Terça-feira, 26 de outubro de 2010 - 09h50
Faltando cinco dias das eleições do segundo turno, o governador João Cahulla (PPS) aumenta os ataques ao candidato da oposição Confúcio Moura (PMDB), enquanto aposta suas cartas na capital, onde concentra esforços, anunciando um verdadeiro pacote de bondades. Entre as obras anunciadas estão um pronto socorro para a Zona Leste – onde estão concentrados os bairros operários Tancredo, JK, Mariana, São Francisco e Marcos Freire – e o asfaltamento da estrada Porto Velho - São Carlos (beneficiando os ribeirinhos e colônias densamente povoadas onde teve seu melhor desempenho sobre o rival)
Em vantagem, pela vitória no primeiro turno, estabelecendo uma diferença de quase 50 mil votos, o peemedebista Confúcio Moura vai catimbando o jogo, evitando ataques ao adversário e trabalhando com estratégias regionais para concretizar sua vitória, como ocorreu em Guajará-Mirim, no final de semana, onde anunciou um plano emergencial para reativar a economia debilitada do Vale do Guaporé, na fronteira com a Bolívia.
Bem situado perante o eleitorado rural, o governador João Cahulla teve suas maiores derrotas em 3 de outubro em Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná e Vilhena. Já, o candidato da oposição perdeu na maioria dos pequenos municípios, onde a influência governamental é maior.
Embora todas as pesquisas apontem uma vitória com boa vantagem do candidato da coalizão oposicionista, o governador João Cahulla garante que vai reverter a tendência. Para tanto, trabalha em duas frentes: de um lado o ex-governador Ivo Cassol comanda carreatas e comícios pelo interior, de outro Cahulla cencentra esforços na capital nos últimos dias de campanha.
Mais organizada
Mais organizada na temporada, a oposição que apanhou dos governistas nos últimos dois pleitos esta emplacando além de uma possível vitória ao governo estadual, maioria na Assembléia Legislativa projetando a eleição do próximo presidente daquela Casa de leis. Na bancada federal rondoniense, a oposição tem dois senadores e quatro deputados federais. Abriga o senador mais votado de todos os tempos e a deputada federal mais votada, o casal Raupp.
A expectativa nos meios políticos regionais é que o candidato da oposição amplie a vantagem do primeiro turno nas eleições de domingo. Na capital, por exemplo, numa média de pesquisas recentes, se pode projetar uma diferença de até 60 mil votos em favor de Confúcio sobre o adversário situacionista.
![]() |
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Sábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Os casais estão proliferando na atividade política em Rondônia
Era esticadaA realidade desmente os profetas apocalípticos. O catastrofismo que calculava o fim do mundo até o ano 2000 hoje é visto como tão ridícu

Mais ciência, menos medoO cometa 3I/Atlas ainda será objeto de muitos estudos científicos, mas desde que foi identificado pela primeira vez, por um

Sergio Gonçalves precisa se decidir. É um candidato da situação ou da oposição?
Tropeço em TrumpExperimento iniciado em 2019, há muita curiosidade em torno dos resultados do envio ao espaço de minicérebros – estruturas que sint

A escassez de mão de obra na construção civil está encarecendo os preços de mão de obra
A insegurança públicaOs políticos demagogos usam a indignação retórica sobre a insegurança pública para se reeleger aos cargos conquistados. Promet
Sábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)