inseguro

Marcos Rocha não tem controle do União Brasil e se sente inseguro

Os sósias do presidente Uma fake news frequente – e também a mais ridícula – é que o presidente Lula morreu antes das eleições presidenciais e um s

Grande parte dos políticos rondonienses projetando suas esposas nas pelejas em 2026

Grande parte dos políticos rondonienses projetando suas esposas nas pelejas em 2026

Morto-vivoUma das ideias mais fortes do desenvolvimento capitalista é que os eficientes prevalecem e os ineficientes desaparecem. No entanto, há uma

Sérgio Gonçalves, Luana Rocha e Sandro dependem da renúncia de Marcos Rocha

Sérgio Gonçalves, Luana Rocha e Sandro dependem da renúncia de Marcos Rocha

Uma biofábrica Uma das publicações mais respeitáveis do campo científico em todo o mundo, a revista Nature incluiu o cientista brasileiro Luciano M

Gente de Opinião Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)