Porto Velho (RO) domingo, 20 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A sonhada conciliação + Até linchamento + Causando terror + O desaparecimento de jovens garotas em Rondônia


A sonhada conciliação + Até linchamento + Causando terror + O desaparecimento de jovens garotas em Rondônia  - Gente de Opinião

A sonhada conciliação

Há sérias dúvidas sobre a preparação feita pelo chanceler Ernesto Araújo para que o presidente Bolsonaro tenha uma acolhida favorável no pronunciamento previsto para o dia 24, em Nova York. Felizmente o chefe brasileiro, apesar de seu sofrimento pessoal, depois de passar por mais uma cirurgia, mostrou-se disposto a fazer um pronunciamento “conciliatório”, evitando o embate verbal da política interna.

 A questão amazônica não se limita a uma questão de soberania nacional, que sequer está em questão. Menos ainda a crer que a Terra é plana ou o aquecimento global é uma conspiração alienígena e satânica. A ONU não discute de quem é Amazônia porque ela é dos países soberanos.

Com isso fora de questão, o problema está em uma sutil trama de ciência, produção e mercado. Ninguém perdeu tempo com assuntos fora de questão quando o governo brasileiro e o mundo se entenderam na instituição do Experimento de Larga Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia, financiado pela Nasa, o Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil e países europeus.

Cerca de 300 instituições de várias partes do planeta ajudaram a Amazônia a fazer a sintonia fina dos cuidados necessários para um salutar desenvolvimento regional. É esse clima de concórdia, bom debate e entendimento respeitoso que está em falta nesta hora.

................................................

Os garimpos

Criada em maio de 2019, a Frente Parlamentar em Defesa da Amazônia defende a legalização dos garimpos na região Norte. Alguns casos podem ser polemicos, como a extração do ouro nas águas do Rio Madeira, que esta ocorrendo entre Porto Velho e vários municípios do vizinho estado do Amazonas. As águas do rio já estão bem poluídas pelo mercurio e a contaminação dos peixes cada vez mais atingindo meio ambiente e humanos.

Centro lojistico

Pelo volume de apreensões de drogas nas principais rodovias, o nosso amado estado de Rondônia vem se tornando num baita centro lojistico distribuidor de drogas e de produtos de contrabando na região Norte do País. Toneladas de maconha, cocaína e outras substâncias ilícitas foram apreendidas durante os primeiros meses de 2019, mesmo com forte repressão dos órgãos de segurança. O crime organizado avança a passos largos.

Até linchamento

Ninguém mais aguenta tanto ladrões e arrombadores pelas ruas em Porto Velho e a população já está perdendo a paciência com tudo isto, pois ninguem tem sossego nem para comprar pãozinho na padaria pela manhã, com o risco de perder para a bandidagem a bicicleta com os assaltantes a espreita. Em alguns casos já se está observando até linchamento, tamanha revolta com a falta de segurança.

Causando terror

A decisão do TSE de que as candidaturas laranjas podem acarretar a cassação de toda chapa de candidatos legislativos – de vereadores a deputados federais – gerou um clima de terror na classe política rondoniense. Pelo menos um deputado federal e sete estaduais podem perder o cargo ocasionando uma mudança drástica no cenário político regional.

O desaparecimento

O desaparecimento de jovens garotas em Rondônia tem aumentado ano a ano e é uma situação que tem preocupado toda população. Existe denuncias de cooptação de meninas para a prostituição para outros paises, principalmente destinadas a Portugal e Espanha, mas também há casos de estupros e assassinatos. É preciso investigar os casos com mais rigor. As queixas se multiplicam.

Via Direta

*** A midia impressa sofreu mais um golpe com o fechamento do jornal DCI em São Paulo fundado em 1934, quase centenário. É lamentavel *** Poucos jornais impressos estão resistindo à crise e o avanço das midias sociais, enre eles Folha de São Paulo, Estadão de SP, Globo, Extra, Zero Hora, A Critica de Manaus, Diário da Amazônia em Rondônia *** São elogiaveis, portanto, os esforços do clã Gurgacz em manter o único jornal diario impresso com circulação estadual em Rondônia *** E a disputa pelo cargo de vice na campanha a reeleição do prefeito Hilson Chaves já começou. Vários nomes cogitados.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Carlos Sperança

A receita de Mourão + Jogo de empurra + Areia movediça + No bico do corvo

A receita de Mourão + Jogo de empurra + Areia movediça + No bico do corvo

A receita de MourãoAlém da floresta, sua biodiversidade e povos, defendidos pelos mais corretos agentes do Estado, ongs e imprensa vigilante, algué

O cliente tem razão + Top 5 dos prefeituráveis da capital + Obras da EFMM estão lentas +

O cliente tem razão + Top 5 dos prefeituráveis da capital + Obras da EFMM estão lentas +

O cliente tem razãoO caso de uma invasão de área indígena com desmatamento e queimada ilegais que demorou 28 anos na esfera judiciária anima novas

Crenças errôneas + Balaio de gatos + É coisa de louco! + Plano Diretor de Porto Velho

Crenças errôneas + Balaio de gatos + É coisa de louco! + Plano Diretor de Porto Velho

Crenças errôneasNo passado, pensar o Brasil no exterior era imaginar o Rio de Janeiro, samba, mulatas e futebol. Turistas pouco afeitos à geografia

Chega de perder + A revitalização + Cartas no MDB + Construção civil

Chega de perder + A revitalização + Cartas no MDB + Construção civil

Chega de perderA péssima imagem do Brasil não é falta de propaganda cara no exterior sobre as maravilhas da Amazônia e do país. É preciso reconhece