Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

João Cahulla cresce, destrona Junior e embola com Confúcio


João Cahulla cresce, destrona Junior e embola com Confúcio - Gente de Opinião 

O governador João Cahulla (PPS), alavancado pelo voto rural e pelo apoio do ex-governador Ivo Cassol, caminha a passos largos para o segundo turno – todas evidências apontam para um pleito em dois turnos no estado -, já embolado na ponteira com o candidato da aliança Confúcio Moura (PMDB). Ele é a grande surpresa do pleito 2010 e protagoniza uma verdadeira reviravolta, já que há dois meses patinava em menos de 10 por cento de intenções de votos e era alvo até de piadas dentro da própria base aliada.

Na oposição, o ex-prefeito de Ariquemes, Confúcio Moura (PMDB) vai garantindo um lugar no segundo turno e já é beneficiado pelo voto útil na oposição, mantendo uma curva ascendente nas últimas semanas. Moura lidera com grande vantagem nas regiões do Vale do Jamari e Bacia Leiteira e pontua muito bem na capital.

Na reviravolta de Cahula, chama a atenção a liderança adquirida na Ponta do Abunã e na região ribeirinha de Porto Velho. O governista já embolou na própria capital com Confúcio Moura e Eduardo Valverde, o que é uma verdadeira façanha.

As novas sondagens vão ratificando a última pesquisa Ibope – objeto de dúvidas e chiadeira na capital – com João Cahulla na liderança embolado com Confúcio e Expedito. Mas de lá para cá, o tucano despencou de vez.

 


João Cahulla cresce, destrona Junior e embola com Confúcio - Gente de OpiniãoAs cartas de cada um

O governador Cahulla conta com boas cartas para o segundo turno. Continua em curva ascendente e é o candidato que mais cativa os votos dos indecisos, além de pescar boa parte do eleitorado do concorrente, o ex-aliado, o senador cassado Expedito Júnior. Se continuar subindo como ocorreu nas últimas semanas, ameaça chegar em 3 de outubro com uma vantagem folgada.

Já, seu concorrente direto, Confúcio Moura (PMDB), terá na próxima etapa o apoio do PT de Eduardo Valverde, Roberto Sobrinho e Fátima Cleide e uma penca de legendas, numa grande coalizão suprapartidária. No segundo turno também terá angariado todo apoio de Dilma Roussef, que ameaça ganhar o Palácio do Planalto em turno único, Lula e cia. Tudo isso poderá fazer a diferença a favor do peemedebista que tem reforçado a campanha em Porto Velho.


 

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma vida sem café e Redano com o pé na estrada

Uma vida sem café e Redano com o pé na estrada

Uma vida sem caféCom surpresa, depois de eleger Donald Trump para mais um mandato, em clara resposta ao enfraquecimento dos EUA perante o avanço da

Noiva cobiçada, apoio Divino e o calendário eleitoral

Noiva cobiçada, apoio Divino e o calendário eleitoral

Reis da espionagemDepois de d. João VI, o rei que temia e suspeitava de todos, o caso mais bizarro de espionagem em um governo se deu no estranho c

Estamos encerando o ano de 2025 com um cenário dos mais nebulosos na política

Estamos encerando o ano de 2025 com um cenário dos mais nebulosos na política

Muda tudoAs teorias científicas e as pregações religiosas que anunciavam o fim do mundo ou pelo menos graves consequências decorrentes do descuido c

Controle partidário: Marcos Rocha não tem o controle do União Brasil

Controle partidário: Marcos Rocha não tem o controle do União Brasil

Aqui e no espaçoCom os olhos do mundo voltados para o que vai resultar da COP30, cresce a sensação de que os avisos apocalípticos dos ativistas cli

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)