Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Eleições 2014: Partidos já começam a montar nominatas


Eleições 2014: Partidos já começam a montar nominatas - Gente de Opinião


Por Carlos Sperança

Com atenção ao prazo de desincompatibilização daqueles que ocupam cargos nas esferas federal, estadual e municipal – que vai até 5 de abril – os partidos políticos abrem 2014 já com os olhos voltados a formação de nominatas a Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados. A definição dos candidatos ao Senado e ao governo do estado deve ocorrer mais próximo das convenções partidárias que se encerram ao final do mês de julho.

Para a Assembléia Legislativa a maioria dos partidos mais estruturados – casos do PMDB, PT, PSDB, PT, PDT, PP, PSB, PSD, PV, PSDC e DEM projetam nominatas completas. Já no tocante as oito vagas da Câmara Federal que Rondônia tem direito, as legendas estão abrindo conversações para a formação de alianças. Neste momento, o PMDB se apresenta com a lista mais competitiva, reunindo nomes como os deputados Marinha Raupp e Amir Lando (a reeleição), do ex-deputado federal Lindomar Garçon e do secretário estadual Emerson Castro, entre outros nomes.Eleições 2014: Partidos já começam a montar nominatas - Gente de Opinião

Na disputa à Assembléia Legislativa, os atuais deputados desgastados com as últimas operações policiais devem enfrentar a concorrência de vereadores com asas crescidas, aqueles bem votados nas últimas eleições de 2012.  Na capital, tradicionalmente a Câmara de Vereadores emplaca três representantes como deputados por legislatura.

Num quadro geral, os parlamentares que se envolveram com a justiça e se transformaram em fichas sujas, projetam para 2014 o lançamento de parentes para continuar no poder. É a mesma estratégia do ex-presidente da Assembléia Legislativa Carlão de Oliveira que elegeu o filho Jean (PSDB). Assim sendo, o clã políticos dos irmãos Donadons  - os deputados  Natan e Marco Antonio estão presos -  prepara esposas, irmãos e sobrinhos para o pleito.

Com relação à disputa do governo do estado o fato novo, no final do ano passado, foi à formação do Frentão, colocando do mesmo lado lideranças políticas estaduais que até pouco tempo orbitavam na aliança governista do governo da Cooperação. Os grupos começam a se formar, mas as definições ameaçam se arrastar até pouco antes das convenções de julho. Na oposição, com medo de retaliações, no governo com receio de precipitar o processo sucessório com o atual governador Confúcio Moura alvo de ataques cerrados das forças antagonistas.                

.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Hildon Chaves fazendo as contas e a representatividade eleitoral da capital

Hildon Chaves fazendo as contas e a representatividade eleitoral da capital

Trump assustaDepois da ação cinematográfica dos EUA de sequestrar Nicolás Maduro dentro do esconderijo mais protegido na Venezuela, o mesmo pode aco

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado

 A bandeira das TRsNossa bandeira jamais será vermelha, sem dúvida, mas “Brasil” significa madeira avermelhada, da cor da brasa. A ibirapiranga é só

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados

Olhar e verSe o conselho de olhar para os lírios do campo ensina que a natureza tem regras permanentes, olhar para as borboletas pode ensinar como a

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)