Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Lampião já foi atração em Santo Antônio


Lampião já foi atração em Santo Antônio - Gente de Opinião
Inscrições antigas na paredes do então presídio situado em Santo Antônio

Além de histórias de assombrações, de fugas e de mistério, a Ilha de Santo Antônio, desterro e cárcere dos fora-da-lei de Rondônia até o final dos anos 70, reserva nos seus quase dois hectares de superfície, uma atração atual para os visitantes: um cão  habituado a atravessar o caudaloso Rio Madeira a nado. É o cachorro Lampião, um verdadeiro atleta!

Gente de Opinião“Lampião”, mora na ilha do presídio, onde estaria enterrado o tesouro do presidiário Curicão. Na semana passada pelo menos meia dúzia de pessoas buscavam pistas da lata de ouro em pó enterrada na ilha há quase três décadas.

Seu  Amazonas, dono de Lampião confirma a lenda do tesouro. Ele ainda possui mais dois cachorros “Xerife” e o “Surubim”. O último, ao contrário dos seus “colegas” tem horror a natação.

Seu Amazonas é agricultor e diz que seus cachorros ajudam muito na segurança da ilha fantasma “pois qualquer movimento estranho eles logo latem e fazem barulho para chamar atenção”. Também são importantes nas caçadas e pescarias.  Conta seu Amazonas que seu cachorro nadador Lampião recentemente capturou uma capivara barranco abaixo, se embolando com o animal Rio Madeira abaixo. “Mas a capivara foi mais esperta e fugiu deixando nosso herói Lampião no redemoinho do rio”, conta. 

                         Lampião já foi atração em Santo Antônio - Gente de Opinião

                             Lampião já foi atração em Santo Antônio - Gente de Opinião

                             Lampião já foi atração em Santo Antônio - Gente de Opinião

Fonte: Carlo Sperança - Fotos: Serginho / Gentedeopinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Esta briga cenográfica entre o governador Marcos Rocha e seu vice-governador Sergio Gonçalves vai se arrastando

Esta briga cenográfica entre o governador Marcos Rocha e seu vice-governador Sergio Gonçalves vai se arrastando

Cientistas se manifestamProtestar contra guerras e injustiças em redes sociais produz algum resultado ou é só o direito de espernear? Lula não read

Lingua solta, a rota das drogas e o garimpo por lideranças

Lingua solta, a rota das drogas e o garimpo por lideranças

Língua soltaBolsonaro passou muita vergonha por falar sem pensar no que dizia, como “podemos viver sem oxigênio”. Lula também peca por deslizes verb

Chapas competitivas e o cavalo de tróia

Chapas competitivas e o cavalo de tróia

Precisa funcionarAplaudida por pessoas que sofrem diariamente o drama de conviver com o crime organizado, a matança promovida no Rio de Janeiro com

Os casais estão proliferando na atividade política em Rondônia

Os casais estão proliferando na atividade política em Rondônia

Era esticadaA realidade desmente os profetas apocalípticos. O catastrofismo que calculava o fim do mundo até o ano 2000 hoje é visto como tão ridícu

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)