Porto Velho (RO) quinta-feira, 28 de maio de 2020
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Faltam cobradores + Reação tucana + Os rios voadores + Urrando, gente!


Faltam cobradores + Reação tucana + Os rios voadores + Urrando, gente! - Gente de Opinião

Faltam cobradores

No início da Operação Lava Jato, a população esperava que, além de presos, os corruptos devolveriam o que roubaram. Pouco foi recuperado, mas a presença do ministro Sergio Moro no governo ainda mantém aquela expectativa.

Com a volta da democracia, no fim dos anos 1980, os destruidores da Amazônia começaram a ser multados. A expectativa era que o castigo reduziria os crimes ambientais. No entanto, de R$ 75 bilhões em multas aplicadas de lá para cá, só 3,3% foram pagos. Quem paga são os pequenos, sem padrinhos na política e nas corporações. Por prevaricação de agentes do governo, poucos são multados e cobrados.

Não há sinais de que haja erros técnicos no listão dos 25 maiores desmatadores da Amazônia publicado pelo The Intercep, mas há uma suspeita: a de que muitos autuados, paguem ou não as multas, são apenas “laranjas” de interesses ocultos que pouco estão preocupados com as autuações, cobradas em litros e pagas em gotinhas.

A expectativa de que as multas poderiam dar um basta nos crimes ambientais deu em decepção: as atuais políticas de castigo à destruição não funcionam mesmo quando alguns criminosos são multados, presos e condenados. Ainda investigado, o Dia do Fogo teve indícios de que foi executado por gente que não liga a mínima para multas ou denúncias.

........................................................

Reação tucana

O PSDB reagiu a intensa movimentação do MDB projetando uma candidatura própria ao governo do estado desde o ano passado. Assim como o MDB de Confúcio está propagando a candidatura do deputado federal Lucio Mosquini (com base em Ouro Preto) ao governo de Rondônia, os tucanos estão projetando o senador aliado Marcos Rogério (DEM) ao CPA. É a antecipação da corrida sucessória 2020 que não deveria interessar a ninguém: fica mais cara e  desgastante. Fácil para os inimigos conspirar durante quatro anos.

Plano Diretor

Caberá ao Plano Diretor de Porto Velho, ainda a ser votado na Câmara de Vereadores ao longo do ano, definições importantes como a expansão urbana da municipalidade. A prefeitura proibiu a comercialização de terrenos na margem esquerda do Rio Madeira, ao longo da BR 319, tentando inibir as invasões e a especulação imobiliária. No entanto, os vivaldinos seguem descumprindo a lei e também a determinação do Ministério Público Ambiental com seguidas invasões transformadas em loteamentos.

Os rios voadores

O Sudeste tem sofrido desde o ano passado e segue com as consequências provocadas pelos rios voadores da Amazônia que se chocam com as frente frias vindas do sul do país. A chuvarada segue pelas nuvens causando graves prejuízos com as alagações, desmoronamentos e inundações em SP, RJ, ES e MG. Os governos estaduais não estão preparados para os desastres naturais e não recebem apoio necessário da esfera oficial para a contenção. Em anos passados também regiões do Paraná e Santa Catarina foram afetadas pelos rios voadores.

Urrando, gente!

Alguns fornecedores do governo estadual estão urrando. Alegam que não tem recebido em dia os pagamentos relativos a prestação de serviços e fornecimento de materiais de expediente para o CPA e respectivas secretarias. Não é muito diferente do que ocorreu nas gestões anteriores que até as coisas se encaixar demorou pelo menos uns dois anos. A queixa maior, no entanto, é que os que urram acusam os compadres da gestão atual com recebimentos em dia. Será?

Vai rolar a festa!

Os políticos  dos quase 50 partidos operando no País estão em festa. São bilhões já garantidos para os fundos partidários e mais outros tantos bilhões assegurados no Orçamento da União para emendas parlamentares impositivas que podem ser gastos de acordo com as conveniências dos políticos nas suas bases eleitorais. Vai rolar a festa. Alguns partidos, por exemplo, como o PSL, MDB, PP, PT, PSD, terão mais recursos que os outros devido a representatividade que mantém na Câmara dos Deputados

 Via Direta

*** A segurança pública entrou em colapso nos estados do Acre e no Amazonas. A coisa está incontrolável e os governadores prometem reagir as facções criminosas com ações intensas a partir de agora *** O presidente da Associação dos Cornos Pedro Soares está convocando os associados para sua campanha para suceder o prefeito Hildon Chaves *** Já está montando seu plano de governo. Vamos que vamos *** A expansão da construção civil em Porto Velho está gerando empregos, compensando as perdas ocorridas no comércio lojista no  abandonado centro histórico de Porto Velho *** Vem ai o carnaval e com ele teremos  dezenas de adolescentes previsivelmente “buchudas” na Maternidade Municipal até dezembro *** E as estradas rurais em Rondônia estão em petição de miséria, comprometendo o escoamento da produção agrícola *** Os prejuízos se acumulam. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Carlos Sperança

Errar até acertar + Vizinhança urra + Os barbudos + Nossas fronteiras

Errar até acertar + Vizinhança urra + Os barbudos + Nossas fronteiras

Errar até acertarHá um mar de notícias falsas sobre supostas curas milagrosas para a Covid-19. Tudo, na verdade, ainda está no campo da experimenta

Perguntas fundamentais + Sem parceria + As queimadas + O aparelhamento

Perguntas fundamentais + Sem parceria + As queimadas + O aparelhamento

Perguntas fundamentaisO professor Augusto Barreto Rocha se perguntou qual seria a agenda de ações para sairmos da crise e ele mesmo respondeu que n

Negar o pior + Crime hediondo + Recorde negativo + A quebradeira

Negar o pior + Crime hediondo + Recorde negativo + A quebradeira

Negar o piorA multiplicação de novas descobertas e inovações virou um rolo compressor que atropela o conservadorismo obscurantista. O obscurantismo,

Impasses permanecem + MDB com lideranças - A revitalização + Bolivia top

Impasses permanecem + MDB com lideranças - A revitalização + Bolivia top

Impasses permanecemAs novas lideranças políticas brasileiras atacaram tanto as antigas que parecia inviável qualquer entendimento entre elas. Assim