Porto Velho (RO) quinta-feira, 2 de julho de 2020
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Confúcio Moura (PMDB) será o sexto governante


Confúcio Moura (PMDB) será o sexto governante  - Gente de Opinião

Posse em janeiro

Com a fatiota pronta para a posse, dia 1º de janeiro, o governador eleito Confúcio Moura (PMDB) será o sexto governante a encarar o Palácio Presidente Vargas desde a criação do estado. Será o terceiro governador eleito pelo PMDB, que já teve por lá Jerônimo Santana e Valdir Raupp. Sem contar Ângelo Angelim, que foi governador nomeado em 85, que também era da legenda peemedebista.

 

Os governadores

Dos seis governadores eleitos pelo voto direto em Rondônia desde 1986, apenas Oswaldo Piana não foi prefeito. Jerônimo Santana (90) foi prefeito de Porto Velho; Valdir Raupp em Rolim de Moura; José Bianco em Ji-Paraná; Ivo Cassol em dose dupla (Rolim Moura) e agora Confúcio Moura (Ariquemes). Pelo que se vê, prefeito bem avaliado tem meio caminho andado para ser eleito governador. 

 

Curiosidades

Dos prefeitos eleitos governadores em Rondônia, a maioria foi prefeito em dose dupla em seus municípios, sendo que Ivo e Confúcio foram os grandes recordistas de reeleições com mais de 70 por cento dos votos. Por conseguinte, os dois – e mais o prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho ainda não teve o gostinho de comandar o estado, mas que anda de asas crescidas – inevitavelmente vão se trombar mais para frente em disputas, provavelmente já em 2014...Clique e Leia a coluna "Sem Papas Na Língua" do jornalista de Opinião Carlos Sperança.
 

 Fonte: Carlos Sperança - [email protected]
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   / Imagens da História 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Carlos Sperança

Máscara eterna + Só no lucro + Pau no favorito! + O beneficiário

Máscara eterna + Só no lucro + Pau no favorito! + O beneficiário

Máscara eternaOs satélites mostram uma escura e grossa nuvem de poeira se deslocando da África em direção à América do Sul. Ao contrário do novo co

Políticas de estado + A revanche + No interior + Os confrontos

Políticas de estado + A revanche + No interior + Os confrontos

Políticas de estadoEm um ano e meio de governo Bolsonaro, o balanço mais óbvio verificado é que as crises, os erros graves, a má imagem e as defici

Evitar o que prejudica + Grave ameaça + A influência + Tamborim

Evitar o que prejudica + Grave ameaça + A influência + Tamborim

Evitar o que prejudicaA desastrosa diplomacia “ideológica” e “antiglobalista” do governo brasileiro ameaça destroçar a economia no mesmo nível da p

Prevenir ou remediar + A movimentação + As inaugurações + Coisa de louco!

Prevenir ou remediar + A movimentação + As inaugurações + Coisa de louco!

Prevenir ou remediarA piora na expansão dos incêndios na floresta, no curso das últimas décadas, passou a ser sentida a partir da explosão urbana.