Porto Velho (RO) terça-feira, 28 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Guerrilhas fakes + Uma prefeita? + Corrente migratória + As grávidas


Guerrilhas fakes + Uma prefeita? + Corrente migratória + As grávidas - Gente de Opinião

Guerrilhas fakes

Há um misto de ingenuidade com ignorância na ideia de que as fake news da guerrilha digital vão convencer os consumidores a aceitar produtos fora dos padrões de sustentabilidade, respeito aos povos da floresta e sanidade vegetal e animal.

A guerrilha dos disparos manobrados por algoritmos e robôs em redes sociais ainda engana milhões nas redes sociais. Seguirá fazendo vítimas enquanto perdurar a idade da pedra da inclusão digital, ainda em fase de deslumbramento caótico. Há danos sanáveis, como desmoralizar os políticos que disseminam falsidades, mas também irreparáveis, como o aumento da mortalidade por conta de dúvidas sobre as vacinas.

Negar, truncar informações e ofender cientistas que desenham cenários dantescos diante do descuido com a Amazônia é pura perda de tempo, considerando que os consumidores, representados pelas empresas que os abastecem, dispõem de ótimos instrumentos de autodefesa: clipes feitos com a compra de material seguro da melhor imprensa profissional e coletas de dados de alta precisão, como as visitas de especialistas treinados aos fornecedores, como faz a auditoria global DNV.

A balbúrdia criada pelos guerrilheiros digitais nos casos das queimadas, desmatamento e óleo no litoral foi tão desastrosa que além de ingenuidade e ignorância é maluquice achar que a técnica de negar e dar caneladas dará algum resultado útil.

.............................................

Jipa, 42 anos

O município de Ji-Paraná completa hoje 42 anos de emancipação política e administrativa. Com seus 130 mil habitantes é a segunda maior cidade do estado e, com uma trajetória vitoriosa, esta entre as dez mais importantes da região amazônica. Exemplo de dinamismo, de união política, ao longo dos anos a capital da BR tem obtido bons resultados com administrações exitosas no Paço Urupá. Conclui-se que time que esta ganhando não se troca.

Sete municípios

Até 1977, o então Território Federal de Rondônia contava apenas com os municípios de Porto Velho e Guajará Mirim. Um decreto presidencial criou no mesmo ano tambem os municípios de Ariquemes, Cacoal, Pimenta Bueno e Vilhena. Todos eles, exceto Pimenta Bueno, se tornaram os mais importantes polos regionais e integram um grupo seleto dos municípios do estado. Parabéns a todas as comunidades.

Uma prefeita?

Em épocas distintas as mulheres políticas em alta na capital não conseguiram emplacar mandatos na prefeitura de Porto Velho. O furacão Raquel Cândido chegou a ser considerada um nome de ponta ao meio dos anos 80. Fátima Cleide foi outro nome em evidência durante os anos dourados de Lula e do petismo.  Atualmente, de uma dúzia de pretendentes apenas duas representantes femininas são cogitadas: as vereadoras Cristiane Lopes (PP) e Elis Regina (PC do B).

Corrente migratória

O colunista esta comemorando quase quatro décadas de Rondônia. Só tenho a agradecer esta terra dadivosa e as oportunidades recebidas nesta trajetória. Sou fruto daquela corrente migratória que começou no RS, passou SC, PR (meu estado Natal), MT, MS e avançou para outros estados da Amazônia nos últimos anos criando novas cidades, incorporando migrantes rondonienses, como em Apui (AM), Colniza (MT), entre outras.

As grávidas

A substituição de penas privativas de liberdade por penas restritivas de direito para condenadas grávidas ou que possuam filhos com até seis anos de idade na data da sentença foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. O projeto inicial previa que a pena alternativa poderia ser aplicada independentemente da condenação, com contagem a partir da data do crime. O projeto ainda vai à votação no Senado e posteriormente remetida à Câmara dos Deputados para aprovação definitiva.

 

Via Direta

*** Bem relacionado com a cúpula nacional do MDB, o ex-senador Valdir Raupp segue mantendo o ex-prefeito de Porto Velho Tomás Correia no comando do Diretório Estadual *** Por conseguinte, ainda tem na mão o destino do poupudo fundo partidário da sigla no estado *** Com novas atrações e com a audiência subindo, o SGC volta no ano que vem com força total, com sua nova direção *** A vereadora Cristiane Lopes acredita que conseguirá manter sua candidatura à prefeitura de Porto Velho pelo PP com apoio da presidente regional Jaqueline Cassol *** Por conta disto já esta a cata de um vice para a peleja *** Por falar em vice, o prefeito Hildon Chaves voltou da Coréia e esta buscando outro vice para chamar de seu na eleição 2020 *** Nos bastidores se cogitam os nomes da própria Cristiane, Garçon e Marcelo Tomé *** Uma grande aliança está em fase de discussão para a postulação do ex-prefeito Mauro Nazif (PSB) a sucessão na capital. São pelo menos nove partidos conversando e alguns já assumindo compromisso.

 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Carlos Sperança

Gore, o pirralhão + Projeto definido do MDB + PSB com a maior bancada + Puro sangue

Gore, o pirralhão + Projeto definido do MDB + PSB com a maior bancada + Puro sangue

Gore, o pirralhãoNão se pode considerar o ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, um “pirralho”, embora defenda argumentos como os da jovem ativista su

Gore, o pirralhão + Uma debandada mo PSL + Mais deportados + MDB ativo

Gore, o pirralhão + Uma debandada mo PSL + Mais deportados + MDB ativo

Gore, o pirralhãoNão se pode considerar o ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, um “pirralho”, embora defenda argumentos como os da jovem ativista su

O gambá e a verdade + Boatos insistentes + Invasões de casas + As lambanças na ALE

O gambá e a verdade + Boatos insistentes + Invasões de casas + As lambanças na ALE

O gambá e a verdadeFatos surpreendentes sobre a Amazônia, muitos e frequentes, sequer são novidade para os povos da região. Perde-se tempo com inut

Vegetais e agricultura + Troca-troca de esposas por políticos + Vivaldo nas paradas

Vegetais e agricultura + Troca-troca de esposas por políticos + Vivaldo nas paradas

Vegetais e agriculturaDentre as boas notícias que fecharam 2019, uma das mais promissoras e salutares para a autoestima dos brasileiros, arrasada p