Porto Velho (RO) sábado, 28 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Embaralhando a sucessão


 Embaralhando a sucessão - Gente de Opinião

Embaralhando a sucessão

Três estratégias retardam as definições do quadro sucessório estadual em Rondônia. A primeira é do governador Confúcio Moura (PMDB) que chutou para março sua decisão; a segunda é do ex-governador, atual senador Ivo Cassol (PP) que impedido de concorrer deve indicar algum parente para a peleja, e a terceira é do “Frentão” que não diz – nem sob tortura - quem vai pilotar a forte coalizão oposicionista.

É da conveniência de Confúcio adiar sua definição. Se decidir já que é candidato a reeleição o pau começa a comer mais cedo, tornando sua administração um inferno. Já, Ivo Cassol é ladino como uma raposa felpuda e vai testando vários os nomes – Neodi de Oliveira, Maurão, a esposa  Dona Ivone e seu irmão César Cassol. Seu filho também deverá ser testado antes de julho para ver o que cola melhor. De todos, até agora Dona Ivone já nasceria - tanto por ser mulher como pelo fato de capilaridade eleitoral – sua melhor opção. Por isto ela é protegida como sua jóia para o pleito de outubro e já é requisitada para alianças com o PMDB e o PT.

No Frentão, os possíveis governadoraveis esperam as definições de Confúcio e Cassol, apostando nos erros das duas alianças. Expedito, por sua vez, já esta na pista com Moreira Mendes ao Senado. Mas quem promete lambança é o PMDB se juntando com o PT. 

Embaralhando a sucessão - Gente de Opinião

FONTE: JORNAL GAZETA DO POVO

Gente de Opinião Gente de Opinião

FONTE: JORNAL GAZETA DO POVO

A redemocratização

Lá se vão 30 anos do lançamento das Diretas Já que começou por Curitiba (12 de janeiro/1984) e São Paulo no marcante evento na Praça da Sé em 25 de janeiro. Em Porto Velho, o primeiro grande comício foi na Praça das Caixas D’Água. Tancredo Neves veio aqui com seu então jovem sobrinho Aécio Neves, hoje senador e presidenciável.

Gente de OpiniãoO ranking

No ranking nacional dos piores presídios brasileiros, o nosso famigerado Urso Branco esta em terceiro lugar, só perdendo para o presídio central de Porto Alegre e o Complexo Curado do Pernambuco, o antigo e mal afamado Aníbal Bruno. O Complexo de Pedrinhas, no Maranhão, mesmo com  quase meia dúzia de degolados  recentemente ainda não entrou na lista dos cinco piores.

Gente de OpiniãoBanho-maria

A política vai sendo tocada em banho-maria até o carnaval. Só depois temos promessas de decisões no quadro partidário. Mesmo assim o governador Confúcio Moura voltou mais cedo das férias e já percorre o estado. Na oposição quem vai se desdobrando – sem domingos e feriados – é o tucano Expedito Junior.
 

Embaralhando a sucessão - Gente de OpiniãoOs projetos

Mesmo morando fora do estado Fátima Cleide (PT) e Mariana Carvalho (PSDB) estão de olho no patrimônio eleitoral criado em Rondônia. Fátima ainda não se decidiu se disputa a peleja 2014, enquanto que Mariana cogita pleitear uma cadeira na Câmara dos Deputados. As fichas estão limpíssimas.

Gente de OpiniãoTroca-troca

O governador Confúcio Moura (PMDB) seguiu no final de semana fazendo consultas para a troca de alguns assessores do primeiro escalão que vão disputar cargos eletivos e que devem entregar as pastas até o final de janeiro. Alguns estão se fazendo de gatos mortos para deixar o governo da Cooperação somente no último prazo de desincompatibilização no final de março ou até mesmo no inicio de abril.

Via Direta

Embaralhando a sucessão - Gente de Opinião

*** Com baita desfaçatez os políticos fichas sujas já estão em campanha para eleger parentes nas eleições 2014 *** A cheia do rio Madeira causa grande preocupação nos Distritos de Calama e São Carlos, sofrendo forte processo de erosão causado pelo fenômeno das terras caídas *** Rondônia Debate, na rede TV, convidou o xerife Marcelo Bessa para a sabatina de quinta-feira.

Embaralhando a sucessão - Gente de Opinião


* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Carlos Sperança

O casaco da segurança + Cartas na manga de Marcos Rocha + Os macacos velhos da política

O casaco da segurança + Cartas na manga de Marcos Rocha + Os macacos velhos da política

O casaco da segurançaAs mães têm o hábito recorrente de recomendar aos filhos levar um casaco ao sair de casa. As mais precavidas de hoje exigem lev

Vozes amazônicas + Oposição fazendo as contas + Contagem regressiva + Seca severa

Vozes amazônicas + Oposição fazendo as contas + Contagem regressiva + Seca severa

Vozes amazônicasA interessante plataforma Amazônia Que Eu Quero, da Fundação Rede Amazônica, pergunta: “Qual a Amazônia que você quer para o futuro?

A Lei de Nobre + A cotação para o Senado + Disputa do CPA + Frente de Esquerda

A Lei de Nobre + A cotação para o Senado + Disputa do CPA + Frente de Esquerda

A Lei de NobreA Royal Society, instituição britânica que desde 1660 é a vanguarda do desenvolvimento científico da Terra, é formada por homens sábio

Armas na Amazônia + Como fica bolsonarismo? + Planalto escolheu Marcos Rocha

Armas na Amazônia + Como fica bolsonarismo? + Planalto escolheu Marcos Rocha

Armas na AmazôniaAo seu estilo sempre polêmico, com declarações que produzem grande efeito midiático, o presidente Jair Bolsonaro atribuiu à “famíli