Sábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

João Cahulla cresce, destrona Junior e embola com Confúcio


João Cahulla cresce, destrona Junior e embola com Confúcio - Gente de Opinião 

O governador João Cahulla (PPS), alavancado pelo voto rural e pelo apoio do ex-governador Ivo Cassol, caminha a passos largos para o segundo turno – todas evidências apontam para um pleito em dois turnos no estado -, já embolado na ponteira com o candidato da aliança Confúcio Moura (PMDB). Ele é a grande surpresa do pleito 2010 e protagoniza uma verdadeira reviravolta, já que há dois meses patinava em menos de 10 por cento de intenções de votos e era alvo até de piadas dentro da própria base aliada.

Na oposição, o ex-prefeito de Ariquemes, Confúcio Moura (PMDB) vai garantindo um lugar no segundo turno e já é beneficiado pelo voto útil na oposição, mantendo uma curva ascendente nas últimas semanas. Moura lidera com grande vantagem nas regiões do Vale do Jamari e Bacia Leiteira e pontua muito bem na capital.

Na reviravolta de Cahula, chama a atenção a liderança adquirida na Ponta do Abunã e na região ribeirinha de Porto Velho. O governista já embolou na própria capital com Confúcio Moura e Eduardo Valverde, o que é uma verdadeira façanha.

As novas sondagens vão ratificando a última pesquisa Ibope – objeto de dúvidas e chiadeira na capital – com João Cahulla na liderança embolado com Confúcio e Expedito. Mas de lá para cá, o tucano despencou de vez.

 


João Cahulla cresce, destrona Junior e embola com Confúcio - Gente de OpiniãoAs cartas de cada um

O governador Cahulla conta com boas cartas para o segundo turno. Continua em curva ascendente e é o candidato que mais cativa os votos dos indecisos, além de pescar boa parte do eleitorado do concorrente, o ex-aliado, o senador cassado Expedito Júnior. Se continuar subindo como ocorreu nas últimas semanas, ameaça chegar em 3 de outubro com uma vantagem folgada.

Já, seu concorrente direto, Confúcio Moura (PMDB), terá na próxima etapa o apoio do PT de Eduardo Valverde, Roberto Sobrinho e Fátima Cleide e uma penca de legendas, numa grande coalizão suprapartidária. No segundo turno também terá angariado todo apoio de Dilma Roussef, que ameaça ganhar o Palácio do Planalto em turno único, Lula e cia. Tudo isso poderá fazer a diferença a favor do peemedebista que tem reforçado a campanha em Porto Velho.


 

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Buscando solução, mal negócio do deputado Lucio Mosquini e a onda de boatos

Buscando solução, mal negócio do deputado Lucio Mosquini e a onda de boatos

Bichos assustadosAs descobertas de espécies e produtos da natureza amazônica são uma novidade só para quem não vive não região. A sabedoria ancestr

Esta historinha do governador Marcos Rocha desistir de disputar o Senado, não colou

Esta historinha do governador Marcos Rocha desistir de disputar o Senado, não colou

Guinada lulistaQuando a rede MapBiomas revela que em 2024 a temperatura na Amazônia ficou 1,5 graus celsius acima da média dos últimos 40 anos, um

Pau cantando em cima de Paulo Moraes Filho e em Jaime Gazola

Pau cantando em cima de Paulo Moraes Filho e em Jaime Gazola

Taxa de repetiçãoMais que profetas, visionários ou instrumentos capazes de prever desastres ambientais, a escassez (e em consequência e elevação de

Vitória nacional e a força dos migrantes

Vitória nacional e a força dos migrantes

Vitória nacional Uma grande conquista é o mínimo que se pode dizer da criação da primeira registradora nacional de créditos de carbono do Brasil, a

Gente de Opinião Sábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)