Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Lentes embaçadas + Nos bastidores de Daniel Pereira + Cabeça de chapa + Teúdas e manteúdas


Lentes embaçadas + Nos bastidores de Daniel Pereira + Cabeça de chapa + Teúdas e manteúdas - Gente de Opinião

Lentes embaçadas

Pode-se acusar o governo de testar os limites da lei, explorar divergências no STF, entregar as reformas ao Centrão e voltar atrás em muitas decisões, mas depois de um ano seria insensato afirmar que não é uma gestão democrática.

Na democracia, os governos agem sobre pressão. Por ela se adiou a transferência da embaixada do Brasil para Jerusalém, a China passou a ser amiga e um megalômano nazista caiu. Agora, ao chamar para a cultura uma atriz que combateu a ditadura e criar a Força Nacional Ambiental idealizada no governo Dilma, o governo inicia o segundo ano com gestos mais amplos, sem polarização. Criar o Conselho da Amazônia, enfim, é o resultado máximo da maior pressão, concentrada no setor ambiental.

O mundo está de mal com o Brasil por erros diplomáticos e más ações ambientais. A Amazônia deveria ser o eixo da afirmação do Brasil perante o mundo, a melhor solução para os mais graves problemas da humanidade. Um acúmulo de erros levou à impressão de que os brasileiros matam índios e acendem tições para incendiar a floresta. Ora, quem faz isso são criminosos. Não o povo, nem o governo.

Com o Conselho da Amazônia entregue a um velho amigo da Amazônia, o vice-presidente Hamilton Mourão, há finalmente um caminho aberto para a substituição das lentes embaçadas com que o mundo ainda enxerga o Brasil.

.......................................................

Nos bastidores

Rola nos bastidores que o Solidariedade, liderado no estado pelo ex-governador Daniel Pereira e ex-cassolistas sequer conseguiu fechar chapa de candidatos a vereança com 32 postulantes na capital.  Por isto, Pereirinha estaria assediando nomes de outras legendas, algumas de ex-aliados como o PSB e PDT. No entanto, se o partido não assumir candidatura própria a prefeito estará desde já prejudicando a nominata a vereança, com seus candidatos jogados aos leões e com poucas chances de emplacar vereadores.

Cabeça de chapa

 Começaram as primeiras tratativas para a Frente de Esquerda colocar nas ruas de Porto Velho uma postulação competitiva, em coalizão, ao prédio do relógio ante o prefeito Hildon Chaves (PSDB), o deputado federal Leo Moraes (Podemos),o deputado federal Mauro Nazif (PSB) e o zebrão da vez, Vinicius Miguel (Cidadania). A questão crucial é que ninguém quer sacrificar a cabeça de chapa e com isto tudo pode voltar tudo à estaca zero como em pleitos anteriores.

Esquema tático

A mesma tática, de fingir que não é candidato, de que que está cheio de dúvidas, que já desistiu, que só vai decidir a questão da candidatura nas vésperas das convenções do meio de o ano é usada pelos nomes de ponteira na capital, Hildon Chaves (PSDB) e Leo Moraes (Podemos). Só que a mobilização política de ambos desmente o teatrinho, cujo enredo indica ser de autoria do fantástico cineasta Cebolinha. Mais adiante não vão conseguir negar e aí o pau vai cantar no lombo. A concorrência já está armada até os dentes.

Os esforços

Inegavelmente o prefeito Hildon Chaves (PSDB) tem desenvolvido esforços para  reavivar o centro histórico de Porto Velho. A transferência para o prédio do relógio, pavimentação recauchutada no Cai N’Agua, a  reinauguração do mercado cultural, a urbanização do orla do madeira com inauguração prevista em julho. Mas ainda falta muito para recuperar um comércio caindo pelas tabelas na av. Sete de Setembro.  Combater as cracolândias é imperativo no centro antigo. A vida noturna não é mais a mesma nas avenidas Pinheiro Machado, Carlos Gomes, Calama etc.

Teúdas e manteúdas

Que as esposas dos políticos, barões da soja, e da goldensoçaite reforcem suas paliçadas ante o inimigo! Seus maridos estão sob ataque das gatinhas que já proliferam em determinados órgãos públicos. Muitas delas foram bem sucedidas nos últimos dois anos e até os quase sexagerários foram feitos de “patos” estimulando as coleguinhas a novas investidas nos endinheirados. Ex-deputados já perderam eleições e outros políticos seguem o mesmo caminho. Respeitar a família é imperativo na política.

 

Via Direta

*** O Shopping dos Gonçalves atrasou, mas a unidade supermercadista faz sucesso na Zona Leste *** O ramo tem crescido muito na capital e o Grupo Oliveira está inaugurando mais uma unidade na região do Esperança da Comunidade ***Aumentam os escândalos envolvendo padres pedófilos e pastores evangélicos vigaristas. É coisa de louco. Aonde vamos parar? *** Janeiro vai acabando e não vai deixar saudades para o comércio lojista na capital. Foi um mês paradão, conforme os queixosos *** Os aposentados do Iperon mal-acostumados a receber nos dias 20 a 22 a cada mês, em janeiro reclamaram do “atraso”. Os pés na cova ficaram irritados pois a grana só saiu dia 28 *** E um político moralista deixou a esposa e juntou os trapos com uma carnavalesca que já está prenha. A ex-se arma agora com  garras, unhas e dentes contra o agora inimigo. Se  o cara for candidato a prefeito estará frito!    

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lingua solta, a rota das drogas e o garimpo por lideranças

Lingua solta, a rota das drogas e o garimpo por lideranças

Língua soltaBolsonaro passou muita vergonha por falar sem pensar no que dizia, como “podemos viver sem oxigênio”. Lula também peca por deslizes verb

Chapas competitivas e o cavalo de tróia

Chapas competitivas e o cavalo de tróia

Precisa funcionarAplaudida por pessoas que sofrem diariamente o drama de conviver com o crime organizado, a matança promovida no Rio de Janeiro com

Os casais estão proliferando na atividade política em Rondônia

Os casais estão proliferando na atividade política em Rondônia

Era esticadaA realidade desmente os profetas apocalípticos. O catastrofismo que calculava o fim do mundo até o ano 2000 hoje é visto como tão ridícu

O PL de Rondônia deverá receber parlamentares estaduais e federais egressos do União Brasil e outras siglas.

O PL de Rondônia deverá receber parlamentares estaduais e federais egressos do União Brasil e outras siglas.

Mais ciência, menos medoO cometa 3I/Atlas ainda será objeto de muitos estudos científicos, mas desde que foi identificado pela primeira vez, por um

Gente de Opinião Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)