Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A espera de resultados + Fundo Amazônia + Em Ariquemes + Na peleja


A espera de resultados + Fundo Amazônia + Em Ariquemes + Na peleja - Gente de Opinião

A espera de resultados

Acossado pela realidade teimosa que insiste em contrariar as versões forjadas nos porões ideológicos para enganar o governo e a sociedade sobre questões como desmatamento, queimadas e destruição da biodiversidade, o ministro Ricardo Salles, do Meio Ambiente, cunhou uma expressão que não faz muito sentido na boca de um governante: “ambientalismo de resultados”.

Ambientalismo é um tipo específico de ativismo político relacionado a assuntos ambientais. Na bolha ambientalista cabem opositores, técnicos cansados de tanto avisar as autoridades sem sucesso, radicais antissistema e quem mais se convencer de sua pregação. Nunca é uma esfera de governo, mas há no atual governo federal a tendência a ser ao mesmo tempo gestão e oposição. A medida anunciada pode cair em horas ou ser trocada por outra porque há um forte ativismo interno.

Ao pretender um “ambientalíssimo de resultados”, o governo cria uma bolha alternativa: contra o ambientalismo de denúncia, inventa um ambientalismo para trombetear as posições do governo e seu discurso.

Tão difícil para o “ambientalismo de resultados” quanto explicar o recorde de 29,5% no desmatamento na região será defender a extinção do Fundo Amazônia, embutida na PEC dos Fundos. Menos ativismo e mais resultados talvez dessem em algo mais satisfatório.

.............................................................

Esclarecedora

Diante dos constantes desastres em barragens em outros estados e as desconfianças existentes nos bairros tradicionais de Porto Velho com relação à Usina de Santo Antonio, o consórcio responsável pela obra patrocinou uma campanha esclarecedora a respeito da segurança para a população. Ocorre que volta e meia boateiros tocam o pavor em bairros da figura A, próximos à orla do Rio Madeira, um verdadeiro terrorismo com os moradores.

Na peleja

Com a filiação do ex-vereador Isau Fonseca e de outras lideranças locais, o MDB de Valdir Raupp e Confúcio Moura esta pronto para disputar a prefeitura de Ji-Paraná numa parada em que vai enfrentar o projeto de reeleição do atual prefeito Marcito Pinto (PDT) e o deputado estadual Laerte Gomes (PSDB), presidente da Assembléia Legislativa do estado. Populista, com carisma e político cascudo, Isau terá uma boa largada.

Em Ariquemes

Em Ariquemes existem vários nomes para enfrentar o prefeito Thiago Flores (PSL) na eleição do ano que vem, mas ainda rolam uma série de indefições sobre a política de alianças. Propala-se os nomes de Lucas Folador (DEM), do ex-deputado estadual Tziu Jidaias (Solidariedade), entre outros cogitados. Os caciques locais, casos do senador Confucio Moura (MDB) e do ex-senador Ernances Amorim (PTB) ainda não deciram quem vão apoiar.

Na fronteira

Com o dolar caro e em alta, os revendedores que habitualmente fazem suas compras de importados e quinquilharias de Natal na fronteira com a Bolivia – casos de rondonienses e acreanos – estão prejudicados nas vendas das novidades, geralmente vindas da China. Em Guajará Mirim, por exemplo, as compras ainda não decolaram. Com a região sofrendo uma baita crise nos últimos anos, só faltava à alta da moeda americana para atrapalhar.

Fundo Amazônia

As doações internacionais – principalmente da França e da Noruega – para o Fundo Amazônia é uma unanimidade para os governadores da Amazônia legal. Nem mandatários ligados ao presidente Bolsonaro (este chegou a caçar encrencas com as nações doadoras e com isto causando prejuizos nos aportes aos estados da região) ficaram ao lado do presidente nas rusgas. Optaram por uma posição pragmatica e pelos recursos internacionais recusados intempestivamente.  

Via Direta

*** No Black Friday de Porto Velho ocorreram variações de preços em até 70 por cento *** Ou seja, ao meio de tantos comerciantes e lojistas honestos também proliferam os espertalhões *** Com o preço da carne as alturas também foram reajustados os preços em alguns restaurantes da capital *** O ex-deputado e ex-vice-prefeito Dalton Di Franco esta empenhado em ser o pré-candidato a prefeitura de Porto Velho pelo PDT *** E já começou a jornada com reuniões nos bairros da Zona Leste *** Outro vice aspirando o cargo do titular é Edgar do Boi (DM), também já percorrendo os bairros e acertando a nominata dos seus candidatos a vereança para 2020 *** Mais um pedido de impeachment para jogo de cena visando desgastar o atual prefeito na capital. Ocorre que a oposição não tem maioria para afastar o pefeito Hildon Chaves *** Já foram arquivados uns três pedidos nos últimos dois anos.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026

O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026

O Brasil mudouUm dos brasileiros mais respeitados em todo o mundo, o cacique Raoni disse em entrevista à imprensa internacional que vai pedir ao pr

Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias

Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias

Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie

Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026

Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026

Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)