Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Eleições 2014: Partidos já começam a montar nominatas


Eleições 2014: Partidos já começam a montar nominatas - Gente de Opinião


Por Carlos Sperança

Com atenção ao prazo de desincompatibilização daqueles que ocupam cargos nas esferas federal, estadual e municipal – que vai até 5 de abril – os partidos políticos abrem 2014 já com os olhos voltados a formação de nominatas a Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados. A definição dos candidatos ao Senado e ao governo do estado deve ocorrer mais próximo das convenções partidárias que se encerram ao final do mês de julho.

Para a Assembléia Legislativa a maioria dos partidos mais estruturados – casos do PMDB, PT, PSDB, PT, PDT, PP, PSB, PSD, PV, PSDC e DEM projetam nominatas completas. Já no tocante as oito vagas da Câmara Federal que Rondônia tem direito, as legendas estão abrindo conversações para a formação de alianças. Neste momento, o PMDB se apresenta com a lista mais competitiva, reunindo nomes como os deputados Marinha Raupp e Amir Lando (a reeleição), do ex-deputado federal Lindomar Garçon e do secretário estadual Emerson Castro, entre outros nomes.Eleições 2014: Partidos já começam a montar nominatas - Gente de Opinião

Na disputa à Assembléia Legislativa, os atuais deputados desgastados com as últimas operações policiais devem enfrentar a concorrência de vereadores com asas crescidas, aqueles bem votados nas últimas eleições de 2012.  Na capital, tradicionalmente a Câmara de Vereadores emplaca três representantes como deputados por legislatura.

Num quadro geral, os parlamentares que se envolveram com a justiça e se transformaram em fichas sujas, projetam para 2014 o lançamento de parentes para continuar no poder. É a mesma estratégia do ex-presidente da Assembléia Legislativa Carlão de Oliveira que elegeu o filho Jean (PSDB). Assim sendo, o clã políticos dos irmãos Donadons  - os deputados  Natan e Marco Antonio estão presos -  prepara esposas, irmãos e sobrinhos para o pleito.

Com relação à disputa do governo do estado o fato novo, no final do ano passado, foi à formação do Frentão, colocando do mesmo lado lideranças políticas estaduais que até pouco tempo orbitavam na aliança governista do governo da Cooperação. Os grupos começam a se formar, mas as definições ameaçam se arrastar até pouco antes das convenções de julho. Na oposição, com medo de retaliações, no governo com receio de precipitar o processo sucessório com o atual governador Confúcio Moura alvo de ataques cerrados das forças antagonistas.                

.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Se Marcos Rocha fosse desistir, Luana e Sandro, seus familares, teriam paralisado suas campanhas

Se Marcos Rocha fosse desistir, Luana e Sandro, seus familares, teriam paralisado suas campanhas

A mandioca é nossaEm todos os setores, diariamente são comunicadas novas descobertas sobre a Amazônia. Isso não significa que só agora ocorrem desc

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista

Pregando no desertoA expressão vem da profecia de João Batista, em um tempo no qual as caravanas na Judeia concentravam pessoas para viagens cruzan

A candidatura do coronel Braguim ao governo de Rondônia começa a criar asas

A candidatura do coronel Braguim ao governo de Rondônia começa a criar asas

Diálogo de surdosOs presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, tiveram há pouco uma amistosa conversa por telefone. A imprensa amer

A prática das rachadinhas é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas

A prática das rachadinhas é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas

Gol científico Muitos gols na reta final do Campeonato Brasileiro, com os clubes buscando se qualificar para milionárias competições internacionais

Gente de Opinião Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)