Sexta-feira, 17 de setembro de 2010 - 08h55
O governador João Cahulla (PPS), alavancado pelo voto rural e pelo apoio do ex-governador Ivo Cassol, caminha a passos largos para o segundo turno – todas evidências apontam para um pleito em dois turnos no estado -, já embolado na ponteira com o candidato da aliança Confúcio Moura (PMDB). Ele é a grande surpresa do pleito 2010 e protagoniza uma verdadeira reviravolta, já que há dois meses patinava em menos de 10 por cento de intenções de votos e era alvo até de piadas dentro da própria base aliada.
Na oposição, o ex-prefeito de Ariquemes, Confúcio Moura (PMDB) vai garantindo um lugar no segundo turno e já é beneficiado pelo voto útil na oposição, mantendo uma curva ascendente nas últimas semanas. Moura lidera com grande vantagem nas regiões do Vale do Jamari e Bacia Leiteira e pontua muito bem na capital.
Na reviravolta de Cahula, chama a atenção a liderança adquirida na Ponta do Abunã e na região ribeirinha de Porto Velho. O governista já embolou na própria capital com Confúcio Moura e Eduardo Valverde, o que é uma verdadeira façanha.
As novas sondagens vão ratificando a última pesquisa Ibope – objeto de dúvidas e chiadeira na capital – com João Cahulla na liderança embolado com Confúcio e Expedito. Mas de lá para cá, o tucano despencou de vez.
As cartas de cada um
O governador Cahulla conta com boas cartas para o segundo turno. Continua em curva ascendente e é o candidato que mais cativa os votos dos indecisos, além de pescar boa parte do eleitorado do concorrente, o ex-aliado, o senador cassado Expedito Júnior. Se continuar subindo como ocorreu nas últimas semanas, ameaça chegar em 3 de outubro com uma vantagem folgada.
Já, seu concorrente direto, Confúcio Moura (PMDB), terá na próxima etapa o apoio do PT de Eduardo Valverde, Roberto Sobrinho e Fátima Cleide e uma penca de legendas, numa grande coalizão suprapartidária. No segundo turno também terá angariado todo apoio de Dilma Roussef, que ameaça ganhar o Palácio do Planalto em turno único, Lula e cia. Tudo isso poderá fazer a diferença a favor do peemedebista que tem reforçado a campanha em Porto Velho.
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A prática das rachadinhas é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas
Gol científico Muitos gols na reta final do Campeonato Brasileiro, com os clubes buscando se qualificar para milionárias competições internacionais

Governador Marcos Rocha deve concluir seu mandato, desistindo do Senado
Pílulas de vidaPara a surpresa geral, uma empresa de tecnologia da China anunciou que trabalha para estender a vida humana até 150 anos. Contraria

Troca-troca, asas aparadas e a caravana esperança
Tudo a seu tempo Como nada escapa, estava claro que a COP30 também não conseguiria escapar da polarização. Nacionalismo x globalismo, lulismo x ant

Marcos Rocha está bem indeciso quanto as suas alianças para as eleições
Comida não é petróleoOs negacionistas do clima, aliados aos interesses da vasta rede de extração, produção e comércio de combustíveis fósseis, cons
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)