Segunda-feira, 20 de janeiro de 2014 - 18h01
Embaralhando a sucessão
Três estratégias retardam as definições do quadro sucessório estadual em Rondônia. A primeira é do governador Confúcio Moura (PMDB) que chutou para março sua decisão; a segunda é do ex-governador, atual senador Ivo Cassol (PP) que impedido de concorrer deve indicar algum parente para a peleja, e a terceira é do “Frentão” que não diz – nem sob tortura - quem vai pilotar a forte coalizão oposicionista.
É da conveniência de Confúcio adiar sua definição. Se decidir já que é candidato a reeleição o pau começa a comer mais cedo, tornando sua administração um inferno. Já, Ivo Cassol é ladino como uma raposa felpuda e vai testando vários os nomes – Neodi de Oliveira, Maurão, a esposa Dona Ivone e seu irmão César Cassol. Seu filho também deverá ser testado antes de julho para ver o que cola melhor. De todos, até agora Dona Ivone já nasceria - tanto por ser mulher como pelo fato de capilaridade eleitoral – sua melhor opção. Por isto ela é protegida como sua jóia para o pleito de outubro e já é requisitada para alianças com o PMDB e o PT.
No Frentão, os possíveis governadoraveis esperam as definições de Confúcio e Cassol, apostando nos erros das duas alianças. Expedito, por sua vez, já esta na pista com Moreira Mendes ao Senado. Mas quem promete lambança é o PMDB se juntando com o PT.
FONTE: JORNAL GAZETA DO POVO
![]() |
![]() |
FONTE: JORNAL GAZETA DO POVO
A redemocratização
Lá se vão 30 anos do lançamento das Diretas Já que começou por Curitiba (12 de janeiro/1984) e São Paulo no marcante evento na Praça da Sé em 25 de janeiro. Em Porto Velho, o primeiro grande comício foi na Praça das Caixas D’Água. Tancredo Neves veio aqui com seu então jovem sobrinho Aécio Neves, hoje senador e presidenciável.
O ranking
No ranking nacional dos piores presídios brasileiros, o nosso famigerado Urso Branco esta em terceiro lugar, só perdendo para o presídio central de Porto Alegre e o Complexo Curado do Pernambuco, o antigo e mal afamado Aníbal Bruno. O Complexo de Pedrinhas, no Maranhão, mesmo com quase meia dúzia de degolados recentemente ainda não entrou na lista dos cinco piores.
Banho-maria
A política vai sendo tocada em banho-maria até o carnaval. Só depois temos promessas de decisões no quadro partidário. Mesmo assim o governador Confúcio Moura voltou mais cedo das férias e já percorre o estado. Na oposição quem vai se desdobrando – sem domingos e feriados – é o tucano Expedito Junior.
Os projetos
Mesmo morando fora do estado Fátima Cleide (PT) e Mariana Carvalho (PSDB) estão de olho no patrimônio eleitoral criado em Rondônia. Fátima ainda não se decidiu se disputa a peleja 2014, enquanto que Mariana cogita pleitear uma cadeira na Câmara dos Deputados. As fichas estão limpíssimas.
Troca-troca
O governador Confúcio Moura (PMDB) seguiu no final de semana fazendo consultas para a troca de alguns assessores do primeiro escalão que vão disputar cargos eletivos e que devem entregar as pastas até o final de janeiro. Alguns estão se fazendo de gatos mortos para deixar o governo da Cooperação somente no último prazo de desincompatibilização no final de março ou até mesmo no inicio de abril.
Via Direta
*** Com baita desfaçatez os políticos fichas sujas já estão em campanha para eleger parentes nas eleições 2014 *** A cheia do rio Madeira causa grande preocupação nos Distritos de Calama e São Carlos, sofrendo forte processo de erosão causado pelo fenômeno das terras caídas *** Rondônia Debate, na rede TV, convidou o xerife Marcelo Bessa para a sabatina de quinta-feira.
O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026
O Brasil mudouUm dos brasileiros mais respeitados em todo o mundo, o cacique Raoni disse em entrevista à imprensa internacional que vai pedir ao pr
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história
Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios
O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us