Porto Velho (RO) quinta-feira, 16 de julho de 2020
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A paz ameaçada + O pragmatismo + É coisa de louco! + A polêmica


A paz ameaçada + O pragmatismo + É coisa de louco! + A polêmica - Gente de Opinião

A paz ameaçada

Ainda soava o eco das alegres manifestações de feliz e próspero 2020 quando os EUA mataram um importante general iraniano e seus anônimos acompanhantes, no Iraque. Como tudo tem consequências, esse ataque também terá. As suspeitas de uma escalada bélica na região já se confirmam e as de que o episódio possa evoluir para uma III Guerra Mundial causam tanto temor à humanidade quanto os efeitos do aquecimento global depois de ultrapassar o ponto sem volta.

As manchas de óleo na costa e os incêndios pelo mundo já haviam tirado a Amazônia do foco central das preocupações. Com o aumento das tensões no Oriente Médio, as lideranças políticas, a mídia e o empresariado devem levar adiante uma campanha de unidade e positivação da Amazônia, já que as incompreensões sobre a região levaram o Brasil a amargar uma péssima imagem no exterior, com resultados negativos no comércio e atração de investimentos.

É hora de apostar na paz. Dá-se como fato que o chocolate combate a depressão. No baixo astral que toma conta do mundo como um balde de tempestade jogado sobre os desejos de um ano de paz e prosperidade, vale apostar na promoção da primeira safra de cacau dos índios yanomami e ye’kwana. Que as primeiras mil barras de chocolate já propiciadas pela safra melhorem o ânimo e se multipliquem em uma economia da paz.

...................................................

O fortalecimento

Além da disputa a prefeitura em Porto Velho, onde deverá estar envolvido, o presidente estadual do PSB, deputado federal Mauro Nazif desenvolve ações de fortalecimento do partido em todo estado de Rondônia buscando reavivar as bases socialistas. A meta em 2020 é eleger prefeitos nos principais pólos regionais do estado para a legenda estar em boas condições em 2022 de emplacar senador e governador.

O pragmatismo

O ex-governador Daniel Pereira (Solidariedade) hoje dirigindo o Sebrae anunciou sua desistência da disputa da prefeitura de Porto Velho e iniciou imediatamente entendimentos para indicar o vice do prefeito Hildon Chaves (PSDB), Léo Moraes (Podemos) e Cristiane Lopes (PP). Acredita-se que Pereirinha esteja se reservando para a peleja ao Senado ou a volta ao governo do estado em 2022.

É coisa de louco!

Inspetores e inspetoras de quarteirão de plantão estão diariamente se oferecendo para ser postulantes a vice-prefeitos nas chapas de Léo Moraes (Podemos), Hildon Chaves (PSDB), Mauro Nazif (PSB) e Vinicius Miguel (Cidadania). A todos, os candidatos de ponteira, polidamente justificam que ainda é cedo para decidir, que as convenções decisivas serão em julho, que é preciso examinar melhor o cenário até lá. O assédio já é grande.

A polêmica

Em pé de guerra constante com os jornalistas, o presidente Jair Bolsonaro afirma que se trata uma profissão em extinção, etc, etc. Se depender dele, fechando os cofres para a mídia impressa como ele esta fazendo, serão mais centenas de desempregados na área jornalistica, buscando outros afazeres nos próximos anos. Mas os jornalistas seguirão bravamente nos jornais eletrônicos, nas assessorias de imprensa e nas mídias sociais.

A reposição

O que pode estar realmente em extinção é a reposição dos bons jornalistas, na medida em que eles vão se aposentando ou mesmo partindo para outro plano.  No caso especifico de Rondônia, nos últimos anos lá se foram para o andar de cima, Nelson Townes de Castro, Paulo Queiroz, Jorcenê Martinez, mais recentemente Euro Tourinho. Infelizmente, não tivemos reposição à altura e esta é, infelizmente, uma tendência.

Via Direta

*** Fecham-se as cortinas, acabam os espetáculos. Os velhos prostíbulos estão se fechando. São as antigas “casas da luz vermelha” já entrando em extinção até em cidades pequenas *** A prática do lenocínio agora é exercida através das mídias sociais. Proliferam as ofertas de sexo até pelo celular, com garotas sensuais e desinibidas *** Um tema para ser mais bem analisado pelos  historiadores especialistas da matéria, como Zé Katraca, Anisinho, Montezuma Cruz e Lobão *** Agora e até o carnaval, os políticos, exceto os envolvidos em operações policiais, serão esquecidos pela opinião pública. Só decola nas pesquisas o Rei Momo *** O ramo da saúde, como Hospitais, clínicas médicas e estéticas, e os supermercados fecharam o ano com balanço positivo em 2019 em Porto Velho *** Já, em 2020 a tendência é uma retomada da construção civil.       

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Carlos Sperança

Não é um foguinho + Mais candidato a prefeito em Porto Velho + Os confrontos no MDB

Não é um foguinho + Mais candidato a prefeito em Porto Velho + Os confrontos no MDB

Não é um foguinho“Chega! Acabou!” A tensa reunião ministerial em que o presidente Jair Bolsonaro fez estas exclamações serviu de estímulo à socieda

Heróis mascarados + A catimba + Jogo de estratégia + Contas em dia

Heróis mascarados + A catimba + Jogo de estratégia + Contas em dia

Heróis mascaradosA Amazônia é um dos paraísos terrestres mais propícios à fantasia e à ficção. Sua ampla diversidade, povos vários e distintos, a m

Gafanhotos verdes + Eleições 2020 em Porto Velho + Coalizões + As surpresas

Gafanhotos verdes + Eleições 2020 em Porto Velho + Coalizões + As surpresas

Gafanhotos verdesO nacionalismo tem limites. Foi limitado pelos interesses pragmáticos trazidos pela globalização – um nome reciclado para “imperia

Crise e armadilhas + A recuperação + Acesso ao Cristal + Corona tático

Crise e armadilhas + A recuperação + Acesso ao Cristal + Corona tático

Crise e armadilhasSeria um crime de lesa-pátria atrapalhar a competitividade do agronegócio brasileiro, o setor da economia que melhor conseguiu re