Porto Velho (RO) quinta-feira, 3 de dezembro de 2020
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Acir Gurgacz carrega no seu DNA o pioneirismo do seu pai


Evitar novas tragédias

Em seu discurso, durante a sessão especial realizada pela Assembléia Legislativa em Buritis para discutir os problemas relacionados ao agravamento dos conflitos agrários nas comunidades de Minas Nova, Rio Pardo e Bom Futuro, povoados que eclodiram nos anos 80 dentro da reserva nacional, o deputado Eurípedes Lebrão (PTN-São Francisco) lembrou a necessidade de um esforço conjunto entre a União e o estado para serem evitados confrontos como os ocorridos no passado em Corumbiara (Rondônia) e Carajás (no Pará), que redundaram em matanças, com expressivo numero de vítimas.

Não é de hoje que os entreveros pela terra tiveram que ser administrados por tropas federais na Reserva Nacional e os deputados citam que o modus operandi, com a utilização de policiais, já levou a batalhas sangrentas em muitos enfrentamentos. Também foram citadas outras comunidades que precisam ser beneficiadas por uma revisão no Planafloro e no mapa da criação das reservas ambientais, como as localidades de Parque da Serra e União Bandeirantes.

Os esforços dos parlamentares em busca da mediação dos conflitos vão continuar, mas fica difícil uma união entre o Poder Legislativo com o governo do estado para a solução dos problemas, já que a administração estadual foi responsabilizada pelo atual presidente da Casa de Leis, Hermínio Coelho (PSD-Porto Velho) por tudo de ruim que tem ocorrido naquela região. É preciso de uma trégua entre os poderes, pelo bem de Rio Pardo e Cia.

Acir Gurgacz carrega no seu DNA o pioneirismo do seu pai - Gente de Opinião

Desbravando

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) carrega no seu DNA o pioneirismo do seu pai, seu Assis Gurgacz que desbravou o Oeste do Paraná nos anos 50 e a BR-364, na epopéia da criação do estado de Rondônia nos anos 70. Com esta inspiração, Acir liderou a caravana do Senado ao longo da BR-319, em pleno inverno amazônico, até Manaus. São quase 300 quilômetros, com muitos atoleiros, dos 800 até a capital amazonense. Trecho onde nem tatu com chuteiras passa.

Acir Gurgacz carrega no seu DNA o pioneirismo do seu pai - Gente de Opinião

A repercussão

Li com atenção a entrevista do advogado Osman Sá, no site Tudo Rondônia, elaborada pelo colega Carlinhos Araujo. Um dos assuntos mais interessantes foi sobre a impunidade dos assassinos do advogado Agenor Martins de Carvalho, há mais de três décadas em Porto Velho. Recomendo: trata-se de um cara culto, bem preparado. Um paraibano ponta firme, de rocha, de prego batido ponta virada, como dizia o falecido Paulo Queiroz.

Nossa história

Um artigo do jornalista Lúcio Albuquerque, publicado no site gentedeopinião e em vários outros jornais eletrônicos no final de semana restabelece com justiça a trajetória do ex-governador Humberto Guedes e sua importante participação – a briga começou com ele –na luta pela transformação do território em estado na década de 70. Foi com Guedes, que em 1977, foram criados os municípios de Ji-Paraná, Ariquemes, Cacoal, Pimenta Bueno e Vilhena.

Acir Gurgacz carrega no seu DNA o pioneirismo do seu pai - Gente de Opinião
 

Em pé de guerra

Os suplentes dos vereadores envolvidos na Operação Apocalipse empunharam a machadinha de guerra contra os corruptos absolvidos em plenário do Legislativo de Porto Velho. Eles estão inspirando também os suplentes da Assembléia Legislativa seguirem o mesmo caminho. Já existe movimento nos bastidores. É mais uma batalha política rolando.


 

Papa-defuntos

É escancarada a briga dos papa-defuntos nas proximidades do Hospital de Base e João Paulo II na busca de “clientes”. É uma espécie de negócio que precisava ser  regulamentada pela Câmara de Vereadores de Porto Velho visando coibir a falta de respeito no assédio às famílias enlutadas. Até quando a capital terá que conviver com agentes funerários desalmados?



 

Via Direta

*** Um final de ano violento começa assombrar as populações dos bairros mais populosos da capital *** Ivan Rocha que quase foi candidato a prefeito, esta escalado disputar uma cadeira da Assembléia Legislativa pelo PP *** De volta ao PMDB,  o empresário Fernando Prado estuda postulação a Câmara dos Deputados.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Carlos Sperança

A visão positiva + Ninho de apenados + Vacas com sutiãs! + As festividades

A visão positiva + Ninho de apenados + Vacas com sutiãs! + As festividades

A visão positiva Enquanto o mundo despreza o Brasil por conta das estripulias dos ministros do Meio Ambiente (Ricardo Salles) e Ernesto Araújo (Rel

Feijão com arroz + Hildon não nega + Pimenteiras + As maiores abstenções

Feijão com arroz + Hildon não nega + Pimenteiras + As maiores abstenções

Feijão com arrozCom o encerramento das eleições em todo o país, a ampla vitória dos partidos do Centrão, criticados em 2018 como praticantes da “ve

Depois das urnas + Estados evangélicos + Boa sacada + Ecos da eleição

Depois das urnas + Estados evangélicos + Boa sacada + Ecos da eleição

Depois das urnasO pleito municipal é o período em que os partidos e os líderes constroem pontes para as eleições gerais em que estarão em jogo o Pa

Um novo xerife - Tarefa inglória + Perde e ganha + Aliança pé fria

Um novo xerife - Tarefa inglória + Perde e ganha + Aliança pé fria

Um novo xerife Em 20 de janeiro, os EUA passam a ter um novo xerife. Considerando que os presidentes estadunidenses julgam ter poderes policialescos s