Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Embaralhando a sucessão


 Embaralhando a sucessão - Gente de Opinião

Embaralhando a sucessão

Três estratégias retardam as definições do quadro sucessório estadual em Rondônia. A primeira é do governador Confúcio Moura (PMDB) que chutou para março sua decisão; a segunda é do ex-governador, atual senador Ivo Cassol (PP) que impedido de concorrer deve indicar algum parente para a peleja, e a terceira é do “Frentão” que não diz – nem sob tortura - quem vai pilotar a forte coalizão oposicionista.

É da conveniência de Confúcio adiar sua definição. Se decidir já que é candidato a reeleição o pau começa a comer mais cedo, tornando sua administração um inferno. Já, Ivo Cassol é ladino como uma raposa felpuda e vai testando vários os nomes – Neodi de Oliveira, Maurão, a esposa  Dona Ivone e seu irmão César Cassol. Seu filho também deverá ser testado antes de julho para ver o que cola melhor. De todos, até agora Dona Ivone já nasceria - tanto por ser mulher como pelo fato de capilaridade eleitoral – sua melhor opção. Por isto ela é protegida como sua jóia para o pleito de outubro e já é requisitada para alianças com o PMDB e o PT.

No Frentão, os possíveis governadoraveis esperam as definições de Confúcio e Cassol, apostando nos erros das duas alianças. Expedito, por sua vez, já esta na pista com Moreira Mendes ao Senado. Mas quem promete lambança é o PMDB se juntando com o PT. 

Embaralhando a sucessão - Gente de Opinião

FONTE: JORNAL GAZETA DO POVO

Gente de Opinião Gente de Opinião

FONTE: JORNAL GAZETA DO POVO

A redemocratização

Lá se vão 30 anos do lançamento das Diretas Já que começou por Curitiba (12 de janeiro/1984) e São Paulo no marcante evento na Praça da Sé em 25 de janeiro. Em Porto Velho, o primeiro grande comício foi na Praça das Caixas D’Água. Tancredo Neves veio aqui com seu então jovem sobrinho Aécio Neves, hoje senador e presidenciável.

Gente de OpiniãoO ranking

No ranking nacional dos piores presídios brasileiros, o nosso famigerado Urso Branco esta em terceiro lugar, só perdendo para o presídio central de Porto Alegre e o Complexo Curado do Pernambuco, o antigo e mal afamado Aníbal Bruno. O Complexo de Pedrinhas, no Maranhão, mesmo com  quase meia dúzia de degolados  recentemente ainda não entrou na lista dos cinco piores.

Gente de OpiniãoBanho-maria

A política vai sendo tocada em banho-maria até o carnaval. Só depois temos promessas de decisões no quadro partidário. Mesmo assim o governador Confúcio Moura voltou mais cedo das férias e já percorre o estado. Na oposição quem vai se desdobrando – sem domingos e feriados – é o tucano Expedito Junior.
 

Embaralhando a sucessão - Gente de OpiniãoOs projetos

Mesmo morando fora do estado Fátima Cleide (PT) e Mariana Carvalho (PSDB) estão de olho no patrimônio eleitoral criado em Rondônia. Fátima ainda não se decidiu se disputa a peleja 2014, enquanto que Mariana cogita pleitear uma cadeira na Câmara dos Deputados. As fichas estão limpíssimas.

Gente de OpiniãoTroca-troca

O governador Confúcio Moura (PMDB) seguiu no final de semana fazendo consultas para a troca de alguns assessores do primeiro escalão que vão disputar cargos eletivos e que devem entregar as pastas até o final de janeiro. Alguns estão se fazendo de gatos mortos para deixar o governo da Cooperação somente no último prazo de desincompatibilização no final de março ou até mesmo no inicio de abril.

Via Direta

Embaralhando a sucessão - Gente de Opinião

*** Com baita desfaçatez os políticos fichas sujas já estão em campanha para eleger parentes nas eleições 2014 *** A cheia do rio Madeira causa grande preocupação nos Distritos de Calama e São Carlos, sofrendo forte processo de erosão causado pelo fenômeno das terras caídas *** Rondônia Debate, na rede TV, convidou o xerife Marcelo Bessa para a sabatina de quinta-feira.

Embaralhando a sucessão - Gente de Opinião


* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha está fazendo jogo de cena para acomodar seu grupo político.

Marcos Rocha está fazendo jogo de cena para acomodar seu grupo político.

Para funcionarA longamente esperada COP30 passou longe de concretizar as melhores expectativas, que seriam definir um prazo final para cessar a des

As lideranças políticas soltam balões de ensaio e pesquisas fajutas para influenciar o eleitorado

As lideranças políticas soltam balões de ensaio e pesquisas fajutas para influenciar o eleitorado

Veias abertasOs rios, para uma floresta, são como veias que irrigam um corpo. Nesse caso, o projeto que cria o Programa Rios Livres da Amazônia busc

É previsível uma renovação dos quadros da bancada da Câmara Federal em Rondônia

É previsível uma renovação dos quadros da bancada da Câmara Federal em Rondônia

Mico não votaA escritora Clarice Lispector encantou seus leitores formulando frases que os fazem refletir: “Todo momento de achar é um perder-se a s

Rondônia é objeto de grandes e sensacionais reviravoltas na política

Rondônia é objeto de grandes e sensacionais reviravoltas na política

Meio ambiente em disputa  O que a Amazônia pode esperar para 2026? A julgar pelo que aconteceu em 2025, com a tão sonhada realização da COP30 dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)